Bacharelado em Engenharia Elétrica
O CURSO
Pré-requisito: Ensino Médio Completo | |
Carga horária: 3.611,6 horas | |
Duração: 10 semestres | |
Turno: Integral | |
Oferta: a partir do 1° Semestre de 2017 | |
Nº de vagas: 40 |
Forma de Ingresso: Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
O Engenheiro Eletricista é um profissional de formação generalista, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Além disso, elabora projetos e estudos de conservação e de eficientização de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
TEMAS A SEREM ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Atendidos os conteúdos do núcleo básico da Engenharia, os conteúdos profissionalizantes são: Eletricidade; Circuitos Elétricos e Lógicos; Conversão de Energia; Eletromagnetismo; Eletrônica Analógica e Digital; Instrumentação EletroEletrônica; Materiais Elétricos; Modelagem; Análise e Simulação de Sistemas; Sistemas de Potência; Instalações Elétricas; Máquinas Elétricas e Acionamentos; Matriz Energética; Eficiência Energética; Qualidade de Energia.
Possibilidades de atuação
O Engenheiro Eletricista é habilitado para trabalhar em concessionárias de energia nos setores de geração, transmissão ou distribuição; em empresas de automação e controle, atendendo ao mercado industrial e aos sistemas de automação predial; em projetos, manutenção e instalações industriais, comerciais e prediais, atendendo às necessidades de implantação, funcionamento, manutenção e operação dos sistemas; na definição do potencial energético de bacias hidrográficas, eficientização de sistemas energéticos, conservação de energia, fontes alternativas e renováveis de energia; com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador; na fabricação e na aplicação de máquinas e equipamentos elétricos.
FONTE: REFERENCIAIS NACIONAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA
ESTRUTURA CURRICULAR
O Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica foi criado pela:
- Resolução CONSUP N° 101/2016, de 4 de outubro de 2016;
- Atualizado por meio do Parecer 17/20, 05/06/2020;
- Atualizado por meio do Parecer 37/22, 11/08/2022;
- Desenvolvimento do Currículo de Referência do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFSP, por meio da Resolução CONSUP 30/21, 06/03/2021;
- Reformulado por meio da Resolução CONSUP 114/2022, 01/11/2022.
Reconhecido pelo MEC por meio da Portaria nº 124, de 29 de maio de 2023.
PPC
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra as informações pertinentes ao curso, sendo um documento de extrema importância e relevância. Norteando os trabalhos para o melhor aprendizado dos estudantes.
PERFIL PROFISSIONAL
A formação generalista do Engenheiro Eletricista:
- O permite atuar na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica.
- Atua por meio de projeto, planejamento, operação e manutenção de instalações compostas por materiais, componentes, dispositivos, e equipamentos elétricos, eletrônicos, eletromecânicos e magnéticos, de potência, de instrumentação, de conversão de energia, de iluminação e de proteção.
- É capaz de realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar, supervisionar e fiscalizar obras e serviços técnicos, vistorias e perícias, emitindo laudos e pareceres.
- Busca eficiência energética, conservação de energia e aplicação de fontes alternativas.
- A sólida formação o capacita absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Articulação do Perfil do Egresso com o Arranjo Produtivo Local:
O engenheiro eletricista, graduado no IFSP - Câmpus Presidente Epitácio, estabelece caminhos inovadores com base nas habilidades das áreas de atuação de Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações, vinculando o arranjo produtivo local da região de Presidente Epitácio, com as novas demandas oriundas do mercado de trabalho industrial, comercial e predial.
- No que diz respeito à área de atuação de Eletrotécnica, as indústrias e empresas existentes na região, em particular as concessionárias de distribuição de energia e usinas sucroalcooleiras com cogeração e geração distribuída, representam oportunidades de inserção do egresso no mercado de trabalho.
- Em relação à área de Eletrônica, a região possui empresas de médio porte no ramo de fabricação de material elétrico e eletrônico para veículos automotores.
- Quanto ao setor de telecomunicações, verifica-se a existência de empresas de telefonia e internet, além de pequenos provedores que atendem às cidades da região, as quais constituem outra possibilidade de inserção do engenheiro eletricista no mercado de trabalho.
