Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coord. de Tecnologia da Informação (CTI) > FAQ - Perguntas e respostas > Últimas notícias > I Jornada do GEPPES discute letramento literário e práticas de leitura na escola
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

I Jornada do GEPPES discute letramento literário e práticas de leitura na escola

Evento reúne especialistas, escritores e professores em uma semana de palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e oficinas

  • Publicado: Terça, 21 de Outubro de 2025, 18h54
  • Última atualização em Terça, 21 de Outubro de 2025, 19h25

Entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025, das 19h às 22h30, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio promove a I Jornada do GEPPES: Letramento Literário – saberes e práticas, um evento que promete mobilizar professores, estudantes e toda a comunidade interessada na formação de leitores e no ensino de literatura.

Com uma programação diversificada e de alto nível, o evento será realizado no auditório do SESI e no IFSP, reunindo pesquisadores, escritores premiados, artistas e educadores para discutir as múltiplas dimensões da leitura literária na escola.

A Jornada é organizada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (GEPPES) e coordenada pelas professoras Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Dra. Tamara de Lima, ambas docentes do IFSP e líderes do grupo.

 

🎓 Confira a programação do evento:

A abertura oficial ocorre no auditório do Sesi, na segunda-feira, 3 de novembro, com boas-vindas institucionais, com uma apresentação cultural de dança dirigida por Natal Bispo (com o grupo Nathy Dance) e a palestra da Dra. Vania Kelen Belão Vagula, especialista em ensino e aprendizagem, que abordará o tema “A leitura literária e os espaços de mediação na escola”.

 

Vania Kelen Belão Vagula é doutora em Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente atua como coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, avaliar, leitura, formação de professores e aprender. 

 

Na terça-feira, 4 de novembro, no Sesi, o destaque é a mesa-redonda “Práticas de Ensino de Literatura na Educação Básica”, mediada pela Dra. Maria Alzira de Souza Santos, professora do IFSP e pesquisadora do GEPPES. As falas de Elisabeth Campos de Oliveira Carvalho e Fernando Marcelo Olmo apresentarão experiências inspiradoras de incentivo à leitura e de valorização da escrita escolar como expressão identitária. Além disso, haverá uma encenação de um trecho da obra O auto da compadecida, com a atriz e diretora de teatro Fernanda Porcel (que estará acompanhada por outros atores).

 

Maria Alzira de Souza Santos possui bacharelado e licenciatura em Letras Português e em Letras Espanhol; mestrado e doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes), na linha de pesquisa Ensino, leitura, literatura e sociedade. Atualmente é professora E.B.T.T. no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus de Presidente Epitácio e tem experiência na área de Letras.

Elisabeth Campos de Oliveira Carvalho é professora da Rede Estadual desde 2005, especialista em Ciências e Matemática, pedagoga e atualmente Professora Articuladora da Sala de Leitura Escola Estadual “Consuelo Fernandes de Magalhães Castro”.

Fernando Marcelo Olmo possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau - SP. Especialista na área de Literatura: "O Estudo do Texto", também pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Venceslau - SP. Atualmente é professor de língua materna e língua estrangeira - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação. É professor supervisor dos bolsistas da licenciatura de Letras do IFSP, campus de Presidente Epitácio - SP, vinculado ao PIBID da CAPES.

 

A quarta-feira, 5 de novembro, será marcada por um momento especial no Sesi: o lançamento do livro “Práticas de letramento literário: uma ação formativa com professores de sala de leitura”, das organizadoras Dra. Gislene Barbosa e Dra. Tamara de Lima. A noite contará ainda com palestras, exposição de arte e apresentação musical, celebrando a integração entre literatura e outras linguagens artísticas. Haverá a apresentação musical: Moro na beira do rio, com Romualdo Susuki – professor de música, formado em violão clássico e compositor. Também a Exposição de arte: As belezas epitacianas – do artista plástico Josinaldo Ferreira Barbosa. 

