Curso de Extensão
Curso de extensão é a ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimentos, com carga horária mínima de 20 horas e critérios de avaliação definidos.
Os cursos de extensão são classificados em:
- Curso Livre de Extensão: cursos com carga horária mínima de 8 horas e máxima de 40 horas.
- Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Curso de Qualificação Profissional: podem apresentar-se de duas formas:
- Curso de Formação Inicial: voltado para estudantes que buscam qualificação, tem como objetivo oferecer formação inicial em uma área profissional específica do conhecimento, sendo desenvolvidas também competências ligadas à formação geral, mediante o trabalho com disciplinas específicas ou temas transversais, tendo carga horária mínima de 160 horas.
- Curso de Formação Continuada: voltado para aqueles que já possuem conhecimento e atuação na área, tem como objetivo, principalmente, atualizar, aprofundar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área do conhecimento, possuindo carga horária mínima de 40 horas.
Informações sobre os cursos de extensão e critérios para matrícula constam nos editais de processo seletivo que são publicados na nossa página de notícias (https://pep.ifsp.edu.br/) e também na página de editais (https://pep.ifsp.edu.br/
Regulamentação e manuais relacionados aos Cursos de Extensão:
- Formulário de Avaliação de Cursos de Extensão (Comissão)
- Manual para cadastro de curso SUAP (Câmpus)
- Regulamento das ações de Extensão no IFSP (Portaria 2.968/2015)
CURSOS DE ANOS ANTERIORES
2024
nº | NOME DO CURSO | CARGA HORÁRIA | STATUS |
1 | LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE | 64 | CONCLUÍDO |
2 | LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA COMPETIR - MÓDULO 1 | 20 | CONCLUÍDO |
3 | FUNDAMENTOS DE GEOPROCESSAMENTO | 63 | CONCLUÍDO |
4 | PROJETO ESTRUTURAL: DA CONCEPÇÃO AO DETALHAMENTO | 62 | CONCLUÍDO |
5 | ROBÓTICA EDUCACIONAL - MÓDULO BÁSICO | 24 | CONCLUÍDO |
6 | LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO JOGOS COMPUTACIONAIS - MÓDULO 1 | 40 | CONCLUÍDO |
7 | INCLUSÃO DIGITAL PARA A TERCEIRA IDADE | 24 | CONCLUÍDO |
8 | INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB | 50 | CONCLUÍDO |
9 | ROBÓTICA EDUCACIONAL - MÓDULO BÁSICO | 24 | CONCLUÍDO |
10 | INFORMÁTICA PARA ADULTOS | 20 | CONCLUÍDO |
11 | USO DE TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: PLANEJAMENTO E TRABALHO DOCENTE | 40 | CONCLUÍDO |
12 | REFLEXÕES SOBRE ALFABEZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PRÁCAS | 30 | CONCLUÍDO |
2023
nº | NOME DO CURSO | CARGA HORÁRIA | STATUS |
1 | INTRODUÇÃO À ROBÓTICA LÚDICA | 40 | CONCLUÍDO |
2 | ROBÓTICA EDUCACIONAL | 40 | CONCLUÍDO |
3 | REFLEXÕES SOBRE ALFABEZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PRÁCAS | 30 | CONCLUÍDO |
4 | INTRODUÇÃO À ROBÓTICA LÚDICA | 40 | CONCLUÍDO |
