VISITA TÉCNICA – Curso Técnico em Eletrotécnica e Bacharelado em Engenharia Elétrica – 27/03/2017

Almejando lucidar e aliar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula nos Cursos Técnico em Eletrotécnica e Bacharelado em Engenharia Elétrica, no dia 27/03/17, um grupo formado pelos docentes: Willians, Tiago, Fernando e Ricardo, pelo técnico em Laboratório Maycon Cris Coser da Silva e cerca de 32 alunos dos referidos cursos, participaram de uma Visita Técnica nas instalações das empresas Confepar Agro-Industrial Cooperativa Central, das 08:00 as 12:30 Hrs e Nishi Eletromecânica Ltda, das 14:00 as 17:00 Hrs, ambas localizadas na cidade de Londrina/PR.

• Publicado: Quinta, 30 de Março de 2017, 20h30
  • Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2017, 20h44

Na empresa Confepar Agro-Industrial Cooperativa Central fomos recebidos pelo Sr. Eduardo Rodrigues, supervisor da área de manutenção elétrica o qual mostrou as instalações da empresa e explicou o processo de pasteurização e UHT ao qual o leite é submetido para comercialização. Além disto, foi possível visualizar o processamento do leite em pó e a produção de iogurte. Com base nos processos industriais foi possível visualizar a automação da fábrica nos diferentes sistemas. No final da visita tivemos um momento para degustação dos iogurtes produzidos pela empresa.

Na empresa Nishi Eletromecânica Ltda. fomos recebidos pelo Sr. Ivan Massao, gerente de marketing. A visita iniciou-se com uma apresentação da empresa em Auditório, no interior desta, conhecemos o histórico e a atuação desta.

A seguir, conhecemos o setor de manutenção da fábrica sendo apresentados a diversos equipamentos e dispositivos, com muitas explicações do Engenheiro Eletricista Geovane. Após, conhecemos a fabricação de bobinas, sendo mostrado os diferentes materiais de isolação utilizados na confecção dos produtos.

O auge da visita ocorreu durante o desenvolvimento do ensaio de uma bobina no qual foi possível visualizar o efeito corona na cabeça da bobina elétrica. A empresa ofereceu um coffee-break de cortesia como finalização da visitação muito construtiva e importante na formação acadêmica dos nossos estudantes.

Os alunos e servidores saíram do IFSP, campus Presidente Epitácio, as 04:00 horas e voltaram as 21:00 horas.

Aproveitamos para agradecer os responsáveis pelas empresas, a direção do campus e o setor sociopedagógico pelo apoio no desenvolvimento da visita.