Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentos Institucionais > Editais PEP > Últimas notícias > Alunos do curso de Ciência da Computação ministraram oficinas na área de tecnologia para estudantes do Ensino Médio, como parte das ações de curricularização da extensão.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do curso de Ciência da Computação ministraram oficinas na área de tecnologia para estudantes do Ensino Médio, como parte das ações de curricularização da extensão.

Alunos do Bacharelado em Ciência da Computação ministraram duas oficinas aos alunos da Escola Estadual Antônio de Carvalho Leitão pelo projeto "Disseminação do Ensino de Computação para a Comunidade de Presidente Epitácio e Região".

  • Publicado: Segunda, 01 de Dezembro de 2025, 20h40
  • Última atualização em Segunda, 01 de Dezembro de 2025, 20h41
imagem sem descrição.

É notório que, após a pandemia, houve um aumento significativo na demanda por profissionais na área de tecnologia, tanto na programação quanto na manipulação de ferramentas de inteligência artificial. Diante desse cenário, os discentes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFSP – Campus Presidente Epitácio, por meio do projeto de extensão “Projeto de Curricularização: Disseminação do Ensino de Computação para a Comunidade”, realizaram duas oficinas na Escola Estadual Antônio de Carvalho Leitão, entre os meses de outubro e novembro, destinadas aos estudantes do ensino médio. O objetivo foi conscientizar os alunos sobre os impactos e as oportunidades decorrentes dessa nova demanda no setor tecnológico.

Desta forma, a primeira oficina oferecida foi Introdução à Python, que aborda os fundamentos de lógica de programação utilizando essa linguagem, incluindo entrada e saída de dados, estruturas de decisão e estruturas de repetição. Dessa forma, os estudantes tiveram seu primeiro contato com programação e puderam desenvolver o raciocínio lógico, tal oficina perseverou de 17 de outubro a 7 de novembro.

 

Ministrantes auxiliando alunos nas dúvidas de lógicas de programação.

 

Ministrantes explicando estrutura de decisão.

 

 

 

 Outrossim, a segunda oficina oferecida foi “Explorando o Mundo da IA”, que aprofundou os conhecimentos sobre ferramentas de inteligência artificial acessíveis à população, destacando seus aspectos positivos e negativos tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional. Além disso, abordou-se como estruturar prompts de forma eficiente, possibilitando melhores resultados nas interações com esses sistemas. Assim, os alunos tiveram contato com conceitos teóricos e práticos sobre como utilizar a IA de maneira estratégica em seu cotidiano. O seguinte conteúdo foi ofertado entre os dias 14 e 28 de novembro.

 

Ministrante auxiliando alunos na estruturação do prompt.

 

Portanto, as oficinas foram ofertadas das 14h às 16h, às sextas-feiras, e culminaram com a entrega dos certificados de participação. Ao final das atividades, aplicou-se um questionário para avaliação geral das oficinas. De modo geral, os resultados foram positivos. Como exemplo, na pergunta “Os temas abordados foram interessantes? ”, aproximadamente 70% dos alunos consideraram os conteúdos muito relevantes.

Diante desse retorno, torna-se notório o quanto os estudantes têm percebido o avanço tecnológico e a importância de compreender as ferramentas e conceitos que emergem desse cenário em constante transformação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página