5 | TÓPICOS DE MATEMÁTICA ESCOLAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 40 | CONCLUÍDO |
6 | PORTUGUÊS PARA CONCURSOS PÚBLICOS | 50 | CONCLUÍDO |
2022
UF | nº | NOME DO CURSO | CARGA HORÁRIA | STATUS |
SP | 1 | COMPUTAÇÃO COM ARDUÍNO | 40 | CONCLUÍDO |
SP | 2 | LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA COMPETIR - MÓDULO 1 | 20 | CONCLUÍDO |
SP | 3 | ENERGIA ELÉTRICA: FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | 40 | CONCLUÍDO |
SP | 4 | CINEMA E PENSAMENTO: DIÁLOGOS ENTRE O VER SENTIR E REFLETIR | 45 | CONCLUÍDO |
SP | 5 | ENERGIA ELÉTRICA: FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | 200 | CONCLUÍDO |
SP | 6 | ENERGIA ELÉTRICA: FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | 200 | CONCLUÍDO |
SP | 7 | COMPUTAÇÃO COM ARDUÍNO | 40 | CONCLUÍDO |
SP | 8 | INFORMÁTICA BÁSICA | 40 | CONCLUÍDO |
SP | 9 | ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA | 40 | CONCLUÍDO |
SP | 10 | INTRODUÇÃO À ROBÓTICA EDUCACIONAL LÚDICA | 30 | CONCLUÍDO |
SP | 11 | LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA COMPETIR - MÓDULO 1 | 20 | CONCLUÍDO |
SP | 12 | INTRODUÇÃO À ROBÓTICA EDUCACIONAL LÚDICA | 30 | CONCLUÍDO |
SP | 13 | NOÇÕES BÁSICAS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS | 48 | CONCLUÍDO |
SP | 14 | ESPANHOL BÁSICO IFSP/PEP | 30 | CONCLUÍDO |
SP | 15 | ELETRICIDADE RESIDENCIAL BÁSICA | 40 | CONCLUÍDO |
2019
nº | NOME DO CURSO | CARGA HORÁRIA | STATUS |
1 | ESPANHOL BÁSICO IFSP/PEP | 40 | CONCLUÍDO |
2 | ENERGIA ELÉTRICA: FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | 40 | CONCLUÍDO |
3 | COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA | 30 | CONCLUÍDO |
4 | EDITOR DE TEXTOS CIENTÍFICOS: LATEX | 30 | CONCLUÍDO |
5 | EMPREENDEDORISMO COMO OPÇÃO DE CARREIRA | 30 | CONCLUÍDO |
6 | INTRODUÇÃO A LIBRAS | 32 | CONCLUÍDO |
7 | CURSINHO POPULAR IFSP/PEP | 462 | CONCLUÍDO |
8 | EMPREENDEDORISMO COMO OPÇÃO DE CARREIRA | 30 | CONCLUÍDO |
9 | COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA | 30 | CONCLUÍDO |
10 | EMPREENDEDORISMO COMO OPÇÃO DE CARREIRA | 30 | CONCLUÍDO |
11 | ESPANHOL BÁSICO IFSP/PEP | 40 | CONCLUÍDO |
12 | COMPUTAÇÃO COM ARDUÍNO | 40 | CONCLUÍDO |
13 | DESENVOLVIMENTO DE JOGOS - MÓDULO 1 (TURMA B) | 40 | CONCLUÍDO |
14 | INTRODUÇÃO A LIBRAS | 30 | CONCLUÍDO |
15 | DESENVOLVIMENTO DE JOGOS - MÓDULO 1 (TURMA A) | 40 | CONCLUÍDO |
16 | E-TEC IDIOMAS SEM FRONTEIRAS - INGLÊS - MÓDULO II | 200 | CONCLUÍDO |
17 | INTRODUÇÃO À ROBÓTICA EDUCACIONAL LÚDICA | 30 | CONCLUÍDO |
2018
nº | NOME DO CURSO | CARGA HORÁRIA | STATUS |
1 | ORIENTAÇÃO SOBRE O MUNDO DO TRABALHO | 30 | CONCLUÍDO |
2 | JOGOS BRINQUEDOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS | 30 | CONCLUÍDO |
3 | SUPORTE TÉCNICO PARA PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 50 | CONCLUÍDO |
4 | FORMAÇÃO CULTURAL PRECONCEITO E EDUCAÇÃO | 30 | CONCLUÍDO |
