Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Tecnologia em Processos Gerenciais > Últimas notícias > Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) participam da II Feira do Conhecimento na E. E. Antônio de Carvalho Leitão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) participam da II Feira do Conhecimento na E. E. Antônio de Carvalho Leitão

Alunas de Letras atuaram em atividade na área de linguagens e códigos

  • Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2024, 11h23
  • Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2024, 11h26
imagem sem descrição.

No dia 05 de dezembro de 2024, na Escola Estadual Antônio de Carvalho Leitão, em Presidente Epitácio - SP, foi realizada a “II Feira do Conhecimento”, evento que contou com a participação das alunas bolsistas do PIBID Letras, Ana Paula Oliveira, Angela Bonilha, Dandara Silva, Gislene da Silva, Jhennifer Leme, Josefa Ferreira, Marcela Serafim, Marlene Maeda, sob a supervisão da Professora Supervisora Heloiza Moreno.

A Feira do Conhecimento é aberta à comunidade e consiste na divulgação de conhecimento, por meio de experimentos, experiências, bem como de produções artísticas e literárias, nas três áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Ocasião em que os estudantes da escola estadual têm a oportunidade não só de exporem suas atividades, mas também de vivenciarem experiências com a oralidade, nas explicações das atividades e do acolhimento, já que são eles que recebem os visitantes de outras escolas.

A II Feira do Conhecimento faz parte do calendário escolar da E. E. Leitão e é de grande importância para a valorização e reconhecimento do trabalho realizado ao longo do ano. As alunas de Letras, atuantes no PIBID e em fase de imersão nas atividades de aprendizagem ofertadas pela escola, auxiliaram na confecção do painel no qual foram expostos trabalhos realizados pelos estudantes da escola. Houve a leitura da obra da autora Djamila Ribeiro intitulada “Pequeno manual antirracista” que serviu para a reflexão sobre a temática de extrema importância no desenvolvimento sociocultural e emocional dos jovens: respeito à diversidade e combate ao racismo. Os trabalhos expostos o painel foram resultados desse processo reflexivo.

Nesse conceito intercultural, foram abertos espaços para diálogo e apreciação da cultura japonesa, por meio das oficinas de Shodô e Origami, com objetivo de demonstrar a escrita, a língua e a cultura japonesa, o que permitiu aos participantes diálogos interculturais e o reconhecimento de aproximações ou distanciamentos em relação à cultura brasileira e à Língua Portuguesa. Segundo relato da bolsista Marlene Maeda: “participar da Feira do Conhecimento foi uma experiência incrível! Não imaginava que os alunos se interessassem tanto pela cultura oriental, especialmente pelo Shodô. Escrever os nomes de cada um deles foi muito gratificante. É ótimo ajudar a espalhar conhecimento e auxiliar na ampliação cultural”.

Esse primeiro momento tem proporcionado aos alunos bolsistas do PIBID a ambientação no contexto escolar por meio de observação e a oportunidade de gerar vivências que contribuam na formação docente, além de possibilitar experiências valiosas para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, com o planejamento, organização e execução de atividades educacionais, fortalecendo o aprimoramento da comunicação por meio da comunicação com os alunos e com a comunidade escolar.

 

Painel com trabalhos realizados pelos alunos dos 9° anos A e B

 


Oficinas de Origami e Shodô

 

Aluna Marlene Maeda aplicando a oficina de Shodô

 


Alunas Angela Bonilha e Dandara Silva na oficina de Origami com estudantes da escola básica

 


Alunas de Letras e a professora Heloiza Moreno

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página