Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coord. de Registros Acadêmicos (CRA) > ENCCEJA/JUNÇÃO DE NOTAS > Últimas notícias > Monitoria em Língua Portuguesa: Leituras, produções de texto e revisões de conceitos encerra o ano com atividades diversas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Monitoria em Língua Portuguesa: Leituras, produções de texto e revisões de conceitos encerra o ano com atividades diversas

Revisões para prova do ENEM, Aulas de leitura e Ação efetuada em Escola Parceira encerram atividades do Projeto de Ensino -2023

  • Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 20h05
  • Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 20h07
imagem sem descrição.

O Projeto Monitoria em Língua Portuguesa: Leituras, produções de texto e revisões de conceitos    foi proposto e desenvolvido pelo curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês, Instituto Federal, campus Presidente Epitácio, tendo como bolsista a estudante do 3º termo, Renata Gomes Pereira.

No primeiro semestre, os estudantes dos cursos técnicos integrados tiveram a oportunidade de fixarem conceitos relacionados à gramática normativa, vinculados à produção e interpretação de textos; e em junho, a bolsista declamou poemas de autores das Literaturas Brasileira e Portuguesa, à hora do almoço, permitindo uma atmosfera descontraída e cultural para o horário.

No segundo semestre, a convite dos professores de Língua Portuguesa dos terceiros anos, Renata participou de algumas aulas e, por meio de exercícios diversos e jogos lúdicos, sanou dúvidas frequentes sobre a prova do Enem, principalmente quanto à Redação.

Em outubro ela também participou do evento   Língua Portuguesa e Matemática em processos seletivos do IFSP: revisão e resolução de problemas, oferecido aos alunos da Escola Estadual Consuelo Fernandes de Magalhães Castro. Os encontros  foram dirigidos aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, para leitura, interpretação, análise e resolução de questões, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Matemática, extraídas de provas anteriores dos processos seletivos promovidos pelo IFSP, para ingresso em cursos técnicos concomitantes, subsequentes ou integrados ao Ensino Médio, a participante conduziu todas as ações de Língua Portuguesa. Outras atividades como plantões, três vezes por semana, para estudantes de todas as séries revisarem conteúdos em épocas de provas e receberem auxílio para tarefas e trabalhos também fizeram parte do projeto e foram conduzidos durante o ano todo pela bolsista. Atividades de leitura e interpretação de textos foram oferecidas também a alunos dos cursos superiores, em atendimento a solicitações da CSP.

O professor Herlon Xavier Silva, coordenador do curso de Mecatrônica integrado ao Ensino Médio, elogiou o trabalho da aluna bolsista e salientou a importância das ações do Projeto.

 Para a coordenadora do Projeto, professora Maria Alzira de Souza Santos, os resultados são positivos: ofereceu aos alunos do campus uma valiosa contribuição em seus estudos e permitiu à bolsista contato com estudantes, o exercício da docência e reflexões sobre práticas de ensino-aprendizagem.

                 

Renata com alunos do 3º ano de Informática em atividade de sala de aula

 

            

Renata com alunos do 2º ano de Mecatrônica no dia da declamação de poemas

  

                                                                              

 

                     

                          Atividade de Leitura e Interpretação de Texto
     

 

 

                     

                                 Ação na escola Consuelo         

 

               

            Alunos da escola Consuelo participando da ação do Projeto

registrado em:
Fim do conteúdo da página