Bacharelado em Ciência da Computação
O Curso
Forma de ingresso | SISU |
Pré-requisito | Ensino Médio Completo |
Carga horária | 3.354,2 horas |
Duração | 8 semestres (4 anos) |
Turno | Integral |
Oferta | a partir do 1° semestre de 2018 |
Nº de vagas | 40 |
Notícias importantes: |
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Sobre o curso
Nos últimos vinte e cinco anos, o progresso da ciência da computação foi extremamente rápido e os computadores promoveram um impacto profundamente transformador na sociedade. Resolver problemas difíceis, baratear custos, proteger pessoas e organizações, facilitar a educação e melhorar as comunicações são exemplos de impactos importantes que a computação tem produzido nos últimos tempos. Durante o curso, o aluno aprende a utilizar os fundamentos e as tecnologias atuais da computação para resolver problemas por meio de soluções computacionais. Grande parte das aulas ocorrem em laboratório, permitindo a articulação da teoria com a prática, o que é importante para melhorar a qualidade do aprendizado e preparar melhor o aluno para a mundo do trabalho. Mesmo sendo considerada uma ciência muito nova, a computação já é considerada indispensável para outras áreas do conhecimento como a medicina, engenharias, agricultura, educação, administração, economia, entre outras. Devido a sua abrangência, possui várias subáreas, como Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Segurança da Informação, Sistemas Distribuídos, entre outras. Por essas razões, a demanda por profissionais dessa área é crescente e as possibilidades de atuação são muito diversificadas e interessantes! Após concluir o curso, o profissional de computação pode atuar, por exemplo, no desenvolvimento de soluções computacionais para o mercado ou para meio acadêmico, seja em funções técnicas e/ou gerenciais, como cientista ou em seu próprio negócio.
Estrutura Curricular
Estrutura curricular para alunos ingressantes até 2022
Estrutura Curricular do Curso Bacharelado em Ciência da Computação
Clique Aqui para fazer o download do arquivo.
Coordenação
Coordenador: Prof. Dr. André Luís Olivete
Área: Ciência da Computação
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nomeação: Portaria IFSP nº 3.671/2020, de 16 de outubro de 2020.
Vigência da função: 2 anos
Gestão do Curso
A gestão do curso de Bacharelado em Ciência da Computação fundamenta-se nos princípios da gestão democrática, estrutura-se nos pilares do IFSP previstos no PDI (2019-2023) pautados nos ideais de uma educação pública, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada e concretiza-se por meio da integração entre os trabalhos do Colegiado do Curso, do NDE e da Coordenação, cada um deles com funções próprias, cuja organização efetiva-se mediante ações conectadas, buscando um bom relacionamento com a equipe técnico-administrativa da instituição e considerando sua importância para o bom funcionamento do curso.
O curso tem como objetivo geral propiciar uma sólida formação em ciência da computação, promovendo o desenvolvimento de competências técnico-científicas, competências de educação permanente, competências sociais e interpessoais e de valores éticos, humanísticos, políticos, legais, ambientais e culturais. Para tanto, a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade, a articulação da teoria com a prática, a pesquisa científica e tecnológica e a extensão universitária, ocupam papéis importantes na formação do egresso deste curso.
2021
Plano de Ação da Coordenação do Curso – 2021
2022
Plano de Ação da Coordenação do Curso – 2022
NDE
O NDE (Núcleo Docente Estruturante) é um órgão consultivo e de assessoramento em cada curso superior do IFSP, responsável pela concepção, implementação e atualização do PPC (Projeto Pedagógico do Curso).
Os membros atuais do NDE do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação são:
Prof. Me. Kleber Manrique Trevisani (Presidente)
Profa. Dra. Andrea Padovan Jubileu
Prof. Dr. André Luis Olivete
Prof. Dr. Bruno César Vani
Prof. Me. Cláudio Maximiliano Zaina
Prof. Dr. Fabrício Fernando Alves
Prof. Me. Marcelo Roberto Zorzan
Profa. Me. Melissa Marchiani P. Zanatta
Prof. Me. Paulo Roberto Rosa
Prof. Me. Vilson Francisco Maziero
Legislação institucional e portarias
Resolução Normativa IFSP nº 01/2022, de 08 de março de 2022 - Dispõe sobre o Núcleo Docente Estruturante - NDE.
Portaria nº PEP.19/2023 - Designa os membros do NDE do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Câmpus Presidente Epitácio
Colegiado
Colegiado de Curso
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos.
