Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Letras exibe documentário Línguas: vidas em português

Curso de Letras exibe documentário Línguas: vidas em português

Em roda de conversa, alunos discutem o papel da língua na constituição da identidade, da história e da cultura dos povos

• Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2022, 13h32
  • Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 22h07

No dia seis de agosto, o curso de Letras, aproveitando um sábado letivo, proporcionou aos seus alunos ingressantes uma atividade extracurricular do curso. Foi apresentado a eles o videodocumentário “Língua – Vidas em Português”, coproduzido por Brasil e Portugal, em 2004, e filmado em países como a França, Moçambique, Brasil, Japão, Índia e Portugal, mostrando como a língua portuguesa está presente entre culturas variadas do planeta. Além de depoimentos de escritores consagrados, como Mia Couto, João Ubaldo Ribeiro e José Saramago, o vídeo dá espaço para pessoas comuns, mergulhando em suas histórias e falas que refletem sua mestiçagem temperada por melodias de todos os continentes.

Cartaz do documentário

Em seguida, a professora Gislene Barbosa coordenou uma “roda de conversa” para a apreciação dos participantes, dando destaque para a participação da língua na construção da identidade, da cultura e da história dos indivíduos. Atividades com essa temática despertam nos alunos a percepção de que o português é diverso e que essa é uma questão profunda e complexa para os falantes da língua portuguesa, pois cada povo e cada cultura estão em contextos diferentes, com influências diferentes, como é dito na introdução do vídeo: “Não há uma língua portuguesa, há línguas em português”.

Roda de conversa sobre o documentário

Professora Gislene Barbosa, alunos e professores participantes da Roda de conversa