5 | TEMAS POLÊMICOS SOBRE EDUCAÇÃO | 32 | CONCLUÍDO |
6 | COSTUREIRA DE MÁQUINA RETA E OVERLOQUE | 160 | CONCLUÍDO |
7 | FORMAÇÃO CIENTÍFICA ? MÓDULO I: FUNDAMENTOS E NORMALIZAÇÃO | 30 | CONCLUÍDO |
8 | ENERGIA ELÉTRICA: FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | 40 | CONCLUÍDO |
9 | COMPUTAÇÃO COM ARDUÍNO | 40 | CONCLUÍDO |
10 | FORMAÇÃO CONTINUADA PARA INTÉRPRETE DE LIBRAS | 40 | CONCLUÍDO |
11 | LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO JOGOS COMPUTACIONAIS - MÓDULO 1 | 40 | CONCLUÍDO |
12 | JAPONÊS - NÍVEL BÁSICO 2 | 60 | CONCLUÍDO |
13 | E-TEC IDIOMAS SEM FRONTEIRAS - INGLÊS - MÓDULO I 200H | 200 | CONCLUÍDO |
14 | INTRODUÇÃO AO TÊNIS | 40 | CONCLUÍDO |
15 | DESENHO BRINQUEDO E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 40 | CONCLUÍDO |
16 | JAPONÊS - NÍVEL BÁSICO 1 | 60 | CONCLUÍDO |
17 | COMPUTAÇÃO COM ARDUÍNO | 40 | CONCLUÍDO |
18 | JOGOS BRINQUEDOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS | 30 | CONCLUÍDO |
19 | COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA FRANCESA - NIVEL BÁSICO 1 | 30 | CONCLUÍDO |
20 | XADREZ BÁSICO | 30 | CONCLUÍDO |
21 | O TUTOR ON-LINE E O USO DO FEEDBACK 30H | 40 | CONCLUÍDO |
22 | FORMAÇÃO CIENTÍFICA ? MÓDULO II: ESCRITA CIENTÍFICA | 30 | CONCLUÍDO |
23 | E-TEC IDIOMAS SEM FRONTEIRAS - INGLÊS - MÓDULO III 200H | 200 | CONCLUÍDO |
24 | CURSINHO POPULAR IFSP/PEP | 606 | CONCLUÍDO |
25 | EDUCAÇÃO NO CAMPO | 40 | CONCLUÍDO |
26 | LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO JOGOS COMPUTACIONAIS - MÓDULO 1 | 40 | CONCLUÍDO |
27 | DESENHO BRINQUEDO E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 40 | CONCLUÍDO |
28 | E-TEC IDIOMAS SEM FRONTEIRAS - INGLÊS - MÓDULO I 200H | 200 | CONCLUÍDO |
29 | INGLÊS BÁSICO I | 40 | CONCLUÍDO |
30 | PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: ENFRENTAMENTOS POSSÍVEIS | 30 | CONCLUÍDO |
31 | LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO JOGOS COMPUTACIONAIS - MÓDULO 1 | 40 | CONCLUÍDO |
32 | COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA | 30 | CONCLUÍDO |
33 | INTRODUÇÃO A LIBRAS | 32 | CONCLUÍDO |
34 | ALFABETIZAÇÃO: CONCEITOS E PRÁTICAS | 30 | CONCLUÍDO |
35 | ESPANHOL PARA O ENEM | 42 | CONCLUÍDO |
2017
Nº | Curso | C. H. | Status |
1 | A Linguagem Visual na Sala de Aula | 30H | Concluído |
2 | Alfabetização: Conceitos e Práticas | 30H | Concluído |
3 | Comunicação em Língua Francesa- Nível Básico I | 30h | Concluído |
4 | Cursinho Popular IFSP/PEP | 345h | Concluído |
5 | Dramaturgia e (Trans)Formação Humana: da Aparência à Essência | 96h | Concluído |
6 | Educação em Direitos Humanos | 30h | Concluído |
7 | Espanhol para o ENEM | 40h | Concluído |
8 | e-TEC Idiomas sem Fronteiras – Inglês – Módulo I (EAD) | 200H | Concluído |
9 | e-TEC Idiomas sem Fronteiras – Inglês – Módulo II (EAD) | 200H | Concluído |
