Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Tecnologia em Processos Gerenciais > Últimas notícias > Pibid Letras promove circuito de eventos sobre a educação paulista contemporânea
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pibid Letras promove circuito de eventos sobre a educação paulista contemporânea

Professores da rede estadual que atuam como supervisores do Pibid realizam ações formativas para os alunos bolsistas.

  • Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2024, 16h36
  • Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2024, 16h51
imagem sem descrição.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid – do curso de Letras do IFSP PEP realizou nos dias 2, 9 e 16 de dezembro um circuito de eventos para tematizar os atuais rumos da educação na rede estadual paulista, com destaque para o Programa de Ensino Integral, o uso de plataformas e materiais digitais, e o trabalho com as competências socioemocionais.

O evento, organizado pela professora Gislene Aparecida da Silva Barbosa - que é coordenadora de área do Pibid Letras – contou com rodas de conversa e palestra ministradas por professores experientes da rede estadual, os quais atuam no Pibid na condição de supervisores das ações dos bolsistas nas escolas básicas.

No dia 2 de dezembro, a professora Heloiza de Souza Moreno - formada em Letras e coordenadora da área de linguagens na Escola Estadual Antônio de Carvalho Leitão - conduziu a Roda de conversa: O Programa de Ensino Integral nas escolas paulistas. Ela tematizou o funcionamento do referido programa, bem como algumas das ações que têm sustentado as aulas de Língua Portuguesa, com destaque para as rotinas de ensino, avaliação e recuperação. Heloiza conversou com os alunos de Letras sobre as premissas de tal programa, as rotinas escolares, as formas de planejamento, ação, avaliação e retomada de rumos para garantir o direito à educação.

No dia 9 de dezembro, a professora Luciana Raquel Alves Lopes Duarte - formada em Letras e coordenadora da área de linguagens na Escola Estadual Profa. Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches – proferiu a palestra Era digital nas escolas paulistas - plataformas e materiais didáticos. Luciana, com auxílio de recursos tecnológicos, oportunizou aos estudantes de Letras conhecer as plataformas, as rotinas de utilização delas, a articulação entre as plataformas e os diversos materiais didáticos, bem como as formas de avaliação e recuperação da aprendizagem que estão presentes na atual política pública para a educação do Estado de São Paulo.

No dia 16 de dezembro, o professor Fernando Marcelo Olmo - formado em Letras e atuante na Escola Estadual 18 de Junho – mediou o bate-papo com os alunos de Letras vinculados ao Pibid na Roda de conversa: Competências socioemocionais na perspectiva do Programa de Ensino Integral. Ele enfatizou que tais competências, manifestas, de certa forma, em um dos objetivos da educação nacional e no relatório Delors da educação no século XXI, amparam, no PEI, práticas de acolhimento aos estudantes, atividades de protagonismo juvenil, escolhas pedagógicas e a elaboração de projetos e ações, dessa maneira, conhecê-las e debatê-las é importante no processo de formação inicial de professores.

Para a professora Gislene, a realização do evento é essencial para favorecer o processo de imersão que os pibidianos estão vivendo nas escolas básicas, pois a compreensão dos conceitos, que sustentam as práticas nas escolas, permitirá aos alunos perceberem a intencionalidade do fazer docente e as ações das aulas de língua materna, ampliando no Pibid espaços e textos para a análise e a reflexão sobre a oferta da escolaridade básica.

 

Professora Heloiza de Souza Moreno na roda de conversa sobre as premissas do Programa de Ensino Integral

 

Professora Luciana Raquel Alves Lopes Duarte na palestra que apresentou aos pibidianos os materiais digitais e as plataformas usadas atualmente para ensino na rede estadual

 

Professor Fernando Marcelo Olmo em conversa com os pibidianos sobre as competências socioemocionais

registrado em:
Fim do conteúdo da página