Para garantir a representatividade dos segmentos, o colegiado de curso terá garantido em sua composição mínima 70% (setenta por cento) de docentes, conforme o Art. 56 da LDB, 10% (dez por cento) de discentes e 10% (dez por cento) de técnicos administrativos com formação em educação, garantindo ao mínimo um representante.
- O coordenador de curso será o presidente do colegiado de curso e compõe os percentuais dos docentes.
- Pelo menos 40% (quarenta por cento) dos docentes da composição do colegiado devem estar lecionando ou ter lecionado aulas no curso nos últimos 4 anos.
Os representantes docentes, discentes e técnicos administrativos com formação em educação, serão eleitos pelos seus pares, e terão mandato de 2 anos.
Legislação institucional e portarias
Instrução Normativa PRE IFSP nº 14, de 18 de março de 2022: Dispõe sobre o Colegiado de Curso.
Portaria PEP IFSP n° 0301, de 23 de agosto de 2021
Corpo Docente
Veja também: Horário de atendimento ao aluno
Atividades Complementares
As Atividades Complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social do cidadão e permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional, agregando valor ao currículo do estudante. Frente à necessidade de se estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização profissional, as atividades complementares visam uma progressiva autonomia intelectual, em condições de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, para colocá-los em prática e dar respostas originais e criativas aos desafios profissionais e tecnológicos.
A organização curricular do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio prevê que os alunos devem integralizar obrigatoriamente, ao menos, 80 horas de Atividades Complementares, podendo ser realizadas ao longo de todo o curso de graduação.
O Regulamento das Atividades Complementares, elaborado/atualizado pelo NDE e aprovado pelo Colegiado de Curso, norteia quanto aos tipos de atividades a serem consideradas, define os procedimentos e as formas de aproveitamento das Atividades Complementares.
Regulamento das Atividades Complementares
Tabela para contabilização das atividades complementares
PPC
Projeto Pedagógico do Curso - ingressantes até 2022
Projeto Pedagógico de Curso - ingressantes a partir de 2023
Resolução de Implantação/Reformulação do Curso
TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso está institucionalizado no curso como um componente curricular obrigatório para obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação e tem por objetivo principal proporcionar ao discente a mobilização de competências, habilidades e conhecimentos, complementando os que já foram adquiridos no decorrer do curso, para resolver um problema computacional, utilizando metodología científica e empregando metodologías, métodos, técnicas e ferramentas da ciência da computação.
Os objetivos específicos do Trabalho de Conclusão de Curso são:
I - Proporcionar ao discente uma oportunidade de mobilizar suas competências e habilidades para execução de um trabalho científico;
II - Despertar o interesse pela pesquisa científica, promovendo a inovação como meio para a resolução de problemas;
III - Desenvolver a capacidade de planejamento para sistematizar o conhecimento sobre um objeto de estudo;
IV - Incentivar o empreendedorismo e a inovação, possibilitando o desenvolvimento de produtos ou serviços com potencialidade de comercialização;
V - Promover a interdisciplinaridade e a integração de diversas bases tecnológicas para a construção do conhecimento;
VI - Vivenciar o espírito crítico e reflexivo;
VII - Estimular a formação continuada;
VIII - Aprofundar o estudo no tema escolhido;
IX - Incentivar a consulta de bibliografia especializada, promovendo tratamento metodológico de investigação exaustiva no tema escolhido;
X - Aprimorar a capacidade de interpretação e crítica na área de atuação.
O TCC é desenvolvido individualmente, mediante orientação docente, e é avaliado por banca avaliadora. Possui carga horária de 100 (cem) horas distribuída em duas fases distintas, denominadas TCC1 e TCC2, sendo que cada fase tem a duração de um semestre letivo. O TCC deve ser realizado exclusivamente por discentes que tenham possibilidade de concluir o curso nos dois próximos semestres letivos.
Documentos:
- Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso
- Modelo de Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalhos Concluídos
ALONSO, Pedro Henrique de Almeida. Uma solução de gerenciamento remoto para estações de monitoramento contínuo de sinais GNSS. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Presidente Epitácio, 2021.
Orientador: Prof. Dr. César Alberto da Silva
Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000085/00008567.pdf
ONISHI, Gustavo Patara. RotuClaro: aplicação para informar o conteúdo dos alimentos utilizando dispositivos móveis. 2021. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Presidente Epitácio, 2021.
Orientador: Prof. Me. Cláudio Maximiliano Zaina
Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000085/00008568.pdf
ROCHA, Bianca Puerta. Utilização de imagens omnidirecionais catadióptricas para visão computacional de veículos não tripulados. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Presidente Epitácio, 2021.