10 | Gerenciamento de Riscos Industriais: Máquinas e Equipamentos Elétricos | 48H | Concluído |
11 | Inglês Básico I | 40H | Concluído |
12 | Inglês com Temas Polêmicos | 51H | Concluído |
13 | Japonês – Nível Básico 1 | 60h | Concluído |
14 | Jogos, Brinquedos e Materiais Pedagógicos | 30H | Concluído |
15 | Libras I | 60H | Concluído |
16 | Lógica de Programação para Competir – Módulo 1 | 20H | Concluído |
17 | Lógica de Programação para Competir – Módulo 2 | 20H | Concluído |
18 | Noções Básicas de Instalações Elétricas Residênciais | 48h | Concluído |
19 | Operador de Computador | 120h | Concluído |
20 | Soldagem em Esquadrias Metálicas | 40h | Concluído |
21 | Temas Polêmicos Sobre Educação | 32h | Concluído |
22 | Violão Básico | 30h | Concluído |
2016
Nº | Curso | C. H. | Status |
1 | A avaliação no processo de ensino e aprendizagem: saberes e práticas | 30h | Concluído |
2 | A Matemática na Educação Infantil | 30h | Concluído |
3 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o ENEM | 85h | Concluído |
4 | Ciências Humanas e suas Tecnologias para o ENEM | 99h | Concluído |
5 | Comunicação em Língua Francesa- Nível Básico I | 30h | Concluído |
6 | Comunicação Oral em Inglês | 52h | Concluído |
7 | Contabilidade Básica | 40h | Concluído |
8 | Curso NR10 | 40h | Concluído |
9 | Dança e Consciência Corporal: Técnica Klauss Vianna | 32h | Concluído |
10 | Dançar especial | 20h | Concluído |
11 | Dramaturgia e (trans)formação humana: da aparência à essência | 96h | Concluído |
12 | Educação em Direitos Humanos | 40h | Concluído |
13 | Escrita Criativa e Autopublicação | 40h | Concluído |
14 | Estudo das provas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) dos anos 2015-2016 | 40h | Concluído |
15 | Estudo das provas da Olimpíada ‘Canguru sem Fronteiras’ dos anos 2015-2016 | 40h | Concluído |
16 | Inglês para o ENEM | 40h | Concluído |
17 | Introdução a LIBRAS | 32h | Concluído |
18 | Japonês – nível básico 1 | 60h | Concluído |
19 | Japonês – nível básico 2 | 60h | Concluído |
20 | Lógica de Programação | 40h | Concluído |
21 | Lógica de Programação para Competir | 48h | Concluído |
22 | Mangá Básico | 34h | Concluído |
23 | Matemática e suas Tecnologias para o ENEM | 42h | Concluído |
24 | Noções Básicas de Instalações Elétricas Residênciais | 48h | Concluído |
25 | Operador de Computador | 120h | Concluído |
26 | Português e Literatura para o ENEM | 85h | Concluído |
27 | Programação com Arduino | 40h | Concluído |
28 | Soldagem em esquadrias metálicas | 40h | Concluído |
29 | Tópicos de Matemática Escolar para o Ensino Fundamental: Geometria | 40h | Concluído |
30 | Tópicos de Matemática Escolar para o Ensino Fundamental: Resolução de Problemas | 40h | Concluído |
31 | Violão Básico | 30h | Concluído |
2015
Melhor Idade: redes sociais, interação e aprendizagem
Responsável: Thalita
Público Alvo: Comunidade em geral com idade mínima 50 anos.