Gislene Aparecida da Silva Barbosa é licenciada em Letras, mestra e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio. Coordenadora da pesquisa “Formação continuada de professores da sala de leitura: estratégias e práticas de letramento literário na escola”. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes). Coordenadora de área do PIBID Letras. Tem experiência na área de Letras e na área de Educação. Atua na formação inicial e continuada de professores com ensino de leitura, literatura e língua materna. 

Tamara de Lima é licenciada em História e Pedagogia, doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio, atuando nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa e Inovação (CPI). Segunda líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Política, Educação e Sociedade (Geppes). Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: história da educação, formação e trabalho docente, políticas de valorização docente, narrativas de professores, permanência e abandono da docência, história da profissão docente.

 

Na quinta-feira, 6 de novembro, ainda no Sesi, o renomado escritor e ilustrador Ricardo Azevedo — múltiplo vencedor do Prêmio Jabuti — conduzirá a palestra “Duas palavras sobre ficção, sociedade, escola e utopia”. Autor de livros publicados no Brasil e no exterior, Azevedo discutirá a importância da ficção e da literatura como ferramentas de transformação social. Haverá sessão de autógrafos e fotos com o autor, além de uma apresentação musical com a artista Hadassa Barbosa.

   

Ricardo Azevedo é escritor e ilustrador. Tem livros publicados por diversas editoras, inclusive na Alemanha, França, México, Costa Rica, Portugal e Holanda. Autor de Ninguém sabe o que é um poema, O livro das palavras, O sábio ao contrário, Caderno veloz de anotações, poemas e desenhos, Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões, Trago na boca a memória do meu fim e Um peixe boiando no ar, entre outros livros. Ganhou várias vezes o prêmio Jabuti com Dezenove poemas desengonçados e Fragosas brenhas do mataréu entre outros. É doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (autor de Abençoado e danado do samba – Um estudo sobre o discurso popular, Edusp – Prêmio Senador José Ermírio de Moraes da ABL 2014 e Prêmio Jabuti Teoria e Crítica Literária 2014). Pesquisador na área da cultura popular.

Site: www.ricardoazevedo.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/rjdazevedo

Instagram: ricardo.azevedo.az

 

✍️ Oficinas práticas encerram a programação

Encerrando a Jornada, na sexta-feira, 7 de novembro, o campus do IFSP sediará uma série de oficinas simultâneas voltadas à formação docente e à mediação de leitura. As atividades abordarão temas como:

 

  • Oficina 1 – sala B104 – campus IFSP - Temas delicados na literatura infantil: a morte como possibilidade de letramento literário, com Juliane Francischeti Martins;

A oficina propõe uma reflexão sensível sobre como a literatura pode abordar questões consideradas tabus, em especial a morte, ampliando as possibilidades de mediação leitora na escola. A atividade articula teoria e prática por meio de dinâmicas, jogos e leitura de obras literárias, oferecendo aos participantes repertórios e estratégias pedagógicas para tratar do tema de forma ética, estética e adequada às diferentes faixas etárias.

Juliane Francischeti Martins é doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (FCT-UNESP) Campus de Presidente Prudente (2020), com Mestrado na mesma instituição (2015). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e graduação em Letras pela FAPEPE (2014).Atuou como Professora da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de exercer a função de Orientadora Pedagógica na rede municipal de Presidente Prudente-SP. Atualmente, é Diretora de Escola no mesmo município, com experiência em instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental.Participou ativamente de projetos relacionados às Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares do município de Presidente Prudente e é uma das idealizadoras e fundadoras da Bebeteca Municipal Mauro Crivelin Martos Neto, localizada no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente-SP. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem nos seguintes temas: produção textual, literatura infantojuvenil, contação de histórias, bibliotecas escolares e bebeteca. Em 2024, atuou como Formadora Estadual do LEEI Sudeste (Leitura e Escrita na Educação Infantil).É membro do grupo de pesquisa "Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário" (PROLELI).

