Página inicial > Benefícios Microsoft para Alunos do IFSP

Benefícios Microsoft para Alunos do IFSP

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 17h25 | Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 09h58

Links relacionados:

Atualmente os serviços de subscrição de licenças do pacote Microsoft Office Professional Plus 2016 e a solução Azure Dev Tools for Teaching encontram-se suspensas conforme comunicados:
Comunicado 02/2021- DRG/PEP/IFSP - Encerramento do contrato de licença de uso da solução Microsoft
Comunicado Conjunto 2/2021 - PRO-PRD/RET/IFSP /PRA/PRD - Encerramento do Contrato de licença de uso - Solução Microsoft

Devido aos contratos firmados entre o IFSP e a fabricante Microsoft, os alunos da instituição tem acesso a alguns benefícios para uso em seus dispositivos pessoais. Atualmente temos dois tipos de contratos:

• O Office 365 Education, que é disponibilizado gratuitamente pela Microsoft e possui prazo indeterminado de vigência;
  • O Office ProPlus, que é uma contratação continuada de licenças por volume, renovada anualmente, cuja vigência atual é 23/06/2021. O objetivo principal deste contrato é a instalação do Office e do Windows em equipamentos institucionais, mas o modelo de contratação traz benefícios estendidos a servidores e alunos da instituição, que serão detalhados.

1. Os benefícios para os alunos deverão ser utilizados exclusivamente para dar suporte à educação ou ao ensino, pesquisa não comercial ou esforços para projetar, desenvolver, testar e demonstrar aplicativos de softwares para estes fins, enquanto tiverem vínculo com o IFSP.

2. Através do Office 365 Education, os alunos têm acesso às ferramentas online do Office, como:

• Office for the Web (Word, Excel, PowerPoint, OneDrive, OneNote, Staff Notebook, Class Notebook, Forms)
  • Flow
  • Kaizala Pro
  • Planner
  • Teams
  • Mobile Apps for Office 365 o SharePoint Plan 1 for EDU
  • To-Do
  • Whiteboard
  • Yammer for Academic

2.1. Para acesso ao Office 365 Education, o aluno deve possuir conta de e-mail institucional e deve realizar seu cadastro no Office 365, conforme procedimentos detalhados em https://manuais.ifsp.edu.br/books/tecnologia-dainforma%C3%A7%C3%A3o/page/e-mail-de-aluno-%28alunoifspedubr%29

3. Através do contrato do Office ProPlus, os alunos têm acesso aos seguintes benefícios:

3.1. Microsoft 365 for Students, que permite a instalação do Pacote Office em até 5 dispositivos pessoais. O benefício deve ser acessado através do portal office.com, no botão do canto superior direito “Instalar o Office”. Caso não seja possível realizar o download, o aluno deve solicitar ao Coordenador de Tecnologia do câmpus a abertura de chamado no suporte@ifsp.edu.br com o nome do aluno para que seja verificada a atribuição da licença do Microsoft 365 for students.

3.2. O IFSP recebe a assinatura do Azure Dev Tools for Teaching, que oferece acesso a determinadas ferramentas comumente usadas em programas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) disponíveis para download gratuitamente. Dentre elas:

• Microsoft Access Microsoft Project
  • Ferramentas Remotas para Visual Studio
  • SQL Server Developer
  • SQL Server Enterprise
  • SQL Server Standard
  • SQL Server Web
  • System Center
  • Team Foundation Server
  • Microsoft Visio
  • Visual Studio Code
  • Visual Studio Community
  • Visual Studio Enterprise
  • Visual Studio para Mac
  • Windows 10
  • Windows Server

3.2.1. O acesso ao Azure Dev Tools for Teaching é realizado através do Portal Azure (https://portal.azure.com/#blade/Microsoft_Azure_Education/EducationMe nuBlade/overview) e é automático para alunos cadastrados no Office 365, conforme procedimentos citados no item 1.1;

3.2.2. Caso tenha algum problema para acesso ao Portal Azure, o aluno deve entrar em contato com o Coordenador de Tecnologia da Informação do câmpus, que deverá abrir chamado junto à fabricante.

4. Os alunos têm acesso ainda ao Azure for Students, através do qual os alunos recebem um crédito de US$ 100 para pagar por serviços do Azure e também tem acesso ao programa Microsoft Learn, que se trata de uma plataforma de aprendizado online.

4.1. Para acesso a este benefício, o aluno deve se cadastrar no endereço https://azure.microsoft.com/en-us/free/students/;

4.2. As principais dúvidas sobre o benefício podem ser verificadas no endereço https://portal.azure.com/#blade/Microsoft_Azure_Education/EducationMenuBlade/ support.

4.3. Os créditos são válidos por 12 meses ou até atingir o limite disponibilizado e não são renováveis.