Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > IFSP em Ação > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e VII Mostra Científica, Cultural e Tecnológica 2019
Início do conteúdo da página

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e VII Mostra Científica, Cultural e Tecnológica 2019

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 14h29 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 14h59

Reafirmando o compromisso com a formação integral cidadã, a instituição promoveu atividades científicas e culturais durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e VII Mostra Científica, Cultural e Tecnológica. As atividades foram realizadas entre 16 e 18 de outubro de 2019 no IFSP, Câmpus Presidente Epitácio.

No dia 16 de outubro foi realizada a VII Mostra Científica, Cultural e Tecnológica (MC2T) que reuniu estudantes de cursos técnicos, tecnológicos e superiores, assim como professores, pesquisadores e profissionais de empresas e de organizações governamentais, visando “contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, assim como promover o intercâmbio de conhecimento entre os participantes” (Fonte: http://pep2.ifsp.edu.br/mct/).

No dia 16 de outubro teve também exposição de fotos da disciplina Esportes, exposição de medalhas e troféus do JIF Estadual e do JIF Nacional, além da entrega de premiação para a estudante Ketelin e para o estudante Luiz pelas conquistas no tênis de mesa.

Na programação da VII MC2T, a Mostra Científica e Tecnológica contou com 118 apresentações orais de trabalhos nas diferentes áreas de atuação. Três projetos foram contemplados pelo concurso de Bolsas de Iniciação Científica Júnior da VII MC2T: Caracterização de cintilações que precedem a interrupção no rastreamento de sinais GPS em receptores de navegação, da estudante Leticia Soares Machado, do 2° ano do curso Técnico Integrado em Informática, com orientação de Bruno Vani; Perfil dos estudantes ingressantes no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio ofertado pelo IFSP/PEP e informações acadêmicas de seus egressos, da estudante Maísa Brighenti Bandeira, do 1° ano do curso técnico Integrado em Informática, com orientação de Enio de Paula; Desenvolvimento de um protótipo de dispositivo de baixo custo para o rastreamento de bicicletas, da estudante Natália Aparecida Barreiro Antunes Leonel, do 2° ano do curso Técnico Integrado em Informática, com orientação de André Luís Olivete.

Na Mostra Cultural da VII MC2T também foram realizadas a exposição de artes visuais Somos LIA/Somos IFSP, a apresentação teatral Sempre com você e a apresentação de dança Todxs em Cena – Dança. A ação social também fez parte da VII Mostra que conseguiu arrecadar 50 quilos de alimentos que serão doados a uma instituição da cidade.

A abertura oficial da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e da VII Mostra Científica, Cultural e Tecnológica foi realizada no Anfiteatro João Brilhante, no dia 16 de outubro, contando com a presença de autoridades, estudantes, servidores(as) e comunidade. O Coral Vozes do IFSP realizou uma belíssima apresentação musical em prol da campanha Outubro Rosa. Na sequência, os(as) presentes puderam prestigiar a palestra Razões para a bioeconomia à luz da trajetória humana, ministrada pelo professor doutor Daniel Caixeta Andrade, atual presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). Ao final, o público prestigiou a apresentação teatral Uma viagem à Veneza, do ator Caio de Paula.

Nos dias 17 e 18 de outubro, compondo a programação da IX SNCT (http://pep2.ifsp.edu.br/snct/?pag=home), foram realizadas oficinas, palestras, mesas redondas, competições científicas, minicursos e cine-debate. O tema de 2019 da SNCT foi Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. A programação contou com variedade temática nas diferentes áreas dos cursos da instituição e da formação transversal.

A estudante Amanda de Sousa, do 3° ano do curso integrado em Mecatrônica, apresentou, na VII MC2T, o trabalho Desenvolvimento de um robô teleoperado - Robô Sumô, resultado de trabalho de conclusão do curso. A estudante relatou que se sentiu importante por poder apresentar o processo de construção do trabalho - as etapas, as dificuldades, a solução dos problemas - até chegar ao resultado final. Ela destaca que também foi importante ver a apresentação de outros estudantes.

As estudantes Isadora Mattosinho e Gabrielli Souza Silva, do 3° ano do curso técnico integrado em Informática, gostaram muito de participar da VII MC2T. Para elas, foi muito especial poder apresentar o próprio trabalho. Isadora apresentou o trabalho Desenvolvimento de uma solução informatizada para gerenciamento de uma empresa de distribuição e venda de semijoias, e Gabrielli apresentou o trabalho SBH – Sistema de gerenciamento de conveniência Beer’s House. Isadora afirmou que “apresentar o TCC para uma sala cheia foi uma grande oportunidade para compartilhar o que fazemos aqui no IFSP”. Sobre a IX SNCT, as estudantes destacaram que as atividades tiveram muita interação entre os(as) participantes e diversidade, com grande número de participantes de outras instituições e também variedade de temas, o que consideraram pontos positivos para trocas de conhecimentos.

A técnica administrativa Daiane Oliveira Lima da Silva participou, na IX SNCT, da oficina Produção de arte e construção de produtos cimentícios e relatou que já tinha interesse pelo tema e sempre pesquisava vídeos na internet, mas não conseguia os resultados esperados pois a textura não ficava adequada. Já na oficina, ela pôde experimentar e acompanhar o passo a passo, acompanhada pelas ministrantes da oficina, obtendo um ótimo resultado na confecção de vasos. A servidora afirmou que ficou muito feliz com o resultado e por poder levar o vaso com uma plantinha para casa. Ela destaca, também, o fato da atividade prever a reutilização de embalagens vazias, em consonância com a preservação do meio ambiente.

O estudante Eduardo Nasario, do 1° ano do curso técnico integrado em Informática, aprovou a programação da IX SNCT, destacando as palestras motivacionais, dentre elas a palestra Resiliência. O estudante também destacou sua participação no Café Trilíngue que permitiu a interação com três línguas diferentes (Espanhol, Inglês e Libras).

A IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a VII Mostra Científica, Cultural e Tecnológica foram importantes ações para difusão do conhecimento no âmbito da região de Presidente Epitácio, contemplando atividades que proporcionaram troca de experiências e construção do conhecimento.

Confira abaixo o álbum de fotos e um vídeo do evento abaixo!

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página