 

  • Oficina 2 – sala B107 – campus IFSP - Ateliê da palavra: narração de histórias para as infâncias, com Valéria Santos;

Palavras que saem da boca e tocam os ouvidos. Palavras que saem do lápis e repousam no papel, eternizando-se no tempo. Com o objetivo de promover o contato dos participantes com a arte da palavra para as infâncias, tanto a oral quanto a escrita, a oficina abordará de maneira lúdica, poética, sonora e sensorial as várias possibilidades de se criar e compartilhar histórias em sala de aula.

Artista da palavra e cidadã do mundo. Valéria Santos é atriz, narradora de histórias, arte-educadora, mediadora de leitura e escritora. Pesquisa as infâncias, a arte da palavra e a Literatura Infantil. Possui formação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Presidente Prudente, e especialização em Narração de Histórias pel’A Casa Tombada. Foi pesquisadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” – CELLIJ e parecerista de Literatura do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE - 2015, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC). Participou, dentre outras publicações, como uma das autoras e organizadoras do livro “A Arte Narrativa na Infância: práticas para o teatro da leitura e a contação de histórias”, 2015, Editora Mercado das Letras. Atua como artista educadora da linguagem de Literatura no Programa de Iniciação Artística- PIÁ, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, desde 2022.



  • Oficina 3 - sala B108 – campus IFSP - Trilhas e caminhos para o letramento literário, com Heloiza de Souza Moreno;

A oficina tem como intuito promover a reflexão da importância da leitura literária na formação e humanização do cidadão que se pretende formar, refletir acerca do espaço que a literatura ocupa no atual cenário educacional, sensibilizar acerca do tratamento dado ao texto literário e apresentar alternativas metodológicas para docentes na promoção do letramento de leitores literários. A atividade tem como principal referencial teórico o “Método recepcional” das autoras Bordini e Aguiar (1988).

Heloiza de Souza Moreno é mestra em Letras, área de concentração literatura e ensino da língua materna, pela UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Graduada em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Presidente Epitácio (2006). Atualmente é professora da Secretaria de Educação do estado de São Paulo.

 

  • Oficina 4 – sala B109 – campus IFSP - Criação de livro literário artesanal, com Diego Durães Ferreira

Nesta oficina, os participantes serão convidados a produzir, de forma artesanal, um livro literário, por meio de recursos e instrumentos diversos.

Diedo Durães Ferreira possui graduação em Letras pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) com habilitação em Espanhol, pela Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE), com habilitação em Língua Inglesa e Pedagogia pela (UNESP). Também possui formação em Arte pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Pós-graduado em Arte e Educação e em Formação de Contadores de História. Atualmente é professor titular de Educação Básica II e III na Rede SESI-SP. Atua também como docente de Educação Básica no Colégio Esquema Único de Presidente Prudente, em turmas de cursinho pré-vestibular. Atua também na educação básica, na rede pública estadual, com aulas de Língua Portuguesa, como também na formação de professores, em cargo denominado PAC (Professor de Apoio ao Currículo). É avaliador de redações do ENEM. Participou do programa MAIS EDUCAÇÃO como Professor Orientador da Aprendizagem. Participou de projeto de pesquisa em Núcleo de Ensino e como pesquisador de processos históricos como bolsista. Possui o selo Microsoft Educator. Também possui título como especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologia Educacional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É mestre pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).

 

  • Oficina 5 – sala D101 – campus IFSP - Leitura literária e multiletramentos, com Regiane Cavalcanti Caldeira Rocha;

A oficina oferecerá uma experiência para unir a leitura literária às linguagens contemporâneas. Por meio de textos literários/experiências literárias, os participantes serão estimulados a criar versões em formatos diversos — como produções visuais, sonoras e digitais —, refletindo sobre como os multiletramentos podem ampliar o significado, o impacto e a vivência estética da literatura no ambiente escolar. A proposta pretende inspirar práticas criativas para a Sala de Leitura e fortalecer o protagonismo dos estudantes como leitores.

