Projetos de Ensino
Bolsa de Ensino
As Bolsas de Ensino, modalidade do “Programa de Bolsas Discentes”, destinam-se eminentemente a estudantes regularmente matriculados/as e visa apoiar a participação dos discentes em atividades acadêmicas de ensino e projetos de estudos que contribuam para a formação integrada e para o aprimoramento acadêmico e profissional do estudante na sua área de formação, oportunizando a iniciação em atividades vinculadas à execução de Projetos de Ensino, através de experiências que fortaleçam a articulação entre teoria e prática.
Os projetos, aprovados na seleção do Edital DRG-PEP n.º 081/2022, contemplados com bolsas para o ano de 2023 serão os seguintes:
Projeto de Ensino – 2023 (Março a novembro)
|
Professor responsável
|
Vagas para Bolsas
|
Projeto E: "Tópicos de Matemática Escolar (TO.MAT.E): Cursos Técnicos Integrados em Informática e Mecatrônica" Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Técnico em Informática/Mecatrônica Int. ao Ensino Médio : Estar cursando o 3º ano do Ensino Médio no ano de 2023 e (ii) apresentar média superior a 8,0 pontos nas disciplinas de Matemática, do 1° e 2° anos, cursados em 2021 e 2022, respectivamente. Bacharelado em Ciência da Computação: Estar cursando o 3º ano do referido curso em 2023 e (ii) Ter obtido a aprovação nas disciplinas “Fundamentos de Matemática”, “Lógica” e “Matemática Discreta” já cursadas. Bacharelado em Engenharia Elétrica: Estar cursando o 3º ano do referido curso em 2023 e (ii) Ter obtido a aprovação nas disciplinas “Cálculo I”, “Física I” e “Geometria Analítica e Álgebra Linear” já cursadas.
|
Diego Nunes da Silva |
* A definir
|
Projeto D "Monitoria em Língua Portuguesa: Leituras, produções de texto e revisões de conceitos" Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Licenciatura em Letras Português/Inglês: Leitura e Produção de textos Leitura e Produção de textos acadêmicos Língua Portuguesa: história e palavras Língua Portuguesa: estudos da oração Psicologia da educação Sociologia da educação
|
Maria Alzira de Souza Santos |
* A definir
|
Projeto H: "Monitoria em linguagens de programação comerciais – Java/PHP" Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Bacharelado em Ciência da Computação: FP1C4 - Ferramentas de Programação I TPRC0 - Tópicos em Programação Técnico Integrado em Informática: LP2 - Linguagem de Programação II
|
André Luís Olivete |
* A definir
|
Projeto J: "Fundamentos de Matemática para os Cursos Superiores de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica" Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica. Ter cursado Cálculo I e Cálculo II com aprovação e média superior à 7,0. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Ter obtido a aprovação nas disciplinas Fundamentos de Matemática e Cálculo I com aprovação e média superior à 7,0.
|
Marcos do Nascimento |
* A definir |
Projeto L: "Estudo, Planejamento e Implementação de competições científicas de Matemática no campus IFSP/PEP – EπMAT" Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. (i) Estar cursando o 3º Ano do Ensino Médio no ano de 2023 e (ii) apresentar média superior a 8,0 pontos na disciplina de Matemática nos 1º e 2º anos cursadas nos anos anteriores. Curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio. (i) Estar cursando o 3º Ano do Ensino Médio no ano de 2023 e (ii) apresentar média superior a 8,0 pontos na disciplina de Matemática nos 1º e 2º anos cursadas nos anos anteriores. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. (i) Estar cursando o 3º semestre do referido curso em 2023 e (ii) Ter obtido a aprovação nas disciplinas “Fundamentos de Matemática”, “Lógica” e “Matemática Discreta” já cursadas.
