Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentos Institucionais > Atividades dos Docentes > Atividades de Ensino > PITs - 1º Semestre 2019 > Últimas notícias > Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) começou na 1ª quinzena de novembro com reuniões de alinhamento
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) começou na 1ª quinzena de novembro com reuniões de alinhamento

Cursos de Letras e de Pedagogia somam 48 alunos bolsistas.

  • Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2024, 19h33
  • Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2024, 19h52
imagem sem descrição.

 

Nos dias 13 e 14 de novembro, no campus Presidente Epitácio, aconteceram as reuniões de partida e alinhamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). De acordo com a Portaria Capes nº 90 de 2024, o PIBID é um programa que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

Nesse sentido, os cursos de Letras e de Pedagogia do campus participaram da elaboração do projeto institucional que foi proposto pelo IFSP e aprovado pela Capes com fomento para pagamento de bolsas a estudantes das licenciaturas e a professores que atuam na orientação dos estudantes e na coordenação do programa. Segundo o edital, o programa acontecerá de novembro de 2024 a outubro de 2026. O campus recebeu a cota de 24 bolsas para alunos de Letras, 24 bolsas para alunos de Pedagogia, 6 bolsas para professores das redes públicas que atuarão como supervisores nas escolas parceiras e 2 bolsas para professores da instituição federal que coordenarão as ações.

O PIBID, em articulação com as Secretarias de Educação, será desenvolvido por grupos de licenciandos sob a supervisão de professores da educação básica e a orientação de docentes dos cursos de licenciaturas. No campus de Presidente Epitácio, a Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa coordena o subprojeto de Letras; e a Dra. Aletéia Eleutério Alves Chevbotar coordena o subprojeto de Alfabetização no curso de Pedagogia - em parceria com as professoras Dra. Aline Pereira Lima e Esp. Pricila Paixão.

Os objetivos do PIBID são: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Na reunião de partida, tanto em Letras quanto em Pedagogia, foram enfatizados os objetivos do PIBID, os compromissos de todos os bolsistas, as atividades do subprojeto de cada licenciatura envolvida, bem como esboçado o cronograma das ações iniciais para os meses de novembro e dezembro de 2024. Periodicamente acontecerão reuniões para tematizar o andamento do projeto, orientar as ações dos bolsistas e dos supervisores e proporcionar momentos de formação docente.

As professoras Aletéia e Gislene estão esperançosas com o programa, porque veem nele uma excelente oportunidade de fortalecer a formação inicial dos alunos (em harmonia com o perfil do egresso das licenciaturas), incentivar a articulação entre a teoria e a prática (com vivências reais dentro da escola básica), fomentar práticas de escrita acadêmica (por meio da participação dos alunos em eventos científicos etc.), colaborar com a escola pública e minimizar a evasão no ensino superior (no que se refere à oferta de bolsas que fortalecem o êxito e a permanência).

Equipe do PIBID Letras na reunião de partida no dia 13 de novembro

Bolsistas de Letras durante estudo das normativas que regem o PIBID

 

Equipe do PIBID Pedagogia (Alfabetização) na reunião de partida no dia 14 de novembro

 

Bolsistas de Pedagogia durante estudo das normativas que regem o PIBID

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página