O setor agropecuário e a produção sucroalcooleira, atua com a produção de energia elétrica utilizando biocombustível sólido, a biomassa. O agronegócio apresenta uma crescente demanda por soluções de automação de processos agroindustriais. O advento da agricultura 4.0 surge da necessidade de otimização do sistema produtivo agrícola e da geração de negócios mais eficientes no campo, além de sua maior rentabilidade. Desta forma, a supervisão em tempo real das lavouras, bem como o monitoramento de pragas e a gestão de insumos, permitem uma tomada de decisão mais eficiente.
O curso de graduação em Engenharia Elétrica propicia aos seus egressos, ao longo da formação, as seguintes competências e habilidades gerais:
- Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;
- Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos;
- Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia;
- Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares;
- Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão;
- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação;
- Empregar a criatividade, inovação, empreendedorismo e a responsabilidade de sua prática profissional.
Ademais, o curso de Engenharia Elétrica possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades específicas apresentadas a seguir:
- Desenvolver sistemas na área de elétrica e eletrônica, sistemas de energia e automação; monitoramento e supervisão; sistemas integrados de hardware e software nas áreas afins da engenharia elétrica; métodos e ferramentas da engenharia eletrônica, de computação, de sistemas de energia e automação;
- Desenvolver competências e técnicas especializadas para a prática de ensino e pesquisa; integrar conhecimentos técnicos-científicos na inovação da tecnologia;
- Gerenciar, operar, prestar manutenção, planejar e controlar a qualidade, elaborar e desenvolver projetos de sistemas de monitoramento e controle para a área de eletrônica, sistemas de energia, computação e automação, sistemas integrados e de sistemas de telecomunicação;
- Gerenciar equipes multidisciplinares no desenvolvimento de sistemas que demandem integração de variadas competências das áreas da engenharia; demonstrar atitude empreendedora e liderança, possibilitando não apenas a inovação dentro do ambiente de trabalho, como a visão de iniciar novas empresas, caracterizadas tanto pelo trabalho individual como pelo trabalho em equipe; análise da viabilidade econômica das atividades da Engenharia Elétrica;
- Solucionar problemas de projeto e configuração de sistemas elétricos, eletrônicos, de computação e automação a fim de determinar que funções devem ser implementadas em hardware e quais devem ser implementadas em software embarcado;
- Solucionar problemas de análise de desempenho de projetos e sistemas, propostos ou implementados, sejam por intermédio de modelos analíticos, de simulação ou de experimentação;
- Apresentar propostas que envolvam o desenvolvimento criativo e projeto de novas aplicações, produtos, serviços e sistemas nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica, sistemas de energia e automação;
- Estar apto para avaliar o impacto das atividades de Engenharia Elétrica no contexto ambiental e social.
COORDENADOR
Mandato atual
Prof. Dr. Andryos da Silva Lemes
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Fone (sala dos professores): (18) 3281-9586
Plano e Relatório de Trabalho do Coordenador: - Em elaboração
Mandato 2021 a 2023
Prof. Dr. Tiago Veronese Ortunho
Plano e Relatório de Trabalho do Coordenador
Mandato 2017 a 2021
Prof. Dr. Fernando Barros Rodrigues
Plano e Relatório de Trabalho do Coordenador
INFRAESTRUTURA / RECURSOS DISPONÍVEIS
Vídeo dos Laboratórios e Infraestrutura - Engenharia Elétrica - IFSP - Pres. Epitácio
PRÉ REQUISITOS
Pré-requisitos
Os pré- requisitos nas disciplinas são necessários por envolver conhecimentos prévios necessários ao estudo da disciplina posterior. Eles estão divididos da seguinte forma:
- Informações e fluxograma para ingressantes até 2022;
- Informações e fluxograma para ingressantes a partir de 2023.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Critérios de Avaliação
Os critérios de avaliação na Educação Superior primam pela autonomia intelectual. Assim, a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais avaliações finais.
Neste sentido, com base na Organização Didática do IFSP vigente para os cursos superiores, o artigo 27, instrui que a Avaliação das Aprendizagens
[…] será norteada pela concepção formativa, processual e contínua, pressupondo a contextualização dos conhecimentos e das atividades desenvolvidas a fim de propiciar um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem que possibilite ao professor analisar sua prática e ao estudante comprometer-se com seu desenvolvimento intelectual e sua autonomia.
