Comitê para a Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-Racial e de Gênero do IFSP Câmpus Presidente Epitácio
Apresentação e História
O COMITÊ PARA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO DO IFSP nasce da inquietação por parte da comunidade do Câmpus e pelo desejo de que os direitos humanos universais sejam reconhecidos e preservados, acredita-se que por meio da visibilidade e representatividade que o IFSP tem no Município de Presidente Epitácio, possa atuar para a promoção desses direitos que são comuns a todo cidadão. Num momento onde sua violação tem se tornado algo comum e sua luta tão criticada.
O COMITÊ PARA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, DA IGUALDADE ÉTNICO RACIAL E DE GÊNERO é um coletivo formado por representantes dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo e comunidade externa, que tem como missão promover ações que envolvam a alunos/as, servidores/as e comunidade do IFSP Câmpus Presidente Epitácio com intuito de favorecer a formação humana pautada nos princípios de valorização e respeito à diversidade. O Comitê repudia todo e qualquer tipo de violência, preconceito e discriminação e busca contribuir com a transformação da escola em um lugar de liberdade, equidade e respeito.
A partir do Edital 006/2020 foi realizada uma chamada pública para definir a composição do comitê, que contou com a inscrição de membros discentes, docentes e técnico-administrativos. No dia 20 de fevereiro de 2020 através da portaria PEP n° 0090/2020, foram designados os membros do comitê e assim foram dados por iniciados os trabalhos do comitê.
O comitê tem se reunido com periodicidade mensal com o objetivo de desenvolver seu regulamento, e assim ter uma base mais sólida para guiar suas ações. Está em discussão a possibilidade de abertura para novos membros e assim fortalecer ainda mais o comitê.
Desde a primeira reunião o comitê busca assumir o seu posicionamento frente ao desrespeito aos direitos mais básicos à disposição da pessoa humana, e tem realizado campanhas educativas com o objetivo de orientar a pessoa em situação de vulnerabilidade a se proteger em face de iminente violência que possa ser exposta, além disso procura promover reflexão acerca dos direitos sociais e contribui sempre que possível nas ações do Câmpus buscando imprimir o olhar pela garantia de direitos.
Composição
Portaria nº PEP.0431-2020, de 19 de agosto de 2020
Portaria nº PEP.0090-2020, de 20 de fevereiro de 2020
Eventos
Grupo de Estudos para a Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero
O Comitê Lélia Gonzalez realiza ações e estudos para promoção dos direitos humanos, defesa da equidade e valorização das diferenças. Com a intenção de fortalecer as ações e realizar a construção coletiva de conhecimentos sobre as temáticas, de interesse do comitê, com a comunidade acadêmica e com a comunidade da cidade e região, o comitê criou o Grupo de Estudos para a Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero. Este grupo de estudos contará com encontros mensais com a participação de membros(as) do comitê, estudantes e servidores(as) do Instituto Federal de São Paulo Câmpus Presidente Epitácio e com participantes da comunidade externa. Como consta em seu regulamento o Comitê para Promoção dos Direitos Humanos, da Igualdade Étnico-racial e de Gênero é um coletivo formado por representantes dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo e comunidade externa, que tem como missão promover ações que envolvam estudantes, servidores(as) e comunidade do IFSP Câmpus Presidente Epitácio com intuito de favorecer a formação humana, pautada nos princípios de valorização e respeito à diversidade. O Comitê repudia todo e qualquer tipo de violência, preconceito e discriminação e busca contribuir com a transformação da escola em um lugar de liberdade, equidade e respeito (2020. p.1). Neste sentido, a realização dos encontros dos grupos de estudos constitui-se em importante ação de formação para a educação em direitos humanos e para educação para as relações étnico-raciais. Com a realização dos eventos mensais espera-se efetivar o amplo debate sobre os temas de interesse do comitê.
Primeira edição do grupo de estudos: Ciclo de Estudos sobre racismo estrutural
Redes Sociais