Orientador: Prof. Dr. André Luís Olivete
Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000085/00008569.pdf
SILVA, Vitor Firmino. Utilização de algoritmo de mineração de regras de associação para reconhecimento de padrões através de um fluxo de dados. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Presidente Epitácio, 2021.
Orientador: Prof. Me. Danilo Codeco Carvalho
Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000085/0000856c.pdf
VIEIRA, Richard de Souza. A utilização de jogos junto a realidade aumentada na educação infantil. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Presidente Epitácio, 2021.
Orientador: Prof. Me. Vilson Francisco Maziero
Disponível em: http://pergamum.ifsp.edu.br/pergamumweb/vinculos/000085/0000856d.pdf
Trabalhos em Desenvolvimento
Título: Análise de anomalias para emissão de alertas sobre clima espacial
Autor: Felipe Teófilo Siqueira Costa
Orientador: Prof. Esp. Ricardo Ribeiro Seco
Título: Plataforma de automação residencial de baixo custo baseada em placas de prototipação
Autor: João Marcelo Sparapan Sevilha Oliveira
Orientador: Prof. Dr. André Luís Olivete
Título: Plataforma de visualização tridimensional de dados de cintilação ionosférica
Autor: Luan Negroni Sibinel
Orientador: Prof. Dr. Bruno César Vani
Título: Desenvolvimento de aplicação para contagem automática de bovinos utilizando visão computacional
Autor: Pedro Henrique Formis Catelan
Orientador: Prof. Me. Marcelo Roberto Zorzan
Título: Desenvolvimento de uma aplicação para análise de imagens e reconhecimento de padrões para conferência de jogos de loterias
Autor: Marilena Oshima
Orientador: Prof. Me. Vilson Francisco Maziero
Pesquisa
De acordo com o Inciso VIII do Art. 6 da Lei No 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o IFSP possui, dentre suas finalidades, a realização e o estímulo à pesquisa aplicada, à produção cultural, ao empreendedorismo, ao cooperativismo e ao desenvolvimento científico e tecnológico.
No IFSP, a pesquisa é desenvolvida por meio de grupos de pesquisa, onde os pesquisadores e estudantes se organizam em torno de uma ou mais linhas de investigação. Atualmente, há um grupo de pesquisa registrado no CNPq intitulado: GPesCA (Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada), cujo objetivo é proporcionar avanços na produção científica e tecnológica na comunidade do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio, bem como a formação de pesquisadores para atuar em pesquisas na área de computação. As linhas de pesquisa abordadas pelo grupo são “Metodologia e Técnicas da Computação” e “Sistemas de Computação”.
O IFSP provê um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP), que tem como objetivos despertar a vocação científica entre os estudantes de nível médio e superior através da participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Os alunos podem ainda desenvolver projetos de forma voluntária no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PIVICT).
O CNPq também provê bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBITI), que visam estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e processos de inovação e bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
O câmpus de Presidente Epitácio promove anualmente a Mostra Científica, Cultural e Tecnológica - MCT, evento realizado concomitantemente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio, que também é destinado à publicação de trabalhos científicos realizados por pesquisadores internos e externos ao IFSP.
Programas de incentivo a pesquisa
PIBIFSP - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo
https://prp.ifsp.edu.br/diretoria-de-pesquisa/iniciacao-cientifica-e-tecnologica/pibifsp
PIVICT - Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
https://prp.ifsp.edu.br/diretoria-de-pesquisa/iniciacao-cientifica-e-tecnologica/pivict
PIBIC/CNPq - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
https://prp.ifsp.edu.br/diretoria-de-pesquisa/iniciacao-cientifica-e-tecnologica/pibic
PIBITI/CNPq - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
https://prp.ifsp.edu.br/diretoria-de-pesquisa/iniciacao-cientifica-e-tecnologica/pibiti
Projetos de Iniciação Científica
O relatório abaixo apresenta uma relação com os dados de todos os projetos de Iniciação Científica desenvolvidos pelo corpo docente e discente do curso de Bacharelado em Ciência da Computação.
Extensão
A extensão é um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre a comunidade acadêmica do IFSP e diversos atores sociais, contribuindo para o processo formativo do educando e para o desenvolvimento regional dos territórios nos quais os câmpus se inserem. Indissociável ao Ensino e à Pesquisa, a Extensão configura-se como dimensão formativa que, por conseguinte, corrobora com a formação cidadã e integral dos estudantes.
