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Projeto de Extensão “Arquitetura e Urbanismo para crianças” realizou ações para estimular o olhar e o pensar a cidade de Presidente Epitácio.

O projeto de extensão “Arquitetura e Urbanismo para crianças: ações para estimular o olhar e o pensar”, apresentou como objetivo, contribuir com a formação crítica e cidadã de crianças e adolescentes através de ações teóricas e práticas de temas relacionados com a arquitetura e urbanismo aplicadas em ambientes escolares e espaços públicos da cidade de Presidente Epitácio – SP.

  • Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 16h18
  • Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 16h18
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O projeto de extensão “Arquitetura e Urbanismo para crianças: ações para estimular o olhar e o pensar”, promovido pelas professoras Natália Gerlack Guerrer e Fabrícia Mitiko Ikuta, com os bolsistas Maria Eduarda V. da Silva e Uirá da C. Lopes possuía como objetivo contribuir com a formação crítica, através de ações teóricas e práticas de temas relacionados à arquitetura e urbanismo aplicadas em ambientes escolares e espaços públicos da cidade de Presidente Epitácio – SP.   O ensino de arquitetura e urbanismo para jovens e crianças contribui para a formação de cidadãos críticos capazes de identificar as diversidades sociais e culturais presentes nas cidades e para que no futuro possam atuar como agentes transformadores do espaço urbano. 

Desta forma, as diversas ações realizadas ao longo do ano de 2024 incluíram temas como: Estudo dos espaços públicos (utilizados para lazer de crianças) da cidade de Presidente Epitácio; Estudo de Casos de espaços infantis de lazer de diferentes cidades; Debate sobre soluções e intervenções para transformar o espaço urbano; Oficina para reconhecimento do "nosso" bairro; Oficinas de planejamento do um bairro ideal; Oficina para conhecimento de Presidente Epitácio através da localização dos pontos principais no mapa e Oficina de projeto para espaços lúdicos.

Portanto, podemos concluir que o projeto de extensão incentivou o debate arquitetônico e urbanístico nas escolas, nos espaços públicos, entre professores, estudantes e sociedade. E que, reflexões sobre o espaço urbano a partir do olhar das crianças, são fundamentais em todos os municípios pois proporcionam uma a formação humanística e cidadã que podem resultar em melhorias na qualidade de vida da população, já que, pensar a cidade é pensar no coletivo.

 

 

 

 

 

 

 

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