Página inicial > IFSP em Ação > Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) promovem a oficina “Como se comportar em uma entrevista de emprego”

Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 07h34 | Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2023, 07h34

A oficina, abordando aspectos comportamentais relevantes e inerentes a entrevista de emprego, foi ministrada por Greg William Ferreira, Analista de RH, e teve como público alvo alunos dos cursos da área de Administração.

No dia 13 de junho de 2023 (terça-feira) foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Presidente Epitácio, a oficina: "Como se comportar em uma entrevista de emprego", ministrada pelo Analista de RH da Genu-in, empresa do Grupo JBS, Greg William Ferreira. A oficina teve como objetivo abordar aspectos comportamentais e operacionais relevantes e inerentes a entrevista de emprego. A abordagem envolveu orientações relativas aos momentos preliminares, durante e pós entrevista. O público alvo foram alunos do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) e do curso Técnico em Administração (TAD).

O palestrante abordou diversas situações corriqueiras presenciadas durante processos seletivos e entrevistas de empregos. Foram apresentados aspectos que merecem atenção ao candidatar-se e/ou participar de processo seletivo. Além disso, foram respondidas questões e esclarecidas dúvidas apresentadas pelos participantes, tais como conteúdo do currículo, modo de se apresentar durante a entrevista, o que falar e o que evitar expor sobre suas experiências profissionais. Algo muito relevante exposto durante a oficina foi a orientação para aqueles que não possuem experiência formal no mercado de trabalho; a orientação é para buscar demonstrar o conhecimento e habilidades que obteve em outras experiências e a importância de buscar informações que possibilitem algum nível de conhecimento sobre a empresa em que a pessoa deseja ingressar.

A oficina foi mais uma iniciativa do grupo “Administrando Conhecimento”, formado por estudantes da 1ª turma do curso de TPG. Esta atividade faz parte da curricularização da extensão, viabilizada através do componente curricular de Atividade de Extensão III ministrada pelo Professor e Coordenador Paulo Roberto Rosa, que através das aulas coordena os estudantes à integrarem as equipes executoras das ações de extensão, desempenhando um papel formativo para a comunidade interna e externa do IFSP. Os integrantes do grupo são Brenda Nunes, Erica Beatriz Barbosa, Hully Polo, Karina Santiago, Liziane Bravo Cabreira, Lucas Silva Santos e Luana Pereira, que tiveram a orientação dos professores Fernanda Neves e Wesley Aguiar.

Após a oficina, os alunos responderam uma pesquisa de satisfação sobre o evento e os resultados mostram um alto grau de satisfação com o que foi oferecido. De acordo com os resultados, 83,3% ficaram muito satisfeitos e 16,7% informaram ter ficado satisfeitos.