Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Bacharelado em Ciência da Computação > Últimas notícias > Ações do IFSP no combate ao Coronavírus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ações do IFSP no combate ao Coronavírus

Saiba o que o Instituto Federal de São Paulo tem feito; como você pode ajudar e como pedir ajuda

  • Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 17h34
  • Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 17h35
imagem sem descrição.

A pandemia causada pelo novo coronavírus pôs praticamente o mundo inteiro em isolamento social obrigatório. Devido aos riscos de contaminação, o Instituto Federal de São Paulo suspendeu as atividades acadêmicas presenciais, em todos os seus 36 câmpus, desde o dia 16 de março. Mas apesar da distância física necessária, a comunidade que dá vida ao IFSP está mais unida do que nunca. Neste momento tão difícil, a Instituição tem lutado em várias frentes no combate a esse inimigo invisível, colocando a serviço da sociedade o seu conhecimento e expertise, conquistados com o suor de cada servidor e aluno.

Produção e doação de álcool 70°, protetores faciais e máscaras de TNT para instituições da área de saúde

O Instituto Federal de São Paulo, a exemplo de toda a rede federal de ensino, está se empenhando para dar toda a assistência necessária aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate. O IFSP, por meio de uma ação da Agência de Inovação (Inova) e da pró-reitoria de Administração, está produzindo protetores faciais em escala. De acordo com a Inova, a previsão é que pelo menos 10 mil protetores sejam repassados aos câmpus, para que estes os encaminhem a instituições regionais de saúde que trabalham diretamente no combate ao coronavírus.

A maioria dos câmpus, por meio de parcerias com empresas locais e em ações solidárias junto com a sociedade civil, também tem produzido e doado protetores faciais e máscaras de TNT e tecido. Esses EPIs são produzidos a partir das impressoras 3D e máquinas de corte a laser dos câmpus, por meio do trabalho de servidores, alunos e voluntários da comunidade.

O pró-reitor de Administração do IFSP, Silmário Batista dos Santos, afirmou que a hora é de unir forças. "Neste momento os câmpus demonstram união, empenho e solidariedade, aliados ao conhecimento em benefício de todos. Vamos juntos vencer e superar esta fase e fazer o IFSP mais forte", disse.

No início de abril, o IFSP conquistou uma emenda parlamentar no valor de 250 mil reais, recursos que serão investidos na produção de 30 mil litros de álcool gel 70%, que será distribuído entre os 36 câmpus da Instituição. Mesmo antes disso, o Instituto havia recebido a doação de cinco mil litros de álcool anidro. Os câmpus Barretos, Matão, Suzano, Itapetininga e São Paulo participam do trabalho de pesquisa, produção, embalagem, rotulagem, controle de qualidade e logística de distribuição do material. Já foram doados 400 litros de álcool líquido glicerinado,  ao Hospital Universitário da UFSCar, em São Carlos e 400 litros para o Hospital Universitário da Unifesp. O Câmpus Matão entregou 750 litros para instituições de saúde da cidade.

Outros hospitais públicos e universitários e instituições como prefeituras e órgãos de saúde, além de comunidades carentes do estado de São Paulo, também receberão o produto. Os alunos do IFSP atendidos pela Assistência Estudantil receberão o álcool gel, de modo a facilitar a ação profilática entre suas famílias.

Para fazer uma doação de matéria-prima ou receber a doação dos itens produzidos pelo IFSP, os interessados devem entrar em contato por meio do Comitê de Crise do IFSP: comitedecrise@ifsp.edu.br. 

Conserto de respiradores

Alguns câmpus do IFSP, a exemplo de Boituva, São Paulo, Presidente Epitácio e São João da Boa Vista estão realizando a manutenção e conserto de respiradores. As instituições de saúde que precisarem desses serviços podem entrar em contato diretamente com os câmpus ou enviar e-mail para o Comitê de Crise.

Doações de alimentos

O isolamento e a redução das atividades econômicas têm acentuado as dificuldades sociais de diversas famílias brasileiras. Como forma de amenizar o problema, vários câmpus do IFSP estão organizando ações solidárias para arrecadação e doação de alimentos a alunos em situação de vulnerabilidade. Também há ações pensadas para colaborar com instituições que atendem crianças, adultos e idosos vulneráveis.

Além das campanhas de arrecadação, a reitoria do IFSP está analisando, juntamente com os câmpus, a possibilidade de utilização dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2020 para a aquisição de alimentos a serem doados.

Editais Institucionais e Desafio de Inovação

O mais recente edital lançado pelo IFSP para contribuir no sentido de conter a pandemia do coronavírus é o 156/2020, que tem como objetivo fomentar a produção de máscaras de TNT (Tecido Não Tecido) por costureiros (pessoa física) de confecção a serem distribuídas para uso pela população em situação de vulnerabilidade social e econômica e entre os servidores públicos das áreas administrativas dos órgãos. Serão credenciados até 11 costureiros pessoas físicas, com residência no município de São Paulo, e até dois cortadores de tecido com respectivo auxiliar de corte.

O IFSP, por meio da pró-reitoria de Extensão (PRX), lançou uma chamada pública para levantamento de demandas de prefeituras e hospitais em busca de soluções tecnológicas e apoio nas ações de combate ao coronavírus. As propostas devem ser apresentadas até 30 de junho, em formulário específico disponível no endereço http://limesurvey.ifsp.edu.br/index.php/583859/lang-pt-BR.