(Para atuantes no Ensino Fundamental II e Médio)

Regiane C. Caldeira Rocha possui graduação em Letras pela Faculdade de Presidente Prudente (2010), Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015), concluiu Mestrado Profissional na Universidade Estadual de Maringá (ProfLetras/UEM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Já trabalhou na área de Ensino de Língua Estrangeira (Inglês), mas se dedica ao ensino de Língua Portuguesa, com ênfase em Língua Portuguesa, Gramática, Leitura e Produção de Textos e Literatura, tanto no Ensino Fundamental II quanto no Ensino Médio. É professora de Educação Básica II - rede pública do estado de São Paulo, também leciona na rede privada.

 

  • Oficina 6 – sala D102 – campus IFSP - Quem conta um conto, aumenta um ponto: as artimanhas da narrativa, com Ana Paula Carneiro;

Esta oficina propõe uma imersão na arte de contar histórias e da mediação de leitura, articulando teoria e prática refletindo sobre a potência da oralidade e do texto literário no contato com as infâncias. A proposta é ampliar o olhar sobre a contação de histórias e da mediação de leitura como linguagem artística, capaz de mobilizar afetos, despertar memórias e criar encontros significativos entre narrador e ouvinte.

Ana Paula Carneiro é doutoranda do Programa de Pós-Graduação da UNESP, pós-graduada em narração artística pela A Casa Tombada e Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2020), pós-graduanda em O livro para Infância pela A Casa Tombada. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade - UNESP (2006). Professora dos anos iniciais do ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente. Formadora Municipal do LEEI. Membro da comissão avaliadora Proac 24/2022 e 23/2023. Tem experiência na área de Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infantil, formação do leitor literário, narração/contação de histórias e mediação de leitura.

 

  • Oficina 7 – sala D105 – campus IFSP - Leitura: saberes, vivências e práticas, com Marli Oliveira Geraldo.

A oficina tematizará o procedimento da leitura compartilhada de alguns gêneros: conto literário, poema e imagem de mesmo tema tem o objetivo de desenvolver habilidades de leitura do texto literário com foco em procedimentos antes, durante e depois da leitura.

Marli de Oliveira Geraldo é mestra em Educação pela Universidade Paulista, UNESP (2021). Possui Graduação em Letras (1998) e em Pedagogia (2001) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Venceslau - FAFIPREV. Tem Pós-Graduação, lato sensu em Leitura e produção de textos pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2000); Pós-Graduação lato sensu - Modalidade de especialização em Língua Portuguesa para professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, do programa REDEFOR - Rede de formação de professores pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012). Atualmente é PEC (Professor Especialista em Currículo) na Unidade Regional de Ensino de Santo Anastácio. Tem experiência na área de Educação com a formação de professores.

 

Essas oficinas, conduzidas por especialistas e professores experientes, convidam os participantes a vivenciar práticas inovadoras, criativas e afetivas de mediação literária.

A inscrição para as oficinas será realizada no dia 7 de novembro, às 19h, no campus do IFSP. Cada oficina comportará até 32 participantes. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e manifestação de interesse. Para participar das oficinas é obrigatório estar inscrito na I Jornada do Geppes.

📅 Período: de 3 a 7 de novembro de 2025

📍 Locais: Auditório do SESI e IFSP – Campus Presidente Epitácio
🎓 Público-alvo: professores, estudantes, gestores escolares, mediadores de leitura e demais interessados em educação e literatura.

 

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. A inscrição para o evento serão liberadas em breve! Acompanhe as redes sociais do IFSP campus Presidente Epitácio:

 ifsp.epitácio

Haverá certificação de 20h para os inscritos que efetivamente participarem do evento.

Apoio:

🌟 Participe!

Venha refletir, dialogar e celebrar o poder transformador da leitura literária.
Inscreva-se e garanta sua participação na I Jornada do GEPPES!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página