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PIBID - Licenciatura em Pedagogia

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 17h40 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 17h51

Além dos projetos de ensino, o curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Presidente Epitácio, por meio da Diretoria de Graduação, da Pró Reitoria de Ensino, faz parte, desde 2018, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, pelo Edital CAPES 7/2018; juntamente com os Campus Boituva e Campos do Jordão, faz parte do Núcleo de Iniciação à Docência (NID) de Pedagogia.

Os 10 alunos (8 bolsistas e 2 voluntários), realizam atividades na EMEFEI “Armênio Macário”, sob a supervisão de uma professora da escola e da coordenadora do NID de Pedagogia

 

São objetivos do Pibid:

  1. incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  2. contribuir para a valorização do magistério;

III. elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

  1. inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  2. incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  3. contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

 

São princípios da iniciação à docência:

  1. o desenvolvimento de atividades em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia do aluno em formação;
  2. valorização do trabalho coletivo e interdisciplinar;

III. intencionalidade pedagógica clara para o processo de ensino-aprendizagem dos objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular;

  1. estímulo à inovação, à ética profissional, à criatividade, à inventividade e à interação dos pares; e
  2. aperfeiçoamento das habilidades de leitura, de escrita e de fala do licenciando.

 

São características da iniciação à docência:

  1. estudo do contexto educacional;
  2. desenvolvimento de ações nos diferentes espaços escolares – como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliês, secretarias – a partir do diálogo e da articulação dos membros do programa, e destes com a comunidade escolar;

III. desenvolvimento de ações em outros espaços formativos além do escolar (ambientes culturais, científicos e tecnológicos, físicos ou virtuais);

  1. participação nas atividades de planejamento e no projeto pedagógico da escola bem como participação nas reuniões pedagógicas e órgãos colegiados;
  2. análise do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos ligado ao subprojeto e também das diretrizes e currículos educacionais da educação básica;
  3. leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação para o estudo de casos didático-pedagógicos;

VII. Cotejamento da análise de casos didático-pedagógicos com a prática e a experiência dos professores das escolas de educação básica, em articulação com seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos;

VIII. desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias didático - pedagógicas e instrumentos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos;

  1. sistematização e registro das atividades realizadas no âmbito do subprojeto, com previsão de uma produção individual para cada discente.

 

Até o momento, os alunos integrantes do PIBID realizaram as seguintes atividades na EMEFEI Armênio Macário:

  • Estudo do Projeto Político Pedagógico da Escola
  • Desenvolvimento de sequências didáticas em alfabetização e matemática
  • Desenvolvimento de projetos com temas transversais
  • Estudo e fichamento de livros sobre contação de histórias
  • Elaboração de projetos de contação de histórias
  • Apresentação de trabalhos na III Semana de Educação do Campus Presidente Epitácio
  • Colaboração no Show de Talentos da Escola

 

 

 

 

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