Período: de setembro a novembro
Inscrições: Encerradas
Curso Básico de Libras
Responsável: Douglas
Público Alvo: Comunidade em geral com idade mínima 14 anos e que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental
Período: de agosto a dezembro
Inscrições: Encerradas
Edital nº 022-2015 – FIC – Curso de Libras
——————————————————————————————————————————
Preparatório para o ENEM
Responsável: Josy
Público Alvo: Alunos ou ex-alunos de escolas públicas, com idade mínima de 16 anos e que estejam inscrito no ENEM
Período: de agosto a outubro
Inscrições: Encerradas
Edital 020/2015 – Curso Preparatório para o ENEM
——————————————————————————————————————————
Dançar especial: a dança como fator de inclusão social
Responsável: Fabiana
Público Alvo: Alunos com necessidades educativas específicas (deficiência física, visual, auditiva e intelectual) regularmente matriculados em instituições de ensino público e privado.
Período: de junho a dezembro
Inscrições: Encerradas
——————————————————————————————————————————
Música na Comunidade – Aulas de Violão
Responsável: Marcos
Público Alvo: Comunidade em geral
Período: de março a outubro
Inscrições: Encerradas
——————————————————————————————————————————
Curso Básico de Programação EAD
Responsável: Melissa
Público Alvo: Alunos matriculados em cursos de informática que queiram aprender lógica de programação
Período: de março a novembro
Inscrições: Encerradas
——————————————————————————————————————————
Coral IFSP/PEP
Responsável: Renata
Público Alvo: Comunidade em geral
Período: de fevereiro a dezembro
Inscrições: Encerradas
——————————————————————————————————————————
A cultura oriental, linguagem e curiosidades
Responsável: Priscila
Público Alvo: Comunidade em geral
Período: de março a julho
Inscrições: Encerradas
——————————————————————————————————————————
Ensino de Programação para Alunos de Escolas Públicas utilizando Arduíno
Responsável: César
Público Alvo: Alunos de escolas públicas da 9ª série / 8 ano
Período: de março a outubro
Inscrições: Encerradas
——————————————————————————————————————————
Cinesoc – Sociologia vai ao cinema
Responsável: Thiago
Público Alvo: Comunidade em geral
Período: de março a dezembro
Inscrições: Encerradas
Submissão de PPCs
Curso Livre de Extensão
Cursos com carga horária mínima de 8 horas e máxima de 40 horas.
A oferta desses cursos será precedida da aprovação do projeto pedagógico de curso (PPC) pela Comissão de Cursos de Extensão do campus e obedecerá a seguinte tramitação:
a) O proponente submete o PPC à Coordenadoria de Extensão (CEX), ou setor equivalente, por meio de abertura de processo eletrônico no SUAP (Tipo de Processo -Extensão: Projeto Pedagógico de Curso Livre de Extensão).
b) A CEX, ou setor equivalente, realiza a análise preliminar do projeto em até 07 (sete) dias e havendo parecer favorável encaminha para apreciação da Comissão de Cursos de Extensão do campus, ou equivalente;
c) A Comissão de Cursos de Extensão, ou equivalente, em até 10 (dez) dias realiza a avaliação da proposta e emite o parecer, que pode ser pela aprovação, reformulação ou reprovação;
d) Em caso de aprovação, o PPC retorna ao servidor proponente para ciência, estando devidamente autorizado a proceder com a oferta do curso livre de extensão;
e) Em caso de reformulação, o PPC retorna ao servidor proponente para realização dos devidos ajustes em até 07 (sete) dias e após deve ser encaminhado novamente para
apreciação da Comissão de Cursos de Extensão do campus, ou equivalente;
f) Em caso de reprovação, o PPC retorna ao servidor proponente para ciência. No caso de o servidor desejar prosseguir com a submissão da proposta deve abrir um novo processo eletrônico com a proposta devidamente ajustada, seguindo o trâmite inicial.
g) Os cursos já aprovados disponíveis no Banco de PPCs, poderão ser ofertados sem nova submissão, desde que respeitados a carga horária, o conteúdo programático e a modalidade proposta (presencial ou a distância).
