Curso de Letras discute importância do estudo das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa
Aluna bolsista de Projeto de iniciação científica apresenta e comenta a Lei 10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas

No último dia 12 de junho, a aluna Renata Gomes Pereira, do sexto termo do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do IFSP – PEP, e bolsista de Projeto de Iniciação Científica, apresentou e comentou com os alunos de sua turma a importância da lei 10.639/2003 que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira na escola básica. A estudante salientou como o estudo das obras literárias dos países africanos contribui de maneira significativa para esse ensino.
A aluna bolsista enfatizou com os colegas como as Literaturas Africanas possibilitam, entre outras coisas, a exploração das diferenças e semelhanças entre as culturas brasileira e africanas, ligadas tão intrinsecamente; um debate sobre preconceito racial, igualdade e a formação do leitor como ser cultural e contextualizado.
A ação ocorreu durante a aula de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, ministrada pela professora doutora Maria Alzira de Souza Santos que também orienta a aluna em sua pesquisa, a qual se constitui em um estudo comparado entre o romance brasileiro Iracema, de José de Alencar e o romance angolano Mayombe, de Pepetela.
A atividade corroborou para as reflexões feitas no componente curricular acerca de temas transversais, como Multiculturalismo e Educação da relações étnico-raciais e história e cultura africana, os quais perpassam várias disciplinas , conforme indicado no PPC do curso.
A professora Maria Alzira, a aluna bolsista Renata e alunos da turma do 6º termo
Alunos do sexto termo atentos à apresentação da aluna bolsista Renata
Renata efetuando sua apresentação por meio de slides
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