Assim, todos os componentes curriculares do curso preveem que as avaliações terão caráter diagnóstico, contínuo, processual e formativo e serão realizadas mediante a utilização de vários instrumentos, como:
- Exercícios;
- Trabalhos individuais e/ou coletivos;
- Fichas de observações;
- Relatórios;
- Autoavaliação;
- Avaliações escritas;
- Avaliações práticas;
- Avaliações orais;
- Seminários;
- Portfólios;
- Atividades culturais;
- Mapa conceitual;
- Memorial descritivo;
- Projetos interdisciplinares e outros.
Os processos, instrumentos, critérios e valores de avaliação adotados pelo professor serão explicitados aos estudantes no início do período letivo, quando da apresentação do Plano de Ensino do componente curricular. Portanto, caberá aos docentes estabelecer os pesos das avaliações para cada uma das disciplinas lecionadas no semestre, tendo em vista as especificidades das turmas e do conteúdo abordado.
Ao estudante, será assegurado o direito de ser avaliado por meio de, no mínimo, dois instrumentos de avaliação, bem como de conhecer os respectivos resultados mediante vistas dos referidos instrumentos, apresentados pelos professores como etapa do processo de ensino e aprendizagem.
Os instrumentos avaliativos devem assegurar a avaliação do progresso do aluno e o esforço dispensado no processo de aprendizagem e, o rendimento verificado nas atividades de cada disciplina, área de estudo ou atividade, darão origem à nota do instrumento avaliativo.
A Nota Final das avaliações dos componentes curriculares, de dimensão somativa, será expressa por nota, graduada de zero (0,0) a dez (10,0), admitida frações de cinco décimos (0,5) e será registrada junto com o número de faltas para cada componente curricular, ao final do semestre.
Os resultados de estágio, trabalho de conclusão de curso, atividades complementares e disciplinas com características especiais, serão registrados no fim de cada período letivo por meio das expressões “cumpriu” / “aprovado” ou “não cumpriu” / “retido”.
Estágio e Atividades Complementares serão devidamente assentados no Histórico Escolar do aluno com a indicação da carga horária cumprida.
Ao longo do processo formativo e avaliativo será oferecida, ao estudante que apresentar dificuldades na apreensão dos conteúdos ou não apresentar os progressos previstos em relação aos objetivos e metas definidos nos componentes curriculares, horário de atendimento ao estudante pelo docente, atendimento de monitores e discussão de dúvidas.
Os critérios de aprovação, envolvendo simultaneamente frequência e avaliação, para os cursos da Educação Superior, de regime semestral, em cada componente curricular, são:
- obtenção de nota final (média) igual ou superior a seis (≥ 6,0) e;
- frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
Ficará sujeito ao Instrumento Final de Avaliação – IFA, o estudante que obtiver, no componente curricular:
- nota final (média) igual ou superior a quatro (≥ 4,0) e inferior a seis (<6,0) e;
- frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
O Instrumento Final de Avaliação, será aplicado no final do semestre, após o fechamento da nota final (média) do estudante no componente curricular e poderá ser construído com um ou mais instrumentos de avaliação. Para ser aprovado, o estudante deverá obter a nota mínima seis (≥ 6,0) nesse instrumento e, para fins de registro escolar, a nota final a ser considerada é a maior entre a nota final (média) do semestre e a nota do Instrumento Final de Avaliação.
A retenção no componente curricular ocorrerá se o estudante apresentar:
- frequência menor que 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular, independentemente da nota que tenha alcançado;
- frequência maior ou igual a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular, porém nota final (média) do semestre menor que quatro (< 4,0);
- frequência maior ou igual a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular, porém, após a realização do Instrumento Final de Avaliação, nota menor que seis (< 6,0).
Esquema de Aprovação e Retenção por avaliação (notas)
HORÁRIO DE AULAS
Horário de aulas
O horário de aulas do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica é desenvolvido semestralmente de acordo com o andamento do curso, visando atender as necessidades do maior número de alunos com ofertas de DPs.
O link a seguir apresenta o horário atualizado do curso:
REPOSIÇÃO DE AULAS
O ingresso dos estudantes ao curso ocorre através do SISU e o calendário letivo da instituição inicia-se no início do mês de fevereiro. Devido a diferenças de datas ocorre há necessidade do desenvolvimento de reposições de aulas, neste local a coordenação disponibiliza o cronograma das aulas e horários para reposição.
Calendário Acadêmico Orientativo
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia Elétrica anuncia o Calendário Acadêmico Orientativo para o 2º semestre letivo de 2024. Este calendário foi elaborado para atender às necessidades dos alunos e professores, garantindo uma organização eficiente do semestre.
