Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PEP News > Boletim PEP News: Quinta Edição
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Boletim PEP News: Quinta Edição

Boletim de Comunicação Interna direcionado aos(às) servidores(as) e colaboradores(as) do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio. Ano I, Edição n° 5. Presidente Epitácio, 21 de julho de 2021.

  • Publicado: Quarta, 21 de Julho de 2021, 06h59
  • Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 19h57
imagem sem descrição.

 

1. Visita do Reitor ao Câmpus PEP

No dia 1° de julho, o câmpus recebeu a visita do Reitor Silmário Batista dos Santos e da comitiva composta pelo Pró-Reitor de Ensino (Carlos Eduardo Pinto Procópio), Pró-Reitor de Administração (José Roberto da Silva), Diretor de Relações Internacionais (Eduardo Antônio Modena) e Diretor de Infraestrutura e Expansão (Fernando Gomes). A comitiva realizou reunião presencial com a direção do câmpus e participou de uma reunião virtual com os servidores do IFSP-PEP.
Os docentes e servidores técnico-administrativos puderam enviar previamente perguntas, as quais foram respondidas e debatidas pelo reitor e equipe na webconferência.

 

 

 

 

2. Discussões relativas à Portaria 983 do MEC

No dia 08 de julho, os servidores docentes do câmpus foram convocados para uma reunião, que teve como pauta a Portaria nº 983, de 18 de novembro de 2020; Instrução Normativa PRE IFSP nº 06, de 22 de junho de 2021 (reformulação dos integrados), além de um Comunicado sobre a interrupção dos serviços da Microsoft. Os presentes puderam discutir os impactos das mudanças na carreira do Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e o cenário do câmpus neste contexto.

 

3. Não-abertura do Curso Técnico em Agrimensura

Foi encaminhado para a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) o processo de justificativa pela não-abertura do Curso Técnico em Agrimensura. O pedido e a justificativa, apresentados pelos professores da área, foram aprovados pela Comissão para Elaboração e Implementação de Projetos Pedagógicos de Cursos da Educação Básica (CEIC) do referido curso e pelo Conselho de Câmpus (CONCAM).

 

4. Discussões sobre ofertas de cursos e vagas para o Câmpus PEP

Destacam-se que as discussões sobre a oferta de cursos e vagas no Câmpus PEP serão retomadas no contexto da comissão local do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). As atividades da comissão local do PDI, cujos membros são definidos pela Portaria PEP 200/2021, já se iniciaram com o levantamento das ações previstas e realizadas no plano anterior. No segundo semestre de 2021, estão previstas discussões com a comunidade interna e externa acerca da possibilidade de abertura de novos cursos, levando em consideração aspectos como a infraestrutura, público-alvo, relação com o arranjo produtivo local, formação dos docentes, dentre outros.

 

5. Formação Continuada: “Processos de compras no Câmpus PEP”

No dia 14 de julho, a Equipe de Formação Continuada realizou a webconferência intitulada “Processo de compras no câmpus PEP”, tendo como palestrante o Professor Alexandre Ataíde Carniato. Na oportunidade, foram esclarecidos os trâmites necessários para aquisições de materiais, com explicação sobre as etapas a serem seguidas. Com esta formação, espera-se que a comunidade interna do câmpus tenha maior familiaridade e participação em futuros projetos de aquisição e contratação no câmpus.
Um fluxo de aquisições está em fase de operação, o qual define prazos para a execução de cada etapa. Na última segunda-feira, 19/07, foi realizada uma reunião para definição de prioridades de aquisição, considerando critérios discutidos em conjunto com toda a gestão do câmpus (diretores e coordenadores).
Em momento oportuno, as coordenadorias serão orientadas a respeito da aquisição de itens que não constam no Plano Anual de Contratações de 2021 e não estão contemplados nas SRPs vigentes.

