Página inicial > IFSP em Ação > Filmes curtos de estudantes do IFSP Câmpus Presidente Epitácio estão na programação do II Festival de Curtas do IFSP

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 19h24 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 12h27

O Festival de Curtas-metragens de Cidadania e Diretos Humanos do IFSP é organizado pela Pró-reitoria de Extensão do IFSP em parceria com o Festival Entretodos.

Dois filmes curtos do IFSP/PEP foram selecionados e estão na programação do II Festival de Curtas-metragens de Cidadania e Direitos Humanos do IFSP. A seleção dos filmes foi realizada por meio do Edital n º 127, DE 13 DE MARÇO DE 2020. O festival tem o objetivo de dar visibilidade a produções audiovisuais de estudantes e servidores(as) do IFSP, que contemplem temas relacionados aos direitos humanos.

O filme curto Vozes é um videopoema, concebido, produzido e narrado pela estudante do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia, Quenia Dias de Mello. O videopoema traz à tona enfrentamentos e realidades vividas por aqueles que trazem consigo o peso dos preconceitos e da luta por dias melhores. A produção integra o festival na categoria vídeo experimental. A estudante Quenia declarou que se sente feliz e surpresa, pois não imaginava que seu filme fosse ser selecionado para o festival. Ela relatou que isso “é muito gratificante e significativo, pois, quando escrevi a poesia, foi com a intenção de chamar a atenção das pessoas para uma realidade diferente e por qual passo todos os dias. Acredito que a arte seja uma forma de fazer uma denúncia e, para mim, a escrita sempre foi e tem sido um processo de cura, quase que uma terapia. A ideia do filme veio quando uma professora me procurou para fazer um curta. Eu fiz e, a partir daquele momento, eu fiquei muito feliz, porque já ali alguém estava acreditando em mim e acreditando em minhas potencialidades e isso é muito importante”.

O filme curto Uma amizade inesperada contou com a concepção, roteiro, dublagem e trilha sonora de Eduarda de Paula e com a edição e arte de Natalye Lopes, ambas estudantes do terceiro ano do curso técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio. O filme contou com as participações especiais de Noemi Lopes e Monique Reis na dublagem e de Pricila Paixão na consultoria sobre LIBRAS. A produção integra o festival na categoria vídeo de animação. O filme conta a história de duas garotas excluídas do ensino médio, que se conhecem e se tornam melhores amigas. A partir dessa amizade, elas percebem que são mais fortes juntas e trabalham em prol da mudança do pensamento dos(as) alunos(as) do colégio. A estudante Natalye declarou: “ foi muito legal fazer este vídeo. Foi uma experiência diferente. Nunca tinha feito algo assim antes, que tivesse cem por cento da atenção. E foi algo muito gratificante ver o trabalho pronto, porque, mesmo com muitos erros, eu sei que tenho que melhorar bastante, foi uma experiência nova e algo que gostei bastante e graças a isso eu vi que quero seguir mais nesta área”. A estudante Eduarda de Paula relatou que gostou muito de produzir o curta com a ajuda de sua amiga Natalye, “porque gostamos deste tipo de coisa, de criar histórias e uma das universidades que eu pretendo fazer é o curso superior de Audiovisual”. Ela ainda afirma que “cada vez mais, vai ser frequente eu fazer este tipo de conteúdo, de fazer curtas. Apesar de eu ter achado que não ficou tão bom, é a minha primeira vez, a nossa primeira vez, e não tem como sair nada profissional, mas eu gostei que criamos uma história, concluímos e participamos do festival, o que foi uma experiência legal”.

Para conferir os todos curtas selecionados pelo festival e também os curtas produzidos pelas estudantes do IFSP/PEP, acessem:

Parabenizamos as estudantes pelo potencial de suas obras e agradecemos pela importante representação de nosso Câmpus em festival com temática tão relevante.

1. Cena do videopoema da estudante Quenia Dias

2. Cena do filme de animação das estudantes Eduarda de Paula e Natalye Lopes