Página inicial > Superiores > Tecnologia em Processos Gerenciais > Uncategorised > Índice de Preços Joia Ribeirinha (IPJR)

Índice de Preços Joia Ribeirinha (IPJR)

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 10h41 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 10h41

O Índice de Preços Joia Ribeirinha (IPJR) é resultado de ação extensionista integrante de projeto vinculado a curricularização da extensão no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Presidente Epitácio. O projeto é desenvolvido por alunos do 3º e 4º semestres do curso, sob a coordenação do docente responsável pela disciplina Atividade de Extensão do respectivo semestre. O IPJR surgiu para fazer frente à demanda emanada dos consumidores do município de Presidente Epitácio/SP por informações acerca do comportamento dos preços relativos a produtos utilizados no cotidiano de seus domicílios.

Trata-se de uma pesquisa de preços que vem sendo realizada mensalmente desde abril de 2023, normalmente no primeiro sábado após o quinto dia útil. Inicialmente a pesquisa era realizada apenas em Presidente Epitácio/SP e considerava três supermercados existentes no município. A partir de julho de 2024 a abrangência da pesquisa foi ampliada e passou a ser realizada também em três supermercados de Presidente Prudente/SP.

Atualmente os produtos pesquisados estão divididos em cinco categorias: açougue, feirinha, higiene, limpeza e mercearia. A categoria “açougue” envolve bisteca suína, costela minga, coxa e sobrecoxa, coxão duro, miolo de paleta e pernil. Na categoria “feirinha” são pesquisados os preços do alho, banana, batata, cebola, tomate e ovo. Na categoria “higiene” estão absorvente, condicionador, desodorante roll-on, papel higiênico, pasta de dente, sabonete e shampoo. A categoria “limpeza” é composta por água sanitária, amaciante, desinfetante, detergente, esponja, palha de aço, sabão em barra e sabão em pó. Por fim, a categoria “mercearia” contempla os seguintes produtos: achocolatado, arroz, açúcar, bolacha água e sal, bolacha maizena, café, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão, leite, macarrão espaguete, margarina, milho, molho de tomate, óleo, sal e sardinha.

Em agosto de 2023 teve início uma parceria com o projeto Fábrica de Software do curso de Bacharelado em Ciência da Computação para desenvolvimento de um aplicativo, para agilizar e facilitar a pesquisa e entrada dos dados, e de uma plataforma que automatizasse o processamento dos dados e viabilizasse a publicação dos resultados na internet. O aplicativo entrou em operação a partir de fevereiro e a plataforma em julho, ambos em 2024.

Para acessar os resultados da pesquisa clique aqui. Caso seja necessário, copie e cole o link http://ipjr.pep2.ifsp.edu.br/cidades no seu navegador.