Encorajamos todos os estudantes a consultarem o calendário detalhado e a planejarem seus estudos e projetos de acordo com as datas estabelecidas.
O calendário está disponível neste link [https://drive.google.com/
EQUIVALÊNCIA ENTRE GRADES E CURSOS
Em decorrência da alteração na grade curricular do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica (BEE), este comunicado apresenta a correspondência dos componentes curriculares entre as grades do BEE para os estudantes que ingressaram antes de 2022 e após 2023.
Comunicado 1
Os alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica (BEE) podem, se desejarem, cursar disciplinas correlatas em outros cursos superiores do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio. Por este motivo, o comunicado abaixo lista os componentes curriculares com possibilidade de aproveitamento no curso de BEE.
Comunicado 2
NORMAS DE LABORATÓRIOS
Os laboratórios da instituição são constantemente atualizados modernizados visando ofertar o melhor entendimento e aprendizado aos discentes, possibilitando ao estudante o contato mais próximo possível do encontrado no mundo do trabalho.
Os usuários dos laboratórios devem seguir normativas visando sua integridade física e o perfeito funcionamento dos equipamentos. Desta forma, faz-se necessário seguir as normativas descritas a seguir:
Resolução nº PEP.002/2020, de 17 de dezembro de 2020
Aprova o Regulamento das Normas para uso dos Laboratórios de Desenho, Elétrica, Hidráulica, Pneumática e de Usinagem, correspondentes a Área da Indústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio.
Resolução nº PEP.003/2020, de 17 de dezembro de 2020
Aprova o regulamento que estabelece Normas para uso do Laboratório de Ciências da Natureza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Câmpus Presidente Epitácio.
Instrução Normativa nº 001/2014, de 28 de agosto de 2014
Estabelece Normas para o uso dos Laboratórios de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Câmpus Presidente Epitácio.
ESTÁGIO
O Estágio Curricular Supervisionado é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando, relacionado ao curso que estiver frequentando regularmente. Ele também pode ser visto como o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios. Por meio dessas atividades, são colocados em uso os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridos no curso, preconizados no perfil do egresso.
No Curso Superior de Engenharia Elétrica do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio, o Estágio Curricular Supervisionado ou Prática Profissional é obrigatório e, portanto, será uma das condições para o aluno estar apto a colar grau e ter direito ao diploma. O estágio curricular supervisionado possui carga horária de 160 h e professor orientador.
O estágio curricular supervisionado não poderá exceder dois anos na mesma unidade concedente, exceto quando se tratar de estagiário com necessidades especiais. A realização do estágio deverá ser concomitantemente ao período do curso.
A jornada de atividades de estágio será de até 6 (seis) horas diárias e 30 horas semanais, conforme a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 e Portaria nº 1204, de 11 de maio de 2011, ou legislação posterior que as substituam.
O estágio obrigatórios será computado a partir do momento em que o discente tiver completado 60% dos créditos referentes ao total acumulado de horas dos componentes curriculares. Pois, nesse momento, o aluno estará apto a desenvolver as atividades que lhe forem atribuídas no estágio, de forma satisfatória para a empresa e para o seu aprendizado.
Para realização do estágio, o aluno regularmente matriculado deverá comparecer à Coordenadoria de Extensão para efetuar seu cadastro e obter as informações sobre a formalização do termo de compromisso do estágio e demais procedimentos.
Os documentos obrigatórios, a priori, para o início do estágio são:
- 1 - Identificação da unidade concedente;
- 2 - Termo de Compromisso de Estágio;
- 3 - Plano de Atividades de Estágio;
- 4 - Convênio de Concessão de Estágio (facultativo).
Para o início do Estágio Curricular Supervisionado é firmado um Termo de Compromisso de estágio entre o aluno, o IFSP – Câmpus Presidente Epitácio e a unidade concedente. A partir do Termo de Compromisso, o aluno deve elaborar, com o auxílio do professor orientador, um Plano de Atividades de Estágio. Nesse Plano devem constar as atividades previstas, com suas respectivas cargas horárias, e ser assinado pelo aluno, pelo professor orientador e pelo supervisor da unidade concedente, sob acompanhamento da Coordenadoria de Extensão.
