Página inicial > Superiores > Bacharelado em Engenharia Elétrica > Uncategorised > Visitas Técnicas - Engenharia Elétrica - 2018

Visitas Técnicas - Engenharia Elétrica - 2018

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 09h51 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 09h55

Eldorado Brasil e CTG-Jupiá:

No dia 27 de março de 2018, um grupo formado por 38 alunos, dos Cursos de Engenharia Elétrica, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio, do IFSP-PEP, juntamente com os docentes: Me. Tiago Veronese Ortunho, coordenador do Cursos Técnico em Eletrotécnica; Dr. Fernando Barros Rodrigues, coordenador do Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica e Miguel Ângelo Maciel, professor do Curso Técnico em Eletrotécnica, realizaram uma Visita Técnica às empresas: Eldorado Brasil e CTG-Jupiá, na cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

A unidade fabril da Eldorado Brasil, a qual foi visitada responde por parte expressiva da produção nacional de celulose, além de exportar seu produto para 4 continentes. Sendo assim os alunos puderam vivenciar o dia-a-dia de uma fábrica de grande porte, como também conhecer um pouco sobre a possibilidade de um futuro mercado de trabalho.

Outra instalação visitada foi a Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá), atualmente administrada pela CTG Corporation. Nesta visita os alunos puderam aprender um pouco sobre a exploração do potencial energético da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, desde o processo de implantação até o funcionamento de uma usina hidrelétrica, bem como os impactos causados por este tipo de geração de energia.

Mais informações: https://pep.ifsp.edu.br/index.php/ultimas-noticias/805-alunos-dos-cursos-de-engenharia-eletrica-tecnico-em-eletrotecnica-e-mecatronica-participam-de-visita-tecnica-a-industrias-em-tres-lagoas-ms

Usina Hidrelétrica de Itaipu e Parque Tecnológico Itaipu (PTI):

Nos dias 05 e 06 de outubro de 2018, os alunos dos cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica do IFSP Câmpus Presidente Epitácio, acompanhados por professores dos respectivos cursos, participaram de uma visita técnica-cultural em Foz do Iguaçu/PR, financiada com recursos do programa de ação universal do Câmpus. Nessa oportunidade, os alunos em questão puderam visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu, onde compreenderam todo o funcionamento de uma das maiores usinas hidrelétrica do mundo. Também puderam conhecer os projetos de inovação desenvolvidos no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Por fim, também conheceram as Cataratas do Iguaçu, onde tiveram contato com diversas iniciativas de proteção ao meio ambiente e com a fauna e flora local.

Um dos objetivos da visita também era ampliar a visão de mundo dos alunos dos cursos em questão, permitindo que tivessem contato com lugares, tecnologias, pessoas e práticas diferentes das que eles estão acostumados a vivenciar no dia-a-dia, contribuindo para formação integral dos mesmos, tanto em âmbito técnico como em âmbito cultural.

Mais informações: https://pep.ifsp.edu.br/index.php/ultimas-noticias/1021-alunos-realizam-visita-tecnica-cultural-a-usina-hidreletrica-de-itaipu-foz-do-iguacu