Página inicial > IFSP em Ação > V Semana da Diversidade do IFSP/PEP

V Semana da Diversidade do IFSP/PEP

Publicado: Segunda, 28 de Outubro de 2019, 16h57 | Última atualização em Segunda, 28 de Outubro de 2019, 16h57

Evento, realizado entre 9 a 13 de setembro, foi avaliado positivamente pelos(as) participantes.

A V Semana da Diversidade do IFSP, câmpus Presidente Epitácio, alcançou grande público e teve um amplo debate nas temáticas étnico-raciais, gênero e sexualidade, inclusão, promovendo reflexões sobre o combate aos preconceitos, à exclusão e todas as formas de violência. As atividades foram propostas de forma a promover a construção do conhecimento na temática e foram desenvolvidas de forma que os(as) participantes pudessem participar e interagir entre si. A perspectiva adotada foi a de que o diálogo e a construção colaborativa são o caminho para a construção de valores e atitudes voltados para o respeito aos direitos humanos. Foram cinco dias repletos de atividades diversificadas, com diferentes abordagens, que visaram consolidar o compromisso com a formação integral, a formação para o exercício da cidadania. Neste sentido, é possível afirmar que o evento atingiu os objetivos propostos.

Avaliação das atividades pelos(as) participantes foi realizada utilizando-se a metodologia de avaliação por amostragem intencional. Foram selecionadas uma turma do período diurno e uma turma do período noturno, utilizando como critério as turmas que tiveram maior frequência e participação nas atividades do evento, num total de 52 respondentes. A avaliação foi realizada de forma escrita, com alternativas de múltipla escolha, mas também com espaços para dissertação de críticas ou sugestões. A análise qualitativa das avaliações indica uma avaliação positiva por parte dos(as) participantes, visto que, de forma geral o evento foi avaliado como bom e excelente com relação à organização, temas abordados, programação e desempenhos dos(as) ministrantes das atividades. Vale destacar que das 52 pessoas que responderam ao questionário, 45 pessoas responderam que indicariam o evento a outras pessoas, reforçando a avaliação positiva. A partir da análise qualitativa dos dados, é possível afirmar que o evento atingiu o objetivo de promover a construção de conhecimentos na temática diversidade.

A estudante Livia Cabral, do 1° ano do curso técnico em Mecatrônica, relatou que gostou das atividades da semana como um todo e em especial a palestra Gênero e Diversidade: o direito de ser quem se é, pois proporcionou reflexões sobre as questões de gênero por meio de uma dinâmica, o que permitiu uma participação ativa na atividade. A estudante Larissa Nogueira, do 1° ano do curso técnico em Mecatrônica, destacou que gostou muito da I Mostra de Curtas Metragens do IFSP, porque se sentiu inspirada pela produção audiovisual produzida por outros câmpus e pretende participar de futuras atividades similares que poderão ser desenvolvidas no câmpus de Presidente Epitácio.

A comissão organizadora, formada por docentes, técnicos(as) administrativos(as) e estudantes, também avaliou positivamente o evento, destacando o avanço em relação aos anteriores, pelo fato de que a comissão desta edição foi ampliada e houve um maior número de atividades. Vale destacar a expressiva participação de estudantes de diferentes cursos como voluntários (as) para apoio nas atividades do evento.