A avaliação do estágio e do estagiário será realizada mensalmente e ao término do estágio por meio dos seguintes documentos:
- 1 - Relatório de Atividades de estágio;
- 2 - Ficha de Avaliação final do Estagiário;
- 3 - Termo de Realização do Estágio;
- 4 - Relatório para aproveitamento profissional.
Durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado, a execução das atividades planejadas no Plano de Atividades é avaliada por meio de Relatórios Mensais de Atividades de estágio, que devem descrever as atividades realizadas e conhecimentos obtidos no período, a serem elaborados pelo estagiário, avaliado pela concedente por meio do Supervisor de Estágio e aprovado pelo Professor Orientador. Esses Relatórios são os principais instrumentos para avaliação do desempenho do aluno na atividade proposta.
Ao término do Estágio Curricular Supervisionado, o aluno deve entregar o Relatório Final de Atividades de estágio, que deverá ser elaborado durante a execução do estágio com o auxílio do professor orientador. Nesse relatório o aluno deve descrever as atividades desenvolvidas no período, analisando, concluindo e apresentando sugestões para o aperfeiçoamento dessas atividades.
O professor orientador, baseando-se nos Relatórios parciais de acompanhamento e no Relatório Final elaborados pelo aluno, emite um parecer na Ficha de Avaliação final do Estagiário e então é preenchido o Termo de Realização do Estágio a fim de validar os resultados finais do trabalho realizado na unidade concedente pelo aluno. Desta forma, a conclusão do estágio será considerada válida quando as atividades realizadas e os procedimentos de acompanhamento forem aprovados pela Coordenadoria de Extensão e pelo professor orientador de Estágio em documentação final de conclusão do estágio, mediante preenchimento e assinaturas dos responsáveis legais pelo estágio definidos pelo IFSP – Câmpus Presidente Epitácio em acordo com a unidade concedente. Essa documentação deve ser encaminhada ao setor responsável para os devidos registros e arquivamento.
Mais informações sobre os documentos necessários para validação do estágio obrigatório podem ser obtidas em:
https://pep.ifsp.edu.br/index.php/extensao/estagio-cex
Algumas oportunidades de estágio podem ser encontradas em:
https://pep.ifsp.edu.br/index.php/vagas-de-estagio
Portarias que designam os professores orientadores de estágio
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica prevê a realização de Atividades Complementares (ACs), que são executadas dentro ou fora do ambiente escolar, visando a contribuir efetivamente para o desenvolvimento das competências previstas para o egresso.
As atividades complementares têm por finalidade enriquecer o processo de aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social do cidadão e permitindo, no âmbito curricular, o aperfeiçoamento profissional, agregando valor ao currículo do estudante em consonância com o perfil do egresso.
Informações para os alunos ingressantes até o ano de 2022;
Informações para os alunos ingressantes a partir de 2023.
TCC/PFC
O Projeto Final de Curso (PFC) ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.
Informações para os alunos ingressantes até o ano de 2022;
Informações para os alunos ingressantes a partir de 2023;
NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e de assessoramento em cada curso superior do IFSP, responsável pela concepção, implementação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
COLEGIADO DE CURSO
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos.
Portarias das comissões eleitorais;
VISITAS TÉCNICAS
As Visitas Técnicas são importantes para propiciar ao estudante a oportunidade de aprimorar a sua formação profissional e pessoal, além de ampliar o conhecimento desenvolvido em sala nas disciplinas teóricas e práticas do curso. Assim sendo, sempre que possível, os professores desenvolvem visitas técnicas para os estudantes do Curso de Engenharia Elétrica. A seguir, seguem as notícias dos eventos e locais visitados.
SEMANA DA ENGENHARIA
A Semana da Engenharia Elétrica (SEEPEP) promove a oferta de minicursos, palestras e visitas técnicas aos alunos de graduação e dos cursos técnicos do câmpus. Busca-se oferecer atividades nas diferentes áreas da engenharia elétrica, atraindo o maior número de alunos e, também, da comunidade, proporcionando a integração entre o meio científico e a sociedade.
Além disto, através da SEEPEP, busca-se fornecer um melhor entendimento das exigências do mercado e das constantes necessidades do desenvolvimento científico e tecnológico, através da atualização e aprofundamento do universo tecnológico no qual se inserem as diversas habilitações da Engenharia, esclarecendo os desafios, as oportunidades e as perspectivas do profissional e sua área de atuação, vivenciando a área fora da sala de aula.
