Página inicial > Letras > Alunos do Curso de Letras participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023

Com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos, foi marcante a atuação dos estudantes

• Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 15h56
  • Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 15h56
imagem sem descrição.

Nos dias de 17 a 21 de outubro de 2023, o Campus Presidente Epitácio promoveu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Mostra Científica, Cultural e Tecnológica. O evento contou com uma ampla gama de atividades destinadas a todos os cursos.

Para os alunos do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Inglês, foi oferecida no dia 17 a palestra “A língua inglesa para o profissional docente”, ministrada pela professora Cristiane Molina. A palestrante mostrou a importância do idioma no mundo do trabalho e no meio acadêmico.

Palestra da Cristiane Molina, com atividades dinâmicas

No dia 18, os estudantes prestigiaram as apresentações de trabalho dos colegas que desenvolvem iniciação científica e/ou participam de projetos de ensino. Foi um momento de aprendizado, compartilhamento de saberes e estímulo à pesquisa.

Apresentações de trabalho; alunos e professores orientadores

Na manhã do dia 19, as alunas Ágatha França, Carolina Lopes Macedo, Dandara Silva e Gislene Pereira da Silva apresentaram o Curso de Letras aos estudantes de escolas da região, que visitaram o Campus Presidente Epitácio durante a ação “Venha nos conhecer”.

Alunas de Letras apresentando o curso ao público externo

Estudantes de escolas visitantes no “Venha nos conhecer”

A noite do dia 19 contou com o bate-papo “Multifaces do profissional de Letras”, com a Dra. Islene Assunção. O objetivo da conversa foi mostrar diferentes caminhos que licenciados em Letras podem tomar: área educacional, pós-graduação, pesquisa, tradução, meio editorial, consultorias linguísticas e literárias etc.

Exposição da professora Islene Assunção

Na sexta-feira (20), Dr. Fernando Teixeira Luiz abrilhantou o evento com a palestra “Literatura em sala de aula: do sobressalto à sedução”. Com base na abordagem dialógica, o professor apresentou aos estudantes de Letras estratégias de leitura e artifícios estéticos para a sedução de leitores a partir de textos de literatura infantil e juvenil.

Palestra do Dr. Fernando Luiz

Para encerrar as atividades, no sábado letivo houve a Oficina “Sombras da Meia Noite: leitura literária de um conto nada tranquilo”. Em comemoração ao Halloween que se aproxima, sob orientação da Dra. Gislene Barbosa, as alunas Renata Gomes Pereira, Shirley Taynara Silva Pereira e Ágatha Oliveira Prieto França, fizeram uma leitura dramatizada com teatro de sombras do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe.

Teatro de sombras

Oficina literária “Sombras da meia noite”

Ao longo da Semana, as alunas do terceiro termo Marlene Maliko Maeda, Carla Paes de Camargo e Natali Santos Braga Andrade, sob coordenação da professora Gislene Barbosa, promoveram a oficina literária “O bife e a pipoca” na Escola Antonio de Carvalho Leitão, com alunos do sexto ano do ensino fundamental. Com base no conto de Lygia Bojunga Nunes homônimo à oficina, os participantes tiveram contato com o texto literário e realizaram atividades lúdicas e reflexivas.

Atividades desenvolvidas durante a oficina

Participantes da oficina “O bife e a pipoca”

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve grande participação dos alunos. “Eventos como esse demonstram aos estudantes que, além das atividades cotidianas realizadas em sala de aula, há outras formas de adquirir conhecimento e ampliar os horizontes culturais”, concluiu Dr. Cleomar Sotta, coordenador do Curso.