Documentos Institucionais:
● Portaria nº 2.968, de 24 de agosto de 2015 – Aprova o regulamento das ações de Extensão.
● Portaria nº 3.067, de 22 de dezembro de 2010 – Regula a oferta de cursos e palestras de Extensão.
● Portaria nº 3.314, de 1º de dezembro de 2011 – Dispõe sobre as diretrizes relativas às atividades de extensão no IFSP.
● Portaria nº 2.095, de 2 de agosto de 2011 – Regulamenta o processo de implantação, oferta e supervisão de visitas técnicas no IFSP.
● Resolução nº 568, de 05 de abril de 2012 – Cria o Programa de Bolsas destinadas aos Discentes.
● Portaria nº 3.639, de 25 julho de 2013 – Aprova o regulamento de Bolsas de Extensão para discentes.
Projetos de Ensino
Projeto de Ensino é toda ação que no âmbito do IFSP visa a colaborar na elaboração e revisão de cursos, melhorar os processos de ensino e aprendizagem, propiciar melhores condições de permanência aos estudantes bem como realizar estudos sobre as atividades acadêmicas desenvolvidas.
Dentre as ações contempladas pelos Projetos de Ensino, encontram-se:
I. Participação em comissões ou núcleos para elaboração ou revisão de projetos pedagógicos de cursos;
II. Elaboração de material didático e roteiros de experiências para os cursos do IFSP;
III. Ações de caráter contínuo que tenham como objetivo a permanência dos estudantes no IFSP;
IV. Auxílio aos setores administrativos do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio, na elaboração de recursos e procedimentos que facilitem o registro acadêmico e o acesso dos estudantes à estas informações;
V. Levantamento e análise de dados acadêmicos visando ao acompanhamento das políticas de ensino do IFSP;
VI. Participação, com ou sem bolsa, em programas promovidos pelo IFSP ou por outras instituições, que tenham como público-alvo os estudantes do IFSP e que contribuam para a qualidade da sua formação e permanência;
VII. Ministrar cursos de atualização tecnológica para outros docentes do IFSP, desde que o assunto tenha relação com a sua área de atuação.
Os projetos de ensino no âmbito do IFSP podem ser realizados com bolsas discentes, ou de forma voluntária.
As Bolsas de Ensino, modalidade do “Programa de Bolsas Discentes”, destinam-se eminentemente à estudantes regularmente matriculados/as e visa apoiar a participação dos discentes em atividades acadêmicas de ensino e projetos de estudos que contribuam para a formação integrada e para o aprimoramento acadêmico e profissional do estudante na sua área de formação, oportunizando à iniciação em atividades vinculadas à execução de Projetos de Ensino, através de experiências que fortaleçam a articulação entre teoria e prática.
Mais informações sobre os projetos de ensino
Relação de Projetos de ensino vinculados ao curso de Bacharelado em Ciências da Computação
Documentos
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação na Área de Computação
Normas para Uso do Laboratório de Elétrica
Normas para Uso dos Laboratórios de Informática
Disciplinas equivalentes do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica
Plano de Desenvolvimento Institucional - 2019/2023
Organização Didática para Cursos Superiores do IFSP
Calendário Acadêmico Orientativo para o Segundo Semestre de 2024
Eventos
Semana Epitaciana de Computação
A SEC – Semana Epitaciana de Computação, promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio (IFSP-PEP), é um evento voltado para toda a comunidade de Presidente Epitácio e região, cujo principal objetivo é a disseminação de conhecimentos da área de computação.
O evento tem como objetivo consolidar o IFSP-PEP como polo disseminador de conhecimento e cultura na cidade de Presidente Epitácio e região, e que a área de computação seja reconhecida como um importante campo de atuação dos estudantes egressos da instituição.
O evento conta com palestras e mesa redonda, de acordo com a programação disponibilizada, oferendo aos participantes a oportunidade de conhecer novas/consolidadas tecnologias na área de computação. Mais do que uma semana de atividades da área de Ciência da Computação, a SEC traz à comunidade uma experiência com as melhores tecnologias empregadas atualmente no mercado de trabalho e na área científica.
SEC - SEMANA EPITACIANA DE COMPUTAÇÃO
III Semana Epitaciana de Computação (III SEC 2022), de 06 a 10 de junho de 2022.
II Semana Epitaciana de Computação (II SEC 2021), de 24 a 28 de maio de 2021.
I Semana Epitaciana de Computação (SEC 2019), de 6 a 10 de maio de 2019.
Visitas Técnicas
Contato
Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
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Coordenador do curso: Prof. Dr. André Luís Olivete
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