Grupo de Pesquisa Educação Para as Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade e Contracolonialidade.
Apresentação
A colonialidade, o racismo e o domínio da branquitude são temáticas que confluem conceitualmente naquilo que há de mais estrutural nas relações sociais no Brasil. Pesquisas fundamentadas em referenciais teóricos voltados a esses conceitos são de fundamental importância para a compreensão profunda da nossa realidade histórica, social, simbólica, cultural, filosófica e educacional. Assim, propõe-se uma práxis educativa que priorize produções intelectuais a partir de cosmovisões historicamente relegadas à marginalização e à estigmatização epistemológica.
Desse modo, no ano de 2025, foram desenvolvidas reflexões sobre questões sociais, históricas e epistemológicas que envolvem a subjetividade da mulher negra, considerando a interseccionalidade raça, classe e gênero no contexto brasileiro, a partir dos textos “Racismo e Sexismo na Sociedade Brasileira”, de Lélia Gonzalez, e “A Construção do Outro como não-ser como Fundamento do Ser”, de Aparecida Sueli Carneiro.Soma-se a isso estudos sobre os conceitos de descoloniliadade, decolonialidade e contracolonialidade e reflexões sobre Teodoro Sampaio, um intelectual negro que teve importância significativa para o conhecimento histórico e geográfico da região do Pontal do Paranapanema, região em que se situa o nosso Campus.
Para o ano de 2026, planeja-se desenvolver duas pesquisas concomitantes, as quais poderão resultar em publicações. Os temas são os seguintes:
- O conceito de “escrevivência”, de Conceição Evaristo, como desafio epistêmico da contracolonialidade;
- A aplicação das Leis 10639/2003 e 11645/2008 na realidade escolar (a ser desenvolvida em duas etapas:
1- bibliográfica; 2- estudo de caso em Presidente Epitácio); pretende-se realizar a primeira etapa em 2026.
Composição
A composição do Grupo de Pesquisa pode ser consultada no Diretório de Grupos de Pesquisa - CNPq, disponível em:
http://dgp.cnpq.br/dgp/

Regulamento
Este Grupo de Pesquisa está submetido à Portaria IFSP nº 3815, de 27 de novembro de 2018, disponível no seguinte link:
Acrescenta-se à normativa supracitada a frequência nas reuniões do Grupo de Pesquisa, sendo que a falta sem justificativa em duas reuniões seguidas implica no descredenciamento no Grupo e, por conseguinte, no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq.
Cronograma de Reuniões
CRONOGRAMA DE REUNIÕES - 2025
Horário das reuniões às 16h
Local: Sala D105 - IFSP Campus Presidente Epitácio
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Data |
Atividades |
Responsável pelo texto |
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30/04 |
Apresentação do Grupo de Pesquisa Apresentação do Cronograma Leitura compartilhada - texto - Racismo e Sexismo na Sociedade Brasileira - Lélia Gonzalez |
Prof. Lincoln e Profª Pricila |
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28/05/2025 |
Leitura compartilhada - texto - Racismo e Sexismo na Sociedade Brasileira - Lélia Gonzalez |
Prof. Lincoln e Profª Pricila |
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02/07/2025 |
Leitura compartilhada - texto - Sueli Carneiro - A Construção do Outro como Não-Ser como Fundamento do Ser |
Leitura compartilhada pelo Grupo |
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27/08/2025 |
Leitura compartilhada - texto - Sueli Carneiro - A Construção do Outro como Não-Ser como Fundamento do Ser |
Leitura compartilhada pelo Grupo |
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24/09/2025 |
COSTA, C. A. A CRÍTICA DESCOLONIAL: ENTRE AS “FRATURAS” E AS DISPUTAS NO PROJETO DE SOCIABILIDADE. . |
Wander |
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26/11/2025 |
COSTA, C. A. A CRÍTICA DESCOLONIAL: ENTRE AS “FRATURAS” E AS DISPUTAS NO PROJETO DE SOCIABILIDADE. . |
Wander |
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10/12/2025 |
Estudo sobre Teodoro Sampaio. |
Prof. João Maria |
CRONOGRAMA DE REUNIÕES - 2026
Horário das reuniões às 16h
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Data |
Atividades |
Responsável pelo texto |
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25/02/2026 |
estudo do conceito de escrevivência, de Conceição Evaristo |
grupo como um todo |
Textos Estudados
GONZALEZ, L. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. In: Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244. Disponível em: https://bibliotecadigital.mdh.
CARNEIRO, Ap. S. Introdução. In: A construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. São Paulo: USP, 2005, (Tese de Doutorado) pp. 20-24. Disponível em: https://repositorio.usp.br/
COSTA, C. A. A Crítica descolonial: entre as “fraturas” e as disputas no Projeto de Sociabilidade. In: COSTA, C. A., et. al. Descolonialidade em disputa: Abya Yala em movimento [recurso eletrônico]. Cachoeirinha : Fi, 2024. Disponível em: https://biblioteca-
Ações, Atividades Acadêmicas e Pesquisas
Pesquisa - Bolsa de Iniciação Científica Jr.
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Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) (março a dezembro de 2025): As Leis 10639/2003 e 11.645/2008: uma análise documental da presença da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena no ENEM regular (2020-2024) e vestibular da FUVEST/USP (2025); Estudante bolsista: LARYSSA RYBACK LOBO GOIS ; Prof. Orientador: Dr. Lincoln Menezes de França.

Roda de Conversa
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MC²T - MOSTRA CIENTÍFICA, CULTURAL E TECNOLÓGICA - IFSP - Campus Presidente Epitácio (outubro de 2025): Relato de Experiência do Grupo de Pesquisa Educação para as Relações Étnico Raciais, Decolonialidade e Contracolonialidade: reflexões sobre Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro - as lutas e resistências da mulher negra contra o racismo na História e na Epistemologia; Responsáveis: Dr. Lincoln M. de França (Docente), Esp. Pricila P. M. Rosa (Docente), Wander Thaylon P. V. de Oliveira (Estudante - Licenciatura em Letras)


Oficina
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Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - IFSP - Campus Presidente Epitácio (outubro de 2025): Oficina “Olhos d’água”: a prática da leitura de um conto de Conceição Evaristo. Realizada em 16/10/2025 na E.E. Prof. Antônio de Carvalho Leitão (atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), Presidente Epitácio - SP Responsáveis: Dr. Lincoln M. de França (Docente), e Wander Thaylon P. V. de Oliveira (Estudante - Licenciatura em Letras).


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