Alunos do curso de Ciência da Computação finalizam projeto de extensão em ação de curricularização da extensão
Em 2024, foi concluído com sucesso o minicurso "Lógica de Programação utilizando Jogos Computacionais", que capacitou alunos da rede estadual de ensino por meio da programação em blocos, como forma de aprimorar o desempenho escolar de forma prática e envolvente.
No segundo semestre de 2024, foi realizada a segunda etapa do projeto de extensão “Disseminação do Ensino de Computação para a Comunidade de Presidente Epitácio e Região”, na Escola Estadual Antônio de Carvalho Leitão. A iniciativa incluiu uma palestra e um minicurso de lógica de programação, que visaram aproximar os alunos do ensino médio das tendências tecnológicas e do aprendizado de programação de forma prática e interativa.
Como parte do Projeto de Curricularização da Extensão, os discentes Haru Kuroce, Igor L. Pereira, Pedro Augusto S. Vruck, Maristela A. R. Sakakibara, Welinton F. dos Santos, alunos do curso de Ciência da Computação, sob a orientação do professor André Luis Olivete, conduziram a eletiva. A iniciativa surgiu como uma resposta à necessidade de ampliar o aprendizado tecnológico e melhorar o desempenho escolar.
A primeira fase do projeto se iniciou no primeiro semestre de 2024, foi realizada uma palestra, intitulada “Computação: Tendências, Aplicações e o Mundo do Trabalho”, que ocorreu no dia 22 de maio e abordou temas como o impacto da computação no cotidiano, avanços tecnológicos, como inteligência artificial e realidade aumentada, e as oportunidades no mercado de trabalho.
A segunda etapa, realizada entre 4 de setembro e 27 de novembro, deu início ao minicurso “Lógica de Programação utilizando Jogos Computacionais”, direcionado aos alunos do ensino médio, com carga horária total de 40 horas. Durante as aulas, foram utilizadas plataformas como Code.org e Scratch, onde os participantes aprenderam conceitos fundamentais de lógica de programação. Além disso, realizaram atividades práticas no Code.org durante as aulas e, ao final, desenvolveram um projeto utilizando a plataforma Scratch, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Ao encerramento do projeto, os alunos apresentaram seus projetos finais na culminância das disciplinas eletivas da instituição parceira. A ocasião foi marcada pela demonstração de criatividade e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o minicurso, consolidando assim o aprendizado e celebrando o empenho dos estudantes.
Além disso, foram realizados levantamentos sobre a satisfação dos alunos em relação às atividades realizadas. Gráficos elaborados com base nos questionários aplicados mostram índices elevados de engajamento e satisfação, destacando aspectos como a clareza das explicações, a aplicabilidade do conteúdo e o impacto positivo no interesse pela área de computação. Os dados reforçam o sucesso da iniciativa como uma ponte entre a educação básica e as tendências tecnológicas do futuro.
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