Impactos da IA na educação
No dia 28 de maio de 2024, mais de 200 professores da rede pública municipal de Presidente Epitácio participaram de uma palestra sobre Inteligência Artificial (IA) voltada para a educação, promovida por alunos do curso de Bacharelado em Ciência Computação (BCC) do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio, em parceria com a Secretaria de Educação do município. O evento ocorreu no Anfiteatro João Brilhante e teve por objetivo apresentar os impactos da utilização da IA na educação.
No dia 28 de maio de 2024, mais de 200 professores da rede pública municipal de Presidente Epitácio participaram de uma palestra sobre Inteligência Artificial (IA) voltada para a educação, promovida por alunos do curso de Bacharelado em Ciência Computação (BCC) do IFSP – Câmpus Presidente Epitácio, em parceria com a Secretaria de Educação do município. O evento ocorreu no Anfiteatro João Brilhante e teve por objetivo apresentar os impactos da utilização da IA na educação.
Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de compreender como a IA pode ser aplicada para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na criação de objetos educacionais digitais como músicas, imagens e materiais escritos. Além disso, também foram abordados alguns problemas que a IA traz para a educação, como por exemplo, inibir o desenvolvimento da criatividade dos alunos. “Para os participantes, o evento foi uma excelente oportunidade de atualização e troca de experiências”, relata o secretário de educação municipal Leonardo Trombeta.
A palestra foi ministrada pelos alunos João Pedro Soares da Franca e Lucas Nogueira Cunha Bastos, orientados pelo professor Kleber Manrique Trevisani. Vale ressaltar que esse evento é parte integrante do projeto de extensão curricular “Disseminação do Ensino de Computação para a comunidade de Presidente Epitácio e Região.”, que é coordenado pelos professores Marcelo Roberto Zorzan e Márcia Jani Cícero do Nascimento. “A participação neste projeto nos permitiu vivenciar experiências de organização de eventos e apresentação em público que dificilmente seriam obtidas em disciplinas regulares do curso”, relataram os alunos João e Lucas.
Os coordenadores do projeto, Marcelo e Márcia, ressaltaram que a extensão aplicada no currículo dos cursos de graduação motiva a interação entre universidades e comunidade, trazendo benefícios para ambas as partes.
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