Página inicial > Publicações > Retrospectiva 2023 IFSP - PEP Veja os principais acontecimentos do câmpus em 2023

Neste informativo ressaltamos os principais desafios e conquistas do nosso campus em 2023. Dividimos em três sessões para fins de facilitar a leitura!

• Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 14h08
  • Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 15h15

Neste informativo ressaltamos os principais desafios e conquistas do nosso tão amado campus.

1. Administração

a. Obras

1. Em 2023, tivemos a assinatura do contrato e o início da obra do Bloco E, contendo seis salas de aulas e 3 banheiros. Com a finalização da obra prevista para janeiro de 2024, novos espaços para salas administrativas e laboratórios poderão ser alocados.
      2. Finalização do Bloco D (seis salas) - reestruturação do layout do campus, criação de diversos espaços (sala dos técnicos de laboratório)  e laboratórios (matemática e física, edificações e TPG).

b. Compras

1. Aquisição de 70 computadores. Estes serão utilizados para substituir os computadores do Laboratório A106 e a montagem de outro laboratório com 20 máquinas. Além disso, alguns setores administrativos terão as máquinas substituídas.
      2. Aquisição de uma usina de 75 kWp. Esta usina tem previsão de instalação nos telhados do Bloco E. Estima-se uma economia média mensal de R$7000,00 nas contas de energia.
      3. Aquisição de placas de forro e refletores. Serão trocadas as placas de forro faltantes e as danificadas. Todos os refletores queimados do ginásio serão substituídos.
      4. Foram adquiridos sete bicicletários para suprir uma demanda excedente de bicicletas no estacionamento externo ao campus.
      5. Em processo de reconhecimento pelo MEC, a gestão concentrou esforços para aquisição de material bibliográfico para o Curso de Tecnologia de Processos Gerenciais. Em 2024, os esforços estarão voltados para as aquisições para o Curso de Licenciatura em Letras.
      6. Aquisição de dois conjuntos de caixas de som e de microfone sem fio para utilização nas aulas e eventos do câmpus.
      7. Aquisição de cortinas novas para substituição das cortinas danificadas.
      8. Aquisição de material de expediente e almoxarifado -  pilhas, baterias, cartolinas, sulfite, cartolina.
      9. Objetivando-se mitigar os problemas de acesso à internet no Bloco D e E, foram adquiridos novos Access Points. Adicionalmente, o firewall foi substituído e renovada a contratação de um link redundante para a internet.
      10. Autogestão da refeição dos estudantes dos cursos integrados.

2. Ensino, Pesquisa e Extensão

1. Foram fomentados 33 projetos de ensino, pesquisa e extensão, custeados pelo IFSP – PEP. Diversos trabalhos foram publicados e vários alunos participaram de feiras, mostras, congressos e eventos.
    2. Meninas Epitacianas nas Exatas 2.0 - (MEEx - 2.0)  - projeto de extensão aprovado junto a PRX com o intuito de incentivar a participação feminina nas Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, articulados entre si..
    3. IFSP – PEP foi contemplado com fomento pelo CNPq para execução da Mostra Cultural e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023. Para 2024, também já tivemos projeto aprovado.
    4. Estudantes do IFSP - PEP são finalistas do Desafio Prototipe 4.0, uma ação de âmbito nacional de promoção ao desenvolvimento de ideias e negócios, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
    5. Por meio de uma parceria entre o IFSP - PEP e o Rancho “Y-Îara Agroecologia, Educação e Cultura”, obtivemos 125 mil reais via Termo de Execução Descentralizada do Ministério das Mulheres. Esse recurso será utilizado para incrementar o fomento do projeto Meninas nas Exatas e também a organização e execução da 1º Feira Agroecológica do Oeste Paulista que ocorrerá na cidade de Paulicéia.
    6. Diversos projetos inerentes às ações de curricularização da extensão dos cursos superiores do IFSP foram realizados em diversas escolas da cidade e região.
    7. Projeto do Grupo de Pesquisa Geppes - IFSP PEP é aprovado na Chamada Universal do CNPq/MCTI n. 10/2023 – faixa A – grupos emergentes intitulado “Formação continuada de professores da sala de leitura: estratégias e práticas de letramento literário na escola".
    8. Diversas visitas técnicas e culturais ocorreram em 2023, possibilitando criar novos laços entre teoria e prática.
    9. Os cursos superiores de: Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Pedagogia, obtiveram nota máxima (conceito 5) pelo MEC (Ministério da Educação)!
    10. Estruturação da Indicação Geográfica da Batata-Doce, que será caracterizada com Indicação de Procedência (que é uma das modalidades de IG, no caso, são duas modalidades), vai abranger Presidente Prudente e 13 municípios da Região.
    11. Prospecção de parceria com a empresa Rousselot para cursos de nivelamento do time de manutenção. Inicialmente serão 6 minicursos teóricos e práticos na área da Eletrotécnica.

3. Emendas parlamentares para 2024

1. Visando reduzir as dificuldades orçamentárias, a gestão atuou na busca de emendas parlamentares individuais. Fomos contemplados, até a presente data, com uma emenda de 150 mil reais da Deputada Federal Sâmia Bomfim.

Diante deste breve relato, é salutar ressaltar que todas as conquistas foram alcançadas devido ao engajamento, amor e dedicação de todos(as) servidores(as). Cada um, cada qual, na sua mesa, no seu esforço pessoal fez o nosso câmpus ser essa realidade. A gestão agradece imensamente ao amor desprendido em todas as ações pelos(as) servidores(as) com o objetivo final de mudar para melhor a vida dos(as) nossos(as) estudantes, pois é por meio de uma educação pública, inclusiva, gratuita e de qualidade que construiremos um país melhor.

Fraterno abraços a todos, um excelente Natal e um ano novo ainda melhor que 2023.

Abraços,

Prof. Alexandre Ataide Carniato