Curso de Letras promove Sarau de Arte Moderna em atividade de PCC na disciplina de História da Arte
Artistas e obras famosas coloriram a aula de História da Arte no curso de Letras no IFSP em Presidente Epitácio.
A professora Larissa Kimura, que leciona a disciplina História da Arte no curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês no campus de Presidente Epitácio, promoveu, junto com os alunos do quinto termo, um Sarau de Arte Moderna. O evento fez parte das atividades de Práticas do Componente Curricular (PCC) previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) no qual consta que os alunos deveriam analisar uma obra artística contemporânea articulando arte, literatura, história e cultura considerando afirmações ou subversões com movimentos ou períodos artísticos que precederam a contemporaneidade.
A proposta para os estudantes era que fossem vestidos de um artista moderno brasileiro ou estrangeiro e, se fosse um poeta, declamar um poema dele; se fosse outro artista, explicar brevemente quem foi o artista e por que o escolheu. Mas também poderiam optar por irem vestidos de uma obra de arte e, nesse caso, explicar de maneira sucinta a história dessa obra.
Os alunos esbanjaram criatividade e fizeram surgir no Sarau Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Cecília Meireles e Fernando Pessoa. E ainda as obras: As duas Fridas, de Frida Khalo, as moças com violões, de Di Cavalcanti, O filho do homem, de René Magritte, A moça com gravata preta, de Modigliani e A Japonesa, de Anita Malfatti.
Segundo a aluna Janaína Nascimento, o evento foi muito interessante e todos gostaram muito de participar. A professora Larissa afirmou que ficou satisfeita com os resultados e ressaltou o envolvimento do grupo não só na elaboração do trabalho como em todo o curso. Para Maria Alzira, coordenadora do curso de Letras, as atividades de PCC são uma excelente oportunidade para os licenciandos articularem os conteúdos das disciplinas às práticas e, melhor ainda, quando somam, como nesse caso, conhecimentos e criatividade.
Estudantes vestidos de “obras”
Verdadeiramente, Duas Fridas
Tarsilas Obra de Di Cavalcanti
Mais Tarsilas Fridas sorridentes
Um pouco de Cecília Meireles
Redes Sociais