Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Letras participam do Kick off Altissia e iniciam o curso de aprendizagem de língua estrangeira

O curso é parte de uma iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais, em parceria com os cursos de Letras com dupla habilitação do IFSP.

• Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 21h08
  • Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 07h35

Na última quarta-feira (24), os alunos do terceiro termo do Curso de Licenciatura em Letras participaram da Palestra Kick off Altissia. Esse treinamento teve como objetivo apresentar a plataforma de aprendizagem autônoma de idiomas, por meio da qual os estudantes farão um curso completamente on-line sobre a língua estrangeira estudada na graduação, podendo ainda explorar outras cinco línguas disponíveis no ambiente virtual.

Esse curso é uma iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) para suprir a falta de conhecimentos prévios em língua estrangeira por parte dos alunos que cursam Letras com dupla habilitação no IFSP, nos campi Avaré, Pirituba, Presidente Epitácio e Sertãozinho.

A plataforma pertence a uma empresa belga e permite aprendizagem autônoma do idioma selecionado, contemplando atividades de leitura, escrita, pronúncia, compreensão auditiva e gramática. O aluno faz o percurso de acordo com seus interesses e realiza as tarefas de acordo com sua disponibilidade.

Apresentação virtual do curso e da plataforma

Esteve no campus para acompanhar o Kick off o Coordenador de Relações Internacionais, professor Wagner Eduardo Rodrigues Belo. Participaram virtualmente Isabel de Cássia Magalhães Medeiros, representante da Altissia, e a professora Elizabete Rubliauskas Giachetti, Coordenadora da Divisão de Idiomas do IFSP. A professora Anita Luisa Fregonesi de Moraes, representante local da Arinter fez a mediação do evento.

Discurso da professora Elizabete Giachetti

Tendo sido apresentados à plataforma e sanado as dúvidas quanto ao uso do ambiente virtual de aprendizagem, os estudantes puderam dar início ao curso. Para Belo, o curso vai permitir que o discente aprenda a língua estrangeira na plataforma, permitindo que as aulas de Letras focalizem o ensino do idioma, a formação do professor.

Estudantes participantes do Kick off

Alunos e professores com o Coordenador de Relações Internacionais Wagner Belo (de azul, à direita)

Aproveitando a visita ao campus, Wagner Belo também conversou com os coordenadores de curso para apresentar propostas de sua gestão. Ele destacou que a Arinter não pode ser vista apenas como um setor de mobilidade estudantil. Em sua concepção como coordenador, ela é uma agência de inteligência, que pretende interligar projetos desenvolvidos pelos campi a instituições de outros países.

Wagner Belo em bate papo com coordenadores de curso de Presidente Epitácio

Por meio da parceria de projetos é que são viabilizadas oportunidades de intercâmbio ou estágio aos alunos, a fim de que essa mobilidade seja significativa para o discente, mas também para a realidade dos campi e de seus cursos.

Belo, que está visitando cada unidade do IFSP, explicou que assumiu a coordenação da Arinter em maio e que está buscando mais verbas para o setor no próximo orçamento. Disse que a assessoria está aberta à identificação de projetos, mapeamento de suas potencialidades, estabelecimento de parcerias com instituições estrangeiras e institucionalização de contatos existentes e não formalizados devidamente.  Finalizou expondo que haverá a publicação de um edital de mobilidade nos próximos dias e que a Arinter está concluindo uma prova de proficiência própria do IFSP.

Acompanhe as Redes Sociais do IFSP - Campus Presidente Epitácio