Estudantes de Engenharia Elétrica promovem oficinas de programação, robótica e robótica modular com uso de materiais recicláveis em escolas de Presidente Epitácio
Ações de curricularização da extensão apresentaram conceitos de lógica, robótica, eletrônica e engenharia para alunos da rede pública de ensino.
Estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFSP Câmpus Presidente Epitácio realizaram, ao longo deste semestre, atividades práticas de extensão em escolas estaduais do município. As ações, desenvolvidas na disciplina de Extensão Universitária 2 (PEPEXU2) sob coordenação do professor Leonardo Ataide Carniato, tiveram como foco o desenvolvimento do pensamento computacional e a introdução à engenharia e robótica.
O objetivo da iniciativa foi desmistificar a tecnologia, demonstrando princípios de funcionamento de sensores, atuadores e controladores. A turma se dividiu em duas frentes de trabalho para aplicar metodologias diferentes de ensino de robótica.


Robótica Modular e Engenharia Criativa na Escola Adelino
Na Escola Estadual Prof. Adelino Chuba Guimaro, o projeto "Robótica Modular" atendeu alunos do 4º e 5º ano. A equipe focou na engenharia mecânica e elétrica, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo para demonstrar na prática conceitos físicos como torque, velocidade e circuitos elétricos.
Para tornar o conteúdo técnico acessível, as oficinas utilizaram temáticas de jogos (Minecraft, Sonic, Mario Kart e Clash Royale). Os alunos avançaram gradualmente: começaram entendendo motores de vibração (Robô Baratinha) , passaram por sistemas de tração com redução (Carrinho Elétrico) e sensores de contato (Robô Inseto) , finalizando com a lógica de automação em um robô microcontrolado equipe com sensor, capaz de desviar de obstáculos.

Programação e IoT na Escola Murgel
Na Escola Estadual Engenheiro Orlando Drumond Murgel, a ação "Robótica Lúdica com Micro:bit" teve ênfase em programação e eletrônica digital. Durante dez encontros, os estudantes aprenderam a programar a placa Micro:bit, explorando matrizes de LED e sensores internos como acelerômetros e microfones.
O projeto introduziu conceitos de comunicação sem fio e Internet das Coisas (IoT), culminando na construção de robôs controlados via rádio. Um diferencial foi a visita técnica aos laboratórios do IFSP, onde as crianças tiveram contato com tecnologias de fabricação digital, acompanhando o corte a laser dos chassis e a impressão 3D de peças para os robôs que elas mesmas programaram.

Parcerias e Agradecimentos
A realização das atividades contou com a abertura e o apoio fundamental das equipes gestoras das escolas parceiras. O IFSP – Campus Presidente Epitácio agradece especialmente à diretora Cristina Aparecida Roberdo Dias e às professoras Léia Sueli Nascimento de Almeida e Suelen Aparecida Gomes de Lima da Escola Murgel, e ao diretor Antonio Marcos da Silva Canos e à coordenadora Virginia Tavares Villa Real, da Escola Adelino Chuba Guimaro, pelo suporte e acolhimento aos discentes durante todo o processo.
Equipe de Execução
Os projetos integram a política de curricularização da extensão do IFSP, permitindo que os futuros engenheiros apliquem seus conhecimentos técnicos em prol da comunidade.
Participaram da organização e execução das oficinas os discentes:
- Projeto Robótica Modular: Davi Leonardo Bezerra, José Carlos Modesto, Marcos Henrique Soares Ferreira e Marcos Vinicius Rodrigues de Brito .
- Projeto Robótica com Micro:bit: Lucas Rapouso, Murilo Augusto, Nykolas Carneiro e Uirá da Cruz Lopes .
Redes Sociais