 

6. Site: Seção “Conheça nossos cursos”

A Comissão de Mídias, em articulação com servidores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e a Comissão de Processo Seletivo Local, publicou uma nova página no site do Câmpus em local de destaque - “Conheça nossos cursos”. Esta ação objetiva contribuir com a consolidação da imagem do IFSP junto à comunidade externa. Nesta página, destaca-se o material gráfico produzido para ilustrar os cursos oferecidos no Câmpus. Também foi incluída descrição sobre as formas de ingresso em cada tipo de curso.

 

 

7. Pep Hour

Na última sexta-feira, 16/07/2021, foi realizado o encontro virtual “Pep Hour”. Realizado através da plataforma meet, teve como tema: "Causos e Histórias dos 10 anos do IFSP Câmpus Presidente Epitácio". Tratou-se de um encontro descontraído de bate-papo informal. Na oportunidade, servidores que ingressaram recentemente no câmpus PEP se apresentaram e também contaram um pouco de suas histórias.

 

8. Oracle Academy

No dia 20/07, a direção do câmpus participou da reunião sobre o Programa Oracle Academy, com a presença de Fabiana Valente - gerente do programa no Brasil. Foram apresentados o contexto e objetivos do programa, que tem como finalidade apoiar o ensino de computação. O programa,global e gratuito, busca parcerias com instituições de ensino, permitindo a capacitação de professores e estudantes, bem como acesso a diferentes licenças de soluções computacionais da empresa Oracle. Mais informações podem ser consultadas no site: https://academy.oracle.com/pt-br/membership-join-oracle-academy.html.

 

9. Conselhos e Reuniões no Encerramento do Semestre Letivo

Foram encaminhadas pela Diretoria Adjunta Educacional as convocações para os conselhos deliberativos dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes, bem como para as “Reuniões de Curso” (conforme orienta a Resolução 85/2021) dos cursos superiores. O cronograma de reuniões pedagógicas das duas últimas semanas letivas do semestre 2021.1 foi atualizado. Um resumo indicativo contendo os horários das reuniões agendadas foi disponibilizado ao corpo docente, via e-mail.

 

10. Saída da Professora Natália Marcondes e Apresentação da Professora Samanta Kasper

No dia 17 de julho, encerrou-se o contrato temporário da Professora Substituta Natalia Marcondes, da área de Construção Civil. Os alunos e professores realizaram uma homenagem à docente durante as apresentações de projetos integradores do Curso Técnico em Edificações. A comunidade do IFSP agradece os excelentes serviços prestados pela professora e deseja sucesso em sua nova jornada!

 

 

No dia 1° de julho teve início o contrato da Professora Substituta Samanta Antunes Kasper, da área de Letras Português/Inglês. A docente foi apresentada para as turmas pelo coordenador Fabrício e pôde se apresentar aos servidores na reunião realizada sobre a Portaria 983. A comunidade do IFSP deseja boas-vindas à Professora Samanta!

 

 

11. IV Semana da Educação abre chamada para submissão de trabalhos

A Comissão Organizadora da IV Semana de Educação e do III Seminário de Estágio, promovidos pelo curso de Licenciatura em Pedagogia, confirma a data do evento para o período de 8 a 11 de setembro de 2021. A temática central do evento que acontece no formato virtual será “Educação como prática de liberdade: por uma Pedagogia da resistência”, homenageando os 100 anos do educador Paulo Freire, patrono da educação no Brasil.

A IV Semana contará com apresentação de trabalhos. As inscrições para a submissão de trabalhos, já estão abertas desde 15 de julho e vão até 15 de agosto de 2021. Maiores informações sobre a submissão de trabalhos podem ser obtidas no site do evento.

 

 

 

Expediente:
Para divulgação no Boletim Informativo PEP News entre em contato pelo endereço: comunica.pep@ifsp.edu.br ou envie sua sugestão de pauta por meio do formulário disponível neste link. O Boletim Informativo "PEP News" é uma publicação da Comissão de Mídias e da Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio.
Encontrou um erro? Reporte-nos pelo e-mail comunica.pep@ifsp.edu.br.

 

  


Acompanhe as Redes Sociais do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio

registrado em:
Fim do conteúdo da página