A PRX também está com inscrições abertas para um edital de fomento para projetos de extensão, articulados com o ensino e a pesquisa, com o aporte de recursos institucionais para o enfrentamento de impactos econômicos ocasionados pela pandemia de coronavírus. Serão fomentados dez projetos, que propiciem a articulação da comunidade acadêmica com trabalhadores autônomos, microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e pequenas e médias empresas (PME) do entorno dos câmpus.

A pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) e a Agência de Inovação do IFSP (Inova) estão recebendo inscrições para o Edital nº 155/2020, que tem como objetivo identificar propostas de projetos de pesquisa e/ou inovação ligados à prevenção do Covid-19 que possam ser submetidas como propostas institucionais do IFSP para chamadas que assim o exigirem.

Também estão abertas as inscrições para o 4º Desafio de Inovação, que neste ano traz um hackathon virtual com o tema “Hackorona: hackeando a crise, salvando negócios”. Em 2020, o Desafio conta com o apoio da empresa Kaptiva, fundada por um ex-aluno do IFSP, Irandy Marcos da Cruz. A empresa apoiadora oferecerá mentoria e auxiliará na parte de identidade visual, além de disponibilizar a solução desenvolvida em um servidor Web.

É requisito para participar do Desafio que a equipe elabore uma solução de software que tenha como princípio a minimização do impacto negativo que a pandemia do Covid-19 está causando nos negócios.

Atividades virtuais

Mesmo com as aulas suspensas, os servidores do IFSP têm buscado manter contato com os alunos, incentivando os estudos em casa de modo que não fiquem tão prejudicados quando retornarem às aulas presenciais. Os câmpus têm utilizado as redes sociais e plataformas digitais como o YouTube para realizar atividades interdisciplinares, por meio de lives temáticas, cinedebates, saraus virtuais, compartilhamento de notícias, projetos literários e clubes de leituras. A Assessoria de Comunicação do IFSP realiza, por meio das redes sociais, a ação #FicaEmCasa #FicaADica, na qual servidores do Instituto trazem diversas sugestões, que incluem materiais de estudo, livros, sites, canais e podcasts com conteúdo educativo e de entretenimento para o período de quarentena.

Acolhimento e apoio psicológico

Preocupados com a saúde mental dos nossos discentes, os psicólogos, bibliotecários e tantos outros profissionais do IFSP estão oferecendo suporte à comunidade interna e também externa do entorno dos 36 câmpus, por meio de redes sociais e outras ferramentas de comunicação. Para ficar por dentro das ações que estão sendo planejadas e realizadas em seus câmpus, os estudantes devem procurar a equipe sociopedagógica (CSP) local, ou o setor equivalente de apoio aos alunos.

Câmpus

Ações

Araraquara

Produção de protetor facial

Atividades online

Ações de acolhimento

Avaré

Produção de máscaras e protetores faciais

Produção de álcool 70°

Atividades online

Ações de acolhimento

Barretos

Produção álcool 70°

Doação de alimentos

Ações de acolhimento

Atividades online

Birigui

Produção de protetores faciais

Atividades online

Atividades online

Ações de acolhimento

Boituva

Produção de protetores faciais e máscaras

Atividades online

Ações de acolhimento

Conserto de respiradores

Bragança Paulista

Produção de protetores faciais e máscaras

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Campinas

Produção de álcool 70°

Doação de alimentos

Atividades online

Ações de acolhimento 

Campos do Jordão

Doação de alimentos

Atividades online

Ações de acolhimento

Capivari

Produção de protetor facial

Doação de alimentos

Atividades online

Ações de acolhimento

Caraguatatuba

Produção de protetor facial

Doação de alimentos

Atividades online

Ações de acolhimento

Catanduva

Produção de protetor facial

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Cubatão

Doação de alimentos

Atividades online

Ações de acolhimento

Guarulhos

Arrecadação de alimentos

Atividades online

Ações de acolhimento

Produção de protetor  facial e máscara

Hortolândia

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Ilha Solteira

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Itapetininga

Produção de máscaras e protetores faciais

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Itaquaquecetuba

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Jacareí

Produção de protetor facial

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Jundiaí

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Matão

Produção de álcool 70°

Doação de alimentos

Atividades online

Ações de acolhimento

Piracicaba

Produção de protetores faciais

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Pirituba

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Presidente Epitácio

Produção de máscaras

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Conserto de respiradores

Registro

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Salto

Doação de alimentos

Atividades online

Ações de acolhimento

São Carlos

Manutenção de respiradores

Doação de alimentos

Atividades online

Ações de acolhimento

São João da Boa Vista

Produção de máscaras e protetores faciais

Conserto de respiradores

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

São José dos Campos

Produção de protetores faciais

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

São Paulo

Produção de protetores faciais e máscaras

Conserto de respiradores

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos 

São Miguel

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

São Roque

Doação de alimentos

Atividades online

Ações de acolhimento

Sertãozinho

Produção de máscaras

Produção de álcool 70°

Manutenção de respiradores

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Sorocaba

Produção de protetores faciais

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Suzano

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Produção de álcool 70°

Votuporanga

Produção de protetores faciais e máscaras

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

Tupã

Produção de protetores faciais

Atividades online

Ações de acolhimento

Doação de alimentos

A realização de atividades online e de ações de acolhimento é comum a todos os câmpus, pois é uma orientação da PRE. A doação de alimentos tem sido feita por alguns câmpus por meio de campanhas solidárias, mas também é comum a todos, porque as unidades tem autonomia para usar os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para esta finalidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página