O Grupo de Robótica do IFSP – Campus Presidente Epitácio (GRIF PEP) abre inscrições para projetos voluntários de robótica
O Grupo de Robótica do IFSP – Campus Presidente Epitácio (GRIF‑PEP) publica o Edital GRIF‑PEP nº 01/2026, que estabelece as normas para inscrição de projetos voluntários de robótica voltados a estudantes regularmente matriculados no campus.
O Grupo de Robótica do IFSP – Campus Presidente Epitácio (GRIF‑PEP) publica o Edital GRIF‑PEP nº 01/2026, que estabelece as normas para inscrição de projetos voluntários de robótica voltados a estudantes regularmente matriculados no campus.
A iniciativa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos de robótica competitiva, promovendo a aplicação prática de conhecimentos nas áreas de programação, eletrônica e mecânica, além de estimular o trabalho em equipe e a inovação tecnológica.
Os projetos inscritos poderão participar de um torneio interno e os robôs vencedores de cada modalidade poderão representar o campus no Torneio de Robótica do IFSP (TRIF), competição que reúne equipes de diferentes campus do Instituto Federal de São Paulo.
Modalidades
As equipes poderão se inscrever nas seguintes modalidades:
- Sumô Autônomo
- Sumô Controlado
- Seguidor de Linha
- Perseguidor
Cada equipe deverá ser composta por dois estudantes.
Período de inscrições
As inscrições estarão abertas de 16 de março a 30 de abril de 2026, por meio de formulário eletrônico.
Os estudantes interessados em concorrer à concessão de kit institucional de componentes eletrônicos deverão realizar a inscrição específica no período de 16 de março a 30 de março de 2026.
Desenvolvimento dos projetos
As equipes terão até 05 de junho de 2026 para desenvolver e apresentar um robô funcional. Durante esse período, os estudantes poderão utilizar laboratórios do campus, conforme regras e horários a serem divulgados pela organização.
O edital prevê ainda o empréstimo de kits básicos contendo componentes eletrônicos, como placa controladora, bateria, ponte H e demais itens necessários ao desenvolvimento dos robôs.
Comissão organizadora
A comissão organizadora do edital é composta pelos docentes:
- Charles de Souza Silva
- Leonardo Ataíde Carniato
- Ricardo Fernando Nunes
- Willians França Leite
Inscrição e edital
O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis nos links abaixo:
- Edital: https://drive.google.com/drive/folders/1CN6LmyMWSIUeIx0riQW-ZWadvUpVkKS2?usp=sharing
- 📝 Formulário de inscrição: https://forms.gle/u78VtdHtuAoMYmvM9
Acompanhe o GRIF-PEP no Instagram! Siga @grifpep e fique por dentro das novidades, projetos e competições!
#GRIFPEP #RobóticaIFSP
Redes Sociais