Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eleições 2024 > Últimas notícias > Projetos de Ensino 2020: Todos(as) Juntos(as) Fazendo a Diferença na Aprendizagem
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projetos de Ensino 2020: Todos(as) Juntos(as) Fazendo a Diferença na Aprendizagem

Neste segundo semestre de 2020, estão em desenvolvimento alguns projetos de ensino, que se constituem como ações importantes nos processos de aprendizagem de estudantes de diferentes cursos da instituição.

  • Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 19h32
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 19h39

Links relacionados:

Por meio do Edital nº 80/2019 – DRG/PEP, seis projetos de ensino foram contemplados na instituição: “Monitoria de Componentes curriculares na área de eletrotécnica” (responsável: Prof. Alexandre Ataide Carniato); “Utilização de Ferramentas e Metodologias Alternativas no Processo Ensino-Aprendizagem da Lógica de Programação”  e “Monitoria em linguagens de programação comerciais-Java/PHP” ( responsável: Prof. André Luís Olivete);  “Monitoria de Matemática para os Cursos Superiores(responsáveis: Profs. Cleber Luiz da Cunha, Enio Freire de Paula, Marcos do Nascimento e Diego Nunes da Silva); “Estudo, Planejamento e Implementação de competições científicas de Matemática no campus IFSP/PEP-EπMAT” e “Tópicos de Matemática Escolar (TO.MAT.E): 1° Ano dos Cursos Técnicos Integrados em Informática e Mecatrônica” (responsável: Enio Freire de Paula).

Por meio do Edital n° 013/2020 – DRG/PEP, foram selecionados(as), inicialmente, oito estudantes bolsistas para atuarem nos projetos de ensino.  Os (as) estudantes bolsistas dedicam 20 horas semanais para as ações de seus respectivos projetos, recebendo, cada bolsista, bolsa no valor de R$ 400,00, com vigência até dezembro de 2020.

Todos os projetos buscam a construção colaborativa de conhecimentos e têm o compromisso de oportunizar aos estudantes atendidos(as) suporte e fortalecimento dos processos de aprendizagem. Além disso, constituem importante experiência na formação dos(as) estudantes bolsistas.

Sobre a importância dos projetos de ensino no âmbito da instituição, o professor Alexandre Carniato relatou que “o projeto intitulado ‘Monitoria de componentes curriculares na área de eletrotécnica’ é uma ação voltada para melhorar a relação de ensino e da aprendizagem dos alunos dos cursos: Técnico em Eletrotécnica, Técnico Integrado em Mecatrônica e Bacharelado em Engenharia Elétrica. Pretende-se atingir os objetivos do projeto (melhoria da qualidade do ensino, tais como diagnóstico e ações para o enfrentamento dos índices de retenção e evasão) por meio de ações como: levantamento via questionários sobre as dúvidas dos discentes, reuniões semanais com o bolsista, estudar os resultados apresentados em projetos anteriores, atendimento síncrono, atendimento via redes sociais, dentre outros. Destaca-se um fator importante atrelado ao papel do bolsista: a complementação acadêmica. Sendo assim, este projeto propicia a troca de experiências, estimula a relação aluno-aluno e também se alinha à concepção/reforço de conceitos discutidos no ambiente de aula”.

O professor Diego relatou que “os docentes da área de Matemática do IFSP-PEP coordenam o projeto de ensino ‘Monitoria de Matemática para os Cursos Superiores’, cuja finalidade é apoiar os estudantes dos cursos superiores nas disciplinas de Matemática, favorecendo a permanência e êxito dos mesmos. Atualmente, este projeto conta com uma bolsista, a aluna Laura Colombo, que atende os alunos das disciplinas de Cálculo I e Cálculo II, dos cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica e Bacharelado em Ciência da Computação. Os horários de atendimento síncrono e as formas de atendimento assíncronas foram divulgadas nos grupos de alunos, bem como no ambiente Moodle destas disciplinas. Desta forma, além de contribuir para o sucesso acadêmico dos alunos atendidos, este projeto oportuniza a prática docente ao bolsista e o feedback dos estudantes para o planejamento das ações de ensino pelos docentes”.

O professor Enio destacou que “o Projeto de Ensino Tópicos de Matemática Escolar (TO.MAT.E):  1º Ano dos Cursos Técnicos Integrados em Informática e Mecatrônica, já tradicional no Câmpus desde 2015, possibilita uma ampliação do horário de atendimento aos estudantes recém-chegados no Câmpus. A bolsa de ensino, no valor de R$ 400,00 mensais, possibilita ao bolsista, responsável por realizar as monitorias, retomar a discussão de conceitos matemáticos estudados no primeiro ano do Ensino Médio, bem como a realizar atividades de pesquisa no campo da Educação Matemática, orientado pelo professor coordenador do projeto. Sobre o ‘Projeto de Ensino Estudo, Planejamento e Implementação de competições científicas de Matemática no campus IFSP/PEP – EπMAT, o professor salienta que “também já foi realizado em diversas ocasiões desde 2015 e colabora com a gestão das competições científicas que os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Informática e Mecatrônica participam no decorrer do período em que estão no Câmpus. Entre essas competições, figuram a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Canguru Matemático Brasil. A bolsa de ensino, no valor de R$ 400,00 mensais, possibilita ao bolsista –  responsável por colaborar com o professor coordenador do projeto nessa ação –  realizar ações de intervenção com os estudantes participantes. A tabulação dos resultados, elaborada pelo bolsista e o coordenador, em geral, são apresentadas em eventos científicos, fato que possibilita ao bolsista de ensino vivenciar experiências de pesquisa”.

Para o professor André, “a monitoria é uma atividade realizada pelos alunos, que auxilia demais aos professores e alunos”. O professor relata que “nesse momento de distanciamento social, onde o contato entre os professores e alunos é dificultado pela distância entre as pessoas e troca de informações é realizada por ferramentas computacionais. A monitoria de forma virtual cria uma nova forma de interação entre os alunos, melhorando o processo de ensino aprendizagem. A troca de informações entre os alunos é realizada através do Discord, uma ferramenta que permite a conversa entre pessoas, utilizando texto, áudio e vídeo. Os alunos já utilizam essa ferramenta para compartilhar informações sobre jogos digitais, sendo uma ferramenta do cotidiano de grande parte do corpo discentes e gratuita”.

A estudante Raissa Rosa dos Santos Januário, bolsista do projeto “Utilização de Ferramentas e Metodologias Alternativas no Processo Ensino-Aprendizagem da Lógica de Programação”,   compartilhou o seguinte depoimento: “a monitoria é um dos projetos que eu mais gosto, porque eu sei que ela ajuda os alunos. Muitas vezes eu fui ajudada e, agora, eu tenho privilégio de poder ajudar também. Eu sei que faz uma grande diferença para todos os alunos, principalmente, para aqueles que têm mais dificuldades”. A estudante é egressa do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e, atualmente, é aluna regularmente matriculada no curso superior Bacharelado em Ciência da Computação da instituição.

A partir destes importantes relatos é possível afirmar que a implementação de projetos de ensino é de extrema relevância nos processos de ensino e aprendizagem, ainda mais, considerando-se o contexto atual imposto pela pandemia de Covid 19, que tem demandado diferentes ações para garantir a qualidade de ensino. A equipe de servidores(as) do IFSP Câmpus Presidente Epitácio tem trabalhado sempre pela construção de uma educação de qualidade, pautada pela produção de conhecimentos, respeito às diferenças e inclusão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página