|
Enio Freire de Paula |
* A definir
|
Projeto I: Utilização de Ferramentas e Metodologias Alternativas no Processo Ensino Aprendizagem da Lógica de Programação Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Bacharelado em Ciência da Computação Algoritmos e Programação II - AP2C2 Bacharelado em Engenharia Elétrica Programação II
|
André Luís Olivete |
* A definir |
Projeto N: Monitoria de componentes curriculares na área de eletrotécnica para atender o nível técnico e superior. Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica: Circuitos Elétricos I Circuitos Elétricos II
|
Leonardo Ataide Carniato |
* A definir
|
Projeto G: Monitoria do Curso Técnico em Edificações, Técnico em Design de Interiores e Engenharia Elétrica do Campus Presidente Epitácio. Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Curso Técnico em Edificações: Desenho Técnico (DETC1) Desenho da Construção Civil 1 (DCCC2) Topografia 1 (TPOC1) Resistência Dos Materiais I (RESC1) Curso Engenharia Elétrica Desenho Técnico (DETL1) Desenho Aplicado à Engenharia Elétrica (DAEL2)
|
Bruno do Vale Silva |
* A definir
|
Projeto K: Monitoria de matemática para alunos dos Cursos Técnicos Subsequentes/Concomitantes e Cursos Superiores noturnos. Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Bacharelado em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação: Cáculo I (Com aprovação e média superior à 7,00) Tecnologia em Processos Gerenciais: Matemática Aplicada e Matemática Financeira (Com aprovação e média superior à 7,00)
|
Marcos do Nascimento |
* A definir
|
Projeto C - Monitoria em Estrutura de Dados. Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Bacharelado em Ciência da Computação: Estrutura de Dados I – ED1C3 (cursado) Algoritmos e Programação I – AP1C1(cursado) Algoritmos e Programação II – AP2C2 (cursado)
|
Marcelo Roberto Zorzan |
* A definir
|
Projeto F - "AbraçAR-TE: construindo sonhos" Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio ou Curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio: (i) Estar cursando a partir do 3° ano, no ano de 2023; (ii) Ter sido aprovado em ART (1) ou LIA e estar cursando ART(3). Curso Licenciatura em Pedagogia: (i) Tenha sido aprovado(a) na disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino da Arte, do curso de Licenciatura em Pedagogia; OU (ii) Caso seja egresso(a) de curso técnico integrado ao Ensino Médio do IFSP/PEP, entre os anos de 2019 a 2022, matriculado/a em qualquer semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia, mesmo que ainda não tenha cursado a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino da Arte. Curso Licenciatura em Letras: (i) Somente caso seja egresso(a) de curso técnico integrado ao Ensino Médio do IFSP/PEP, entre os anos de 2019 a 2022, matriculado(a) em qualquer semestre do curso de Licenciatura em Letras. |
Monique Priscila de Abreu Reis |
*A definir |
Projeto B: "Monitoria em Informática Aplicada" Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Curso Técnico em Administração: Informática Aplicada IAPA1 (cursado), ou; Curso Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Algoritmo Lógica de Programação – LOPA1 (cursado), ou; Curso Bach. em Ciência da Computação Programação I – AP1C1 (cursando ou cursado)
|
Marcelo Roberto Zorzan |
* A definir
|
Projeto M: "Monitoria em Análises Contábeis" Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Técnico em Administração Contabilidade – (CONA1) (cursado), ou; Administração Financeira (FINA3) (cursado), ou (cursando) ou; Bacharel em Engenharia Elétrica Economia e Finanças – EFNL8 (cursado), ou; Tecnólogo em Processos Gerenciais Análise das Demonstrações Contábeis (cursado) ou (cursando).
|
Antonio Marcos Tomé |
* A definir
|
Projeto A: "Monitoria de componentes curriculares na área de eletrônica e automação." Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Bacharelado em Engenharia Elétrica Eletrônica de Potência I Eletrônica de Potência II Introdução aos Sistemas de Controle Eletrônica Digital I Eletrônica Digital II Eletrônica Analógica I Eletrônica Analógica II Sistemas Microcontrolados
|
Fernando Barros Rodrigues
|
* A definir
|
Projeto O: "Laboratório de ensino de Química: Teoria e prática na construção de uma aprendizagem significativa." Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Ensino médio integrado a mecatrônica ou a informática: QUI-1 MAT-1 LPR-1
|
Fernanda Christina Bottega |
* A definir
|
Projeto P: "Da realidade concreta à realidade representada: uma proposta pedagógica de leitura crítica do espaço vivido e percebido." Disciplina(s) que o candidato deva estar cursando ou já ter cursado: Técnico integrado em mecatrônica ou a informática: Geografia (GEO I) Licenciatura em Pedagogia: Fundamentos e Metodologias do ensino de Geografia I (FG1P5)
|
Marcos Roberto Pavani |
* A definir
|
Clique nos itens a baixo para maiores informações:
Bolsa Ensino:
Reajuste valor bolsa ensino 2023
Editais e Portarias
Bolsa Ensino: PORTARIA Nº 1254, DE 27 DE MARÇO DE 2013
Edital para Seleção de Projetos de ensino 2023
Edital para seleção de bolsistas 2023
Comunicado CSP-PEP nº 04/2023 – Errata Edital nº 02/2023
Projetos Inscritos e Classificados – Bolsa Ensino 2023
Comunicado CSP-PEP nº 01/2023: Classificação Projetos de Ensino e Orçamento Bolsa de Ensino 2023
Para iniciar as atividades:
Relatórios
Modelo Novo - Relatório de frequência e atividade bolsa ensino 2023
Modalidade Voluntária
Projeto de Ensino é toda ação que no âmbito do IFSP visa a colaborar na melhoraria dos processos de ensino e aprendizagem, propiciar melhores condições de permanência aos estudantes, bem como apoiar a participação dos(as) educandos(as) em atividades acadêmicas de ensino e projetos de estudos que contribuam para a formação integrada e para o aprimoramento acadêmico e profissional do(a) estudante na sua área de formação, oportunizando aos(às) discentes a iniciação em atividades vinculadas e experiências que fortaleçam a articulação entre teoria e prática.
Projetos inscritos para 2023:
Redes Sociais