Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Tecnologia em Processos Gerenciais > Últimas notícias > Alunos do curso Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) realizaram duas oficinas: Introdução a Linguagem Python e Organizando Estudos com Obsidian
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do curso Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) realizaram duas oficinas: Introdução a Linguagem Python e Organizando Estudos com Obsidian

Alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) realizaram um ciclo de oficinas voltado ao aprimoramento técnico e acadêmico. O evento abordou os temas "Introdução à Linguagem Python" e "Organizando Estudos com Obsidian", com o foco em capacitar os participantes tanto em lógica de programação quanto em gestão de conhecimento. A iniciativa proporcionou o contato prático com ferramentas essenciais para a otimização da rotina de estudos e o desenvolvimento profissional.

  • Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 16h03
  • Última atualização em Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 16h04

Nos dias 5, 12 e 19 de dezembro, o IFSP – Campus Presidente Epitácio abriu suas portas para alunos do ensino médio realizarem a oficina "Introdução à Linguagem Python". A atividade foi ministrada por discentes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e integra o projeto de extensão Disseminação do Ensino de Computação para a Comunidade, com o objetivo de conectar os jovens da região ao ambiente acadêmico e tecnológico do Instituto.

Diante de um cenário onde a transformação digital dita as regras, a iniciativa utilizou a infraestrutura dos laboratórios do IFSP para preparar os estudantes para essa realidade. A proposta, no entanto, foi além da técnica: buscou-se desenvolver estruturalmente o raciocínio lógico dos participantes, competência essencial para a resolução de problemas complexos. Ao desmistificar o Python, uma das linguagens mais valorizadas pelo mercado atual, o projeto teve como foco incentivar o uso contínuo dessa tecnologia, demonstrando como ela pode ser uma ferramenta poderosa e transformadora para o futuro profissional desses jovens.

Durante os encontros, o conteúdo programático foi abrangente e desafiador. Iniciando com a sintaxe básica, entrada e saída de dados e estruturas de controle (decisão e repetição), as aulas avançaram para conceitos mais robustos. Os estudantes aprenderam a manipular estruturas de dados complexas, como tuplas e matrizes, e foram introduzidos aos fundamentos da Programação Orientada a Objetos (POO). Essa profundidade permitiu que os participantes exercitem o pensamento computacional em diferentes níveis de complexidade, compreendendo na prática a versatilidade da linguagem.

Alunos do BCC tirando dúvidas na oficina de Python.

 

Alunos de BCC na oficina sobre Obsidian.

 

Já o segundo ciclo de atividades ocorreu no dia 3, das 14h às 16h, dedicado ao tema “Organizando Estudos com Obsidian”. Com foco na gestão do conhecimento pessoal, a oficina buscou preparar os alunos para utilizarem ferramentas digitais de organização de forma eficiente em suas rotinas acadêmicas.

Além de apresentarem a interface e as funcionalidades do software, os ministrantes ensinaram técnicas de estruturação de notas e conexão de ideias. Ao aprenderem a organizar seus resumos e criar uma base de conhecimento interligada, os estudantes puderam entender como a ferramenta serve de apoio para melhorar a retenção de conteúdo e otimizar o desempenho, tanto nos estudos quanto em futuros desafios profissionais.

 

aplicação da oficina sobre Obsidian

No encerramento das atividades, além da entrega dos certificados, foi aplicado um questionário de feedback abrangendo a oficina realizada. Os resultados foram extremamente positivos, com os participantes indicando que os conteúdos — tanto de programação quanto de organização de estudos — foram de grande valia e aplicabilidade. A avaliação satisfatória evidencia o interesse genuíno dessa geração em se aprofundar nos conceitos e ferramentas que moldam o futuro profissional.

Diante disso, nota-se o reconhecimento da importância do domínio tecnológico no cenário atual. Essas ações estreitaram os laços entre a instituição e a comunidade, incentivando o ingresso em carreiras na área de TI e proporcionando aos discentes do BCC uma oportunidade ímpar de vivenciar a prática docente, experiência essencial para seu desenvolvimento integral.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página