Página inicial > IFSP em Ação > IFSP Câmpus Presidente Epitácio atinge excelente pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 13h47 | Última atualização em Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 16h56

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo governo em 2007 é a principal ferramenta para aferir a qualidade do ensino nas escolas do país, tendo por função destacar o que cada instituição deverá fazer até atingir o resultado igualitário entre todas as escolas.

Os resultados do Ideb apontam o desempenho das escolas por meio de um cálculo baseado no fluxo escolar (número de estudantes aprovados) e no desempenho dos alunos nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O primeiro é verificado por meio do Censo Escolar; o segundo, por provas de português e matemática aplicadas em todo o país. Para tal, vale-se de metas a serem alcançadas a cada ano.

Os índices para 2019, estabelecidos pelo MEC foram: Meta Nacional em 5, sendo que a média obtida pelas instituições de ensino públicas foi de 4,2; Meta Estadual em 5,2, sendo que a média alcançada foi de 4,6; Meta Local em 4,5, sendo que a média adquirida foi de 4,4. Ressalta-se, entretanto, que o índice conquistado pelo IFSP -  Câmpus Presidente Epitácio foi de 6,3, acima da meta prevista para o instituto e muito acima da Meta Nacional.

Assim sendo, parabenizamos toda a comunidade acadêmica do IFSP Câmpus Presidente Epitácio (alunos, docentes, técnicos-administrativos, pais e responsáveis) pela esplêndida nota obtida no IDEB 2019, a qual transparece e atesta a qualidade do ensino desenvolvido nesta instituição. Da mesma forma que, agradecemos o entusiasmo, competência, dedicação e serenidade de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, que concatena de forma progressiva e cotidiana na excelente formação cidadã dos nossos alunos.