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I Semana de Educação - Educação e transformação social

  • Publicado: Quinta, 11 de Mai de 2017, 21h46
  • Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2017, 22h02

Aconteceu no campus do Instituto Federal de Presidente Epitácio, estado de São Paulo, entre os dias 02 e 05 de maio, a primeira Semana de Educação promovida pelo curso de Licenciatura em Pedagogia. Com o tema “Educação e transformação social”, o objetivo da mesma foi refletir sobre a Educação como instrumento de transformação e como parte do processo de mudança da sociedade em que vivemos, sociedade esta que se pauta no princípio de divisão de classes. Nesse sentido, como superar as contradições e abismos desta sociedade? Qual é o papel da Educação nesse processo de superação? Foram algumas das questões norteadoras dessa primeira Semana da Educação.

Foram quatro dias de atividades que, de uma forma ou de outra, colocavam-nos no centro do debate sobre o papel da Educação e da Instituição Escolar no processo de construção de uma sociedade mais justa e solidária. Iniciamos a Semana no dia 02 de maio com o debate sobre o filme “Entre os muros da escola”. Coordenado pelo Prof. Dr. Márcio Pires, destacamos desse momento a reflexão sobre o abismo que existe entre professores e alunos nas instituições escolares, além de discutirmos sobre as possibilidades de superação do mesmo. Após esse momento, tivemos a Palestra “Escola sem partido: transformação ou retrocesso?”, ministrada pelo Professor Ms. Jeferson Anibal Gonzales do Instituto Federal de São Paulo, campus de Campinas. Nesse momento, tratamos sobre a ameaça do golpe que estamos sofrendo com os projetos de lei que visam a implantação daquilo que se chama “Escola sem partido” que, na verdade, são tentativas de implantação de uma censura legalizada, mesmo vivendo no contexto de uma sociedade democrática. Para encerrarmos o primeiro dia tivemos um Sarau apresentado pelos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia e cursos técnicos do IFSP/ campus Presidente Epitácio. A arte é um importante instrumento de transformação, e esse momento foi marcado por uma forte experiência poética que nos levou para o cerne de nossa reflexão de como a Educação pode ser instrumento de superação das desigualdades.

No segundo dia, dia 03 de maio, iniciamos com o filme “Hoje eu quero voltar sozinho”. O debate, coordenado pela Profª Ms. Marina Margiotti, levou-nos para um dos grandes desafios da sociedade contemporânea: o problema da diversidade. Viver a diversidade não é apenas tolerar as diferenças, mas respeitá-las e encarar a vida como uma experiência da multiplicidade. Em seguida, tivemos a palestra “Literatura infantil e suas possibilidades pedagógicas”, ministrada pela Profª Drª. Renata Junqueira de Souza da UNESP de Presidente Prudente. Momento de importante reflexão sobre a importância da literatura infantil no processo pedagógico e formação das crianças. Para finalizar este dia, ainda tivemos Oficinas de diferentes abordagens que, de forma geral, visavam uma contribuição prática ou teórica para a compreensão de alguma situação da Educação.

Na quinta-feira, dia 04 de maio, terceiro dia de nossa Semana, iniciamos com o Workshop “O uso de ferramentas de informática na educação”, ministrado pelas professoras Kathia Nogima e Jacqueline Mayumi Akazaki. Tratar de informática e tecnologias na educação é de extrema pertinência, haja vista o contexto da sociedade em que vivemos e, nesse sentido, pensar na escola como instrumento de mudança, é necessário pensar na escola como instrumento de inclusão tecnológica. Após esse momento, tivemos uma apresentação cultural da Orquestra de Sopro do Conservatório Municipal “Joaquim de Oliveira”, momento de intensa reflexão estética e de contanto com a harmonia da linguagem musical. Enfim, para finalizar a noite tivemos a palestra “A visão histórico-crítica da Educação”, ministrada pelo Prof. Dr. Irineu Aliprando Tuin Viotto Filho, da Unesp de Presidente Prudente. A presente palestra nos levou a pensar a escola a partir de uma perspectiva de transformação da sociedade, na medida em que os pressupostos teóricos da corrente pedagógica da Pedagogia Histórico-cultural, partem justamente do pressuposto de que a escola, para cumprir com seu papel social, deve ser encarada como princípio de comunidade, sem negligenciar, contudo, o seu papel acadêmico.

A grande novidade desse dia, além de todas as atividades realizadas, foi o espaço ocupado. Ao contrário dos demais dias da Semana da Educação que ocorreram nas dependências do IFSP/campus de Presidente Epitácio, as atividades de quinta-feira foram desenvolvidas no Anfiteatro João Brilhante, o que nos possibilitou abrir espaço para mais pessoas participarem das atividades.

Por fim, no dia 05 de maio, sexta-feira, último dia de nossa Semana, tivemos a realização de várias oficinas com o propósito de pensarmos a escola e a educação como perspectivas de transformação e superação das desigualdades. Além das oficinas, tivemos também nesse dia um Show de talentos organizado pelos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Foi a primeira de muitas Semanas que virão. Consideramos um sucesso desde a etapa de preparação e organização até o momento de sua realização. Por isso, queremos deixar os nossos agradecimentos à direção do câmpus, à equipe de organização, aos alunos do curso, aos nossos colaboradores e à comunidade em geral que participou conosco. Foram cerca de 80 participantes por noite, entre estudantes de Pedagogia e professores das redes estadual e municipal de ensino.

O que podemos dizer é que o sucesso da Semana, não se restringe apenas à sua organização. O que marca esse evento é a temática pertinente aos dias atuais e o comprometimento dos envolvidos e participantes em querer mudar a realidade em que vivem. O que nos deixou feliz é que, de fato, conseguimos refletir e analisar a Educação a partir de diferentes perspectivas e encará-la como um importante instrumento de transformação social. Com o fim do evento, restou-nos a esperança da mudança e o desejo de transformação. Agora, já começam os trabalhos para pensarmos em novos eventos e práticas que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, e o caminho para isso é a educação.

(Texto elaborado pelo aluno Eleandro Lopes Depieri, do curso de Licenciatura em Pedagogia)

 

 

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