Página inicial > Imagens > Estudantes do IFSP de Presidente Epitácio realizaram o 8° Arraiá IFest no dia 08 de Junho de 2019
Central de Imagens

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 16h39 | Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 21h16

Os(as) estudantes organizaram barracas com comidas típicas, correio elegante, bingo e espaço para jogos e brincadeiras tradicionais.

A festa reuniu servidores(as), estudantes de todos os cursos do IFSP, familiares e convidados(as) da comunidade epitaciana.

A quadrilha foi um momento de grande alegria na festa e contou com duas partes. Na primeira, foi feita uma homenagem a dois grandes representantes da música popular brasileira, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, que embalaram a dança com passos tradicionais. Na segunda parte, a quadrilha incorporou músicas do universo cultural dos estudantes, mas sem fugir das raízes sertanejas e caipira.

Mirioni Gonçalves, moradora da cidade há dez anos, foi uma das convidadas da comunidade externa. Ela relatou que gostou “muito da festa pois estava um ambiente familiar, agradável, com bom atendimento nas barracas típicas e diversão para as crianças”. Ela contou que levou o netinho de 5 anos, que “brincou muito no pula pula e adorou a quadrilha”.

A festa ainda contou com uma seleção musical construída de maneira colaborativa a partir de indicações dos(as) estudantes, servidores(as) e usuários(as) do IFSP. Todos(as) interessados(as) puderam preencher fichas que ficaram disponíveis no pátio, durante duas semanas, indicando as canções preferidas relacionadas à temática da festa.

A estudante Raissa Januario do 3° ano do curso Técnico em Informática disse que a festa estava muito boa e que se divertiu muito. Ela ressaltou que “a organização foi muito bem feita” e que adorou participar da quadrilha. A estudante contou que pretende tentar o ingresso no curso de Bacharelado em Ciência da Computação da instituição e, caso consiga, com certeza irá participar da quadrilha novamente e prestigiar a festa. Gabrielli Silva, estudante do 3° ano do curso Técnico em Informática, também gostou muito da festa. Ela ganhou três prêmios participando das atividades nas barracas de brincadeiras e ressaltou o quanto a festa estava animada.

A estudante Leandra, do 2° ano do curso Técnico em Informática, disse que a festa estava incrível e que adorou participar da quadrilha junina. Natalia, da mesma turma, ressaltou que a festa, neste ano, teve “muita coisa diferente e estava muito boa”.

Os(as) estudante(s) organizadores(as) da festa fizeram um balanço positivo da realização da mesma. No campo pedagógico, foi possível constatar que tiveram que desenvolver o trabalho colaborativo em grupo, exercitar o diálogo, entender os processos para planejamento, execução e avaliação do projeto da festa, além de reconhecer e valorizar as manifestações culturais como fontes para construção do conhecimento.

Fotos da festa