Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > IFSP em Ação > Roda de Capoeira, com grupos de Presidente Epitácio, foi realizada na Semana da Diversidade
Início do conteúdo da página

Roda de Capoeira, com grupos de Presidente Epitácio, foi realizada na Semana da Diversidade

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 19h23 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 19h23

Reconhecendo a capoeira como importante manifestação cultural afro-brasileira presente na cidade,  foram convidados os grupos Zumbi Brasil, Arcca, Aborígene, Dandara e Regional Brasil para uma Roda de Capoeira.

No dia 10 de setembro, foi realizada uma roda de capoeira na quadra poliesportiva do IFSP,  câmpus Presidente Epitácio. A partir do levantamento feito pelo projeto de extensão Todxs em Cena, foram convidados cinco grupos de capoeira atuantes na cidade: Zumbi Brasil (Mestre Zumbi), Arcca (Prof. Caiçara e Prof. Quati), Regional Brasil (Camaleão), Aborígene (Mestre Macarrão) e Dandara (Prof. Curisco).

A abertura do evento se deu com o toque dos instrumentos. Na sequência, o Mestre Zumbi, o mais antigo mestre de capoeira da cidade, falou sobre o surgimento da capoeira em Presidente Epitácio. Compartilhando conhecimentos, o mestre também falou sobre tradições milenares ligados à cultura afro-brasileira.

A Roda foi coordenada pelo Mestre Zumbi. Crianças, adolescentes e adultos(as) dos grupos da cidade participaram. Em um primeiro momento, foi apresentada a capoeira Angola. E, depois, apresentaram ao público a capoeira Regional. No final, as pessoas presentes foram convidadas para participar do samba de roda. Muitas pessoas saíram da arquibancada e participaram.

O evento vai ao encontro do respeito e da valorização das manifestações culturais afro-brasileiras. Parte da perspectiva de construção de conhecimento a partir de novas epistemologias, valorizando os conhecimentos de mestres e mestras, pautados na ancestralidade.  Em 2014, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) declarou a roda de capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página