Página inicial > Publicações > Instituto Federal anuncia curso de Ciência da Computação em Presidente Epitácio

Instituto Federal anuncia curso de Ciência da Computação em Presidente Epitácio

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 14h08
  • Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 18h40

O Instituto Federal (IFSP) comunica que oferecerá o curso de Bacharelado em Ciência da Computação no Câmpus Presidente Epitácio, já no início de 2018. É um curso superior gratuito, com duração de quatro anos. As aulas ocorrerão nos períodos matutino e vespertino.

Segundo o futuro coordenador deste curso, professor Kleber Manrique Trevisani, “a área de computação, mesmo nessa época de crise, é uma das áreas que mais tem oferecido oportunidades de trabalho, pois as tecnologias de computação são fundamentais para manter as empresas competitivas. Além disso, os salários nessa área são bastante atrativos e falta mão de obra qualificada”.

“Já aconteceu de empresas entrarem em contato oferecendo oportunidades de trabalho na área de computação e não termos mais alunos para indicar, pois todos já estavam empregados” complementa a professora Andrea Padovan Jubileu, atual coordenadora do curso de superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do câmpus, que foi reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) em 2014 com a nota máxima.

Diante das facilidades tecnológicas atuais, muitas empresas da área de computação estão preferindo adotar o modelo de trabalho remoto, onde o funcionário trabalha de sua casa e entrega os resultados via Internet para a empresa. Segundo a coordenadora Andrea, existem vários alunos do curso de ADS trabalhando ou fazendo estágio dessa forma. “Trabalho na minha casa, aqui em Epitácio. Participo das reuniões por videoconferência e entrego todo o trabalho via Internet. Só viajo para a sede da empresa, em São Paulo, quando é estritamente necessário” relata Marcos Augusto Dassie Noronha, aluno de ADS e estagiário da empresa 1500fh.com, de São Paulo.

Os futuros alunos do curso de Ciência da Computação têm várias oportunidades de bolsas para o desenvolvimento de projetos, cujo valor gira em torno de R$ 400,00 mensais. Bruno Lopes e Alef Vinícius Cardoso e Silva, ambos formados no curso de ADS, desenvolveram projetos de iniciação científica durante o curso e atualmente fazem mestrado na área de Ciência da Computação na UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e USP (Universidade de São Paulo), respectivamente. “Além da bolsa ter ajudado a custear minhas despesas, desenvolver um projeto de iniciação científica foi uma excelente preparação para o mestrado”, destaca Bruno.

Outro fator importante é que atualmente existem muitos incentivos na região, inclusive financeiros, para a criação de empresas na área de computação. De acordo com Leandro Pim, morador de Presidente Epitácio e proprietário de uma empresa de desenvolvimento de software para celulares (leandropim.com), “não é preciso investir muito dinheiro para começar um negócio em computação, basta ter vontade, conhecimento, uma ideia e um computador”.

Os interessados no curso de Ciência da Computação devem se inscrever utilizando o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) do MEC pelo site http://sisu.mec.gov.br, entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2018. Para se inscrever no SiSU é preciso ter feito o ENEM.