Informações

Publicado: Sexta, 22 de Abril de 2016, 18h27 | Última atualização em Sexta, 22 de Abril de 2016, 18h34

Projeto de Orientação Profissional

Orientação Educacional

Combate à Evasão

Projeto de Orientação Profissional

A orientação profissional é uma atividade que objetiva auxiliar os alunos no planejamento de suas carreiras profissionais. Em seu desenvolver, possibilita aos alunos conhecerem melhor suas habilidades e seus gostos, ampliar a visão sobre o mercado de trabalho e a realidade social a qual estão inseridos e facilitar no processo de escolha da profissão. Inicialmente o projeto será desenvolvido com os alunos matriculados na modalidade integrado e, caso haja demanda, aberto aos demais alunos do IFSP. Os encontros serão realizados em grupos com periodicidade semanal.

Orientação Educacional

Busca-se auxiliar os alunos na superação de dificuldades relacionadas ao ambiente escolar, como o processo de ensino-aprendizagem, relacionamento interpessoal e familiar. É realizado acompanhamento e encaminhamento, quando necessário, à rede de serviços (saúde, assistência social, psicologia).

Combate à Evasão

O serviço sócio-pedagógico, através do diálogo com professores e coordenação de áreas, busca identificar os alunos infrequentes e realizar contato para verificar os motivos das faltas. Apresentado a justificativa do aluno, procura orientá-los no sentido da importância da qualificação profissional, indicando os caminhos que a instituição pode oferecer frente a demanda apresentada. Caso o motivo seja externo, o aluno é orientado a regularizar sua situação na instituição. Também são realizadas entrevistas de desligamento visando levantar os motivos que levaram à evasão.