Além do foco técnico, o evento busca também o desenvolvimento interpessoal dos participantes, procurando oferecer atividades que desenvolvam a capacidade de trabalho em equipe, a criatividade, a comunicação, a agilidade na tomada de decisões, gestão, a motivação e o espírito de liderança, entre outras características exigidas na atuação de mercado.
Os eventos buscam abordar tópicos que contemplam desde competências profissionais a aplicações das mais recentes tecnologias na área de engenharia elétrica, além de atividades que implicam em ações éticas, justas e com responsabilidades no âmbito social, ambiental, cultural, político e econômico, proporcionando um ambiente de interação entre os alunos matriculados no curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Técnico em Eletrotécnica e Técnico Integrado ao Ensino Médio em Mecatrônica, consolidando os saberes, o crescimento pessoal e profissional.
A SEEPEP busca elucidar a responsabilidade dos formandos e instituição perante a sociedade, seja no campo, na cidade, na indústria e na preservação dos recursos naturais evidenciando a importância da capacitação e de bons profissionais no mundo do trabalho.
Ressalta-se que todas as áreas estão convidadas a participar do evento, pois, quanto maior a interdisciplinaridade da exposição mais interessante, abrangente e educativa tornar-se-á o evento.
Busca-se sempre a participação de empresas proporcionando um estreitamento de contato entre elas e a instituição, possibilitando o desenvolvimento de parcerias, trabalhos de pesquisa e extensão, estágios, capacitações/treinamentos e oportunidade de emprego.
A participação das empresas na Semana pode ser feita, basicamente, através do fornecimento de palestrantes, ministrantes de cursos, fornecendo brindes e prêmios para os participantes, abertura de suas portas para desenvolvimento de visitas técnicas e outras ações pensadas pelas empresas em conjunto com a comissão do evento.
Além de o evento possuir um grande potencial informativo para os estudantes ele, também, proporciona aos parceiros a oportunidade de se mostrarem como organizações responsáveis e compromissadas, por fomentar o desenvolvimento da Engenharia, da Tecnologia e, principalmente, da educação.
Não deixe sua empresa fora da SEEPEP. Venha fazer parte de nossa instituição entrem em contato.
Fale conosco:
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Site do evento:
http://pep2.ifsp.edu.br/seepep/
Portarias da comissão organizadora da SEEPEP
PORTARIA Nº PEP.0076/2022
PORTARIA N° PEP.0037/2021
PORTARIA N° PEP.0133/2020
PORTARIA N° PEP.0524/2019
PORTARIA N° PEP.0546/2018
PORTARIA N° PEP.0122/2018
ENCONTROS VIRTUAIS
Com o intuito de manter os alunos próximos da instituição e dos professores, algumas atividades estão sendo desenvolvidas durante a suspensão do calendário escolar e atividades presenciais.
Dentre elas, especificamente no curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica:
Bate-papo virtual: momento de interação entre os professores e alunos sobre assuntos diversos pertinentes ao curso, situação da paralisação do calendário escolar.
- Agenda dos Bate-papos Virtuais - BEE
Encontros Virtuais com os Professores/Disciplinas: momento de cada professor fazer um encontro com a turma/sala de aula, a fim de revisar conteúdos, explorar novas ferramentas etc.
- Agenda dos Encontros Virtuais - BEE
PROJETOS DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA
A finalidade do Instituto Federal é a formação de profissionais com competência técnico-científica, vista como instrumento para alcançar a competência sociopolítica, percebida como fim. Para cumprir sua finalidade, o Instituto Federal desenvolve competências de ensino, pesquisa e extensão no trabalho com o conhecimento, nos quais a formação de competências pode ser efetivada por meio da prática investigativa, adotada como princípio científico e educativo.
Os professores estimulam os alunos a fazerem de cada atividade pequenos processos de investigação, não apenas no sentido de descrição da realidade, mas, sobretudo, no sentido de duvidar, de formular perguntas e de buscar respostas.
Trabalhar com a dúvida e a indagação é metodologia que permite instrumentalizar o aluno para pensar e para ter independência intelectual, o que lhe possibilita construir e buscar continuamente o próprio conhecimento.
A dúvida e a problematização, motivadoras essenciais da pesquisa, do ensino e extensão, nascem da prática social.
No Câmpus observa-se o crescente envolvimento dos discentes e docentes nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, sendo que a participação dos discentes nesses programas ocorre de forma voluntária ou por meio de bolsas.
Redes Sociais