Página inicial > Publicações > Curso de Letras realiza mais 3 ações de Curricularização da Extensão em 2023

Curso de Letras realiza mais 3 ações de Curricularização da Extensão em 2023

Prestação de serviço, Curso e Oficina encerram as atividades previstas no Projeto de Curricularização da Extensão do curso de Letras, campus Presidente Epitácio.

• Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 19h48
  • Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 20h18

No início de novembro, sob a orientação da docente Gislene Aparecida da Silva Barbosa, os alunos do terceiro termo do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês, ofereceram uma Oficina de Língua Portuguesa, sobre estudos sintáticos, aos estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola estadual 18 de Junho . Atrelada à disciplina Língua Portuguesa: processos de coordenação e subordinação, a ação fez parte do Projeto de curricularização da extensão intitulado Língua(s), Leitura(s), Literatura(s) e Ensino – LETRAS em ação.

A outra ação desse projeto foi o curso Reflexões sobre alfabetização e letramento: conceitos e práticas, também realizada com o protagonismo dos licenciandos do terceiro termo, que montaram o curso e o ofereceram aos  docentes do 18 de Junho,   por meio da plataforma Moodle (aulas em formato EAD, por módulos) e com um certificado de 30 horas. A orientação foi da professora Jéssica Kurak Ponciano que ministrou as disciplinas Currículo e organização do trabalho educacional e Alfabetização e Letramento.

A terceira ação do projeto foi uma prestação de serviço:  tradução de resumos científicos para a língua inglesa. Denominado como Versão, o serviço é oferecido à comunidade epitaciana em geral e é  realizado também pelos estudantes do terceiro termo. A orientação é da professora Elaine Sant´Ana Carneiro, que ministra o componente Língua Inglesa.

A direção e os professores do  18 de Junho ressaltaram a importância de ações como essas  na escola, pois os alunos participam com entusiasmo  das atividades propostas e, junto com os professores, têm a oportunidade de  aprofundar os saberes adquiridos.  Em outubro os alunos do primeiro termo  do curso de Letras também realizaram nessa escola um Sarau e uma Oficina Literária como ações de curricularização do mesmo projeto.

Licenciandos de Letras e alunos do 18 de Junho na Oficina de Língua Portuguesa

Alunos de Letras preparando  em sala de aula o curso Reflexões sobre alfabetização e letramento: conceitos e práticas

Estudantes de Letras gravando as videoaulas para o Curso Reflexões sobre alfabetização e letramento: conceitos e práticas

Professora Elaine orientando traduções  e card da prestação de serviço