Página inicial > Publicações > Alunos do IFSP promovem evento voltado à revisão e à resolução de problemas em processos seletivos

As ações ocorreram na Escola Estadual Consuelo, de Presidente Epitácio, e centraram-se em questões de Língua Portuguesa e Matemática.

• Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 17h47
  • Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 17h53

O evento Língua Portuguesa e Matemática em processos seletivos do IFSP: revisão e resolução de problemas, oferecido aos alunos da Escola Estadual Consuelo Fernandes de Magalhães Castro, foi uma ação que envolveu estudantes monitores do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Presidente Epitácio, e também uma estudante monitora do Projeto de Ensino “Estudo, Planejamento e Implementação de competições científicas de Matemática no campus IFSP/PEP-EπMAT”.

Os encontros, ocorridos entre os dias sete de novembro e sete de dezembro, foram semanais e dirigidos aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, para leitura, interpretação, análise e resolução de questões, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Matemática, extraídas de provas anteriores dos processos seletivos promovidos pelo IFSP, para ingresso em cursos técnicos concomitantes, subsequentes ou integrados ao Ensino Médio.

A organização do evento e a orientação dos monitores e alunos ministrantes ficaram a cargo dos docentes Enio Freire de Paula, Davi Carnieto, Diego Nunes da Silva e Fabrício Fernando Alves, da área de Matemática; e Cleomar Pinheiro Sotta e Maria Alzira de Souza Santos, professores do Curso de Letras. Representando a Escola Consuelo, estiveram envolvidos na organização os docentes Luciana A. Almirante L. Pinheiro e Fábio Pretti Soares.

O evento, na opinião da escola parceira e dos alunos participantes, foi importante para sistematizar estratégias de leitura e compreensão de enunciados, resolução de questões e, inclusive, revisão de conteúdos estudados pelo público-alvo ao longo do Ensino Fundamental. Para os monitores e alunos ministrantes dos encontros, as atividades oportunizaram o contato com estudantes, reflexões sobre práticas de ensino-aprendizagem e o exercício da docência.

Alunos da Escola Consuelo, participantes do evento

Encontro de Língua Portuguesa, ministrado por alunos do Curso de Letras