Informações adicionais:
1- Os projetos pedagógicos dos cursos livres de extensão devem ser elaborados pelos servidores do IFSP conforme o modelo disponível (clique aqui);
2- Caso o servidor deseje ofertar um curso livre de extensão já aprovado (Banco de PPCs), não é necessário proceder com uma nova submissão, desde que respeitados a
carga horária, o conteúdo programático e a modalidade proposta (presencial ou a distância).
3- Os cursos livres de extensão aprovados em consonância com as orientações propostas neste documento, poderão ser ofertados apenas no campus para o qual foi submetido, podendo ser ministrado por quaisquer servidores interessados
Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)
A partir de 40 horas para formação continuada e a partir de 160 horas para formação inicial.
As submissões das propostas de novos PPCs serão realizadas dentro do SUAP (Extensão>Submissão de Cursos>Submeter). Os projetos pedagógicos dos Cursos de Formação Inicial e Continuada devem ser elaborados pelos servidores do IFSP.
O período para pré-aprovação do PPC inédito pela CEX será de até 15 dias para cursos com menos de 160 horas e de até 30 dias para cursos com 160 horas ou mais. Pela PRX, os prazos serão de até 45 dias para cursos com menos de 160 horas, e de até 60 dias para cursos com 160 horas ou mais. Os proponentes terão 10 dias para correções indicadas a contar da data do envio pelo Avaliador da PRX. É obrigatório o envio do Plano de Ensino dos Componentes a serem desenvolvidos nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com carga horária igual ou superior a 160 horas (“Tipo do Documento: Termo” > “Modelo: PRX_Plano de ensino para cursos de extensão”).
Os cursos já aprovados disponíveis no Banco de PPCs, poderão ser ofertados sem nova submissão, desde que respeitados a carga horária, o conteúdo programático e a modalidade proposta (presencial ou a distância). Caso haja alteração de algum desses três itens, o PPC deverá ser ressubmetido e a metodologia adaptada à modalidade proposta para o curso. Outros elementos do PPC já aprovado, como quantidade de vagas, público alvo, número de encontros, etc., podem ser alterados sem que haja necessidade de nova submissão. O Banco dos PPCs já aprovados (ainda em atualização) pode ser acessado em: https://docs.google.com/
Para consulta na íntegra do conteúdo de algum PPC listado, solicitar à CEX indicando qual ou quais PPCs do Banco o proponente deseja ter acesso
Informações adicionais:
Para mais informações, verificar o Edital de submissão de cursos disponível em Extensão>Submissão de Cursos>Submeter
Solicitação de abertura de curso e publicação de Edital de Inscrição
Para a proposta de abertura de Curso Livre de Extensão ou de Formação inicial e Continuada (publicação de Edital de inscrição), com PPC já aprovado (seja um já listado ou o novo, desde que concluída a aprovação), o servidor do IFSP responsável pelo curso deverá enviar, por e-mail, as seguintes informações:
Envio do PDF do PPC a ser utilizado:
Tempo desejado para as inscrições (em dias):
Número de vagas:
Público-alvo (se houver pré-requisitos, indicar):
Total de encontros:
Dia(s) das aulas:
Horário das aulas (início e término):
Local das aulas:
Data de início prevista:
Data de encerramento prevista:
Servidores responsáveis:
Estas informações precisam ser encaminhadas à CEX com, no mínimo, 6 semanas de antecedência em relação ao início das aulas (podendo se estender dependendo do prazo solicitado para inscrição e/ou do número de vagas), para que seja possível a elaboração do Edital e demais procedimentos relacionados às inscrições.
Em caso de dúvidas ou demais esclarecimentos que se fizerem necessários, procurar a CEX: Whatsapp18 3281-9585 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Redes Sociais