Página inicial > IFSP em Ação > Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) promovem a oficina “E o currículo: já dá para mandar?”

Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2023, 07h31 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2023, 07h32

A oficina, abordando a estrutura e o conteúdo de um currículo, foi ministrada pela primeira turma do curso de TPG (2022) e teve como público alvo os alunos ingressantes do curso em 2023.

Na última semana do mês de abril, na segunda (24) e terça (25), foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Presidente Epitácio, a oficina: "E o currículo, já dá para mandar?", que teve como objetivo orientar os alunos da turma ingressante do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) sobre a estrutura e o conteúdo de um currículo, tanto no que se refere a produção do documento, quanto a linguagem na hora de enviar por e-mail.

A oficina foi uma iniciativa do grupo “Administrando Conhecimento”, formado por estudantes da 1ª turma do curso de TPG. Esta atividade faz parte da curricularização da extensão, viabilizada através do componente curricular de Atividade de Extensão III ministrada pelo Professor e Coordenador Paulo Roberto Rosa, que através das aulas coordena os estudantes à integrarem a equipe executora da ação de extensão, desempenhando um papel formativo para a comunidade interna e externa do IFSP. Os integrantes do grupo são Brenda Nunes, Erica Beatriz Barbosa, Hully Polo, Karina Santiago, Liziane Bravo Cabreira, Lucas Silva Santos e Luana Pereira, que tiveram a orientação dos professores Fernanda Neves e Wesley Aguiar.

No primeiro dia os alunos assistiram uma palestra, ministrada pelos integrantes da oficina e um vídeo da empresária Gisele Vicente, da área de RH da Direta Estágios, que atua na integração de estágios entre jovens e adultos com empresas da região. Na apresentação foram ressaltados alguns pontos estratégicos na formulação de um currículo; a importância de um currículo bem estruturado, os erros mais comuns, o que colocar quando não se tem experiência, entre outros. Foram também esclarecidas dúvidas relacionadas a dinâmicas realizadas em processos seletivos de vagas de emprego, no qual muitos alunos conseguiram compreender a importância de saber informações tão simples sobre si e sobre a empresa, que podem ser o ponto chave entre o êxito, ou não, em obter a contratação.

Já no segundo dia, os alunos foram para o laboratório de informática participar da parte prática visando a construção do currículo dos estudantes. Eles receberam orientações dos integrantes do grupo da oficina, em que foi disponibilizado um documento como modelo de currículo, podendo ser utilizado posteriormente por eles. Durante o processo, os alunos participantes receberam ajuda dos integrantes da oficina, assim como esclarecimento de dúvidas.

Após a oficina, os alunos responderam uma pesquisa de satisfação sobre o evento e os resultados mostram que em média 68,8% ficaram muito satisfeitos com a oficina, 93,8% sinalizaram que a apresentação ajudou a obter novos aprendizados e conhecimentos.

Ao fim da oficina, os integrantes do projeto de extensão “Administrando Conhecimento”, ficaram satisfeitos com o resultado, superando as barreiras de ministrar uma oficina, algo que foi inédito a todos os membros, uma vez que foi a primeira etapa de uma iniciativa voltada aos novos ingressantes do curso. Essa oficina incentivou os alunos a ter um olhar atento para futuras oportunidades no mercado de trabalho, além de estimular a comunicação, iniciativa e preparação para os futuros Gestores do Amanhã.