Curso de Letras debate temas transversais e explora criatividade nas aulas de Literatura
A leitura do livro Noite na taverna, de Álvares de Azevedo e a do conto Na tal noite, do autor moçambicano Mia Couto propiciaram debates reflexivos por meio de atividades criativas.
Na quarta-feira, dia 07 de maio deste ano, os estudantes do quarto termo do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do IFSP – PEP trabalharam com o livro do escritor brasileiro Álvares de Azevedo, Noite na taverna. A obra faz parte das leituras obrigatórias da disciplina de Literatura Brasileira: dos textos informativos ao Naturalismo. As narrativas dos contos são permeadas de temas como: necrofilia, incesto, assassinatos e loucuras – mostrando que o amor está na fronteira da morte. No entanto, a criatividade dos alunos para a análise dos textos contribuiu para que a aula fosse leve e divertida, sem perder a seriedade do estudo. Cada um trouxe um objeto que pudesse ser relacionado a um dos contos os quais foram colocados na mesa central da sala. A turma rodeou a mesa e cada um foi indicando a quais contos acreditavam que os objetos pertenciam. Taças, anel, caveira, velas, “frasco de veneno”, chave e até uma máscara negra, entre outros, serviram para ilustrar e contar as narrativas. Segundo os estudantes, a atividade ajudou a fazer a interpretação, pois os contos ficaram mais “claros” e facilitou a análise literária feita em seguida.
Já os alunos do sexto termo, na quinta - feira, dia 08, trabalharam, na disciplina Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, com o conto Na tal noite, do autor moçambicano Mia Couto. Dessa vez, uma mesa “natalina” com panetone, uvas, bombons, torrones, toalha de mesa com motivos de Natal, uma atividade com letras que depois formaram a expressão: “Feliz Natal” serviram como motivação para a leitura do conto. A história, com seu final surpreendente, do polígamo Sidônio que aparece na noite de Natal para visitar a esposa Mariazinha e os filhos, divertiu os estudantes e propiciou a análise e o estudo de textos dessa literatura tão importante para nós brasileiros.
As duas disciplinas são ministradas pela professora doutora Maria Alzira de Souza Santos, atual coordenadora do curso.Tanto a atividade do quarto termo quanto a do sexto, possibilitaram a discussão de temas transversais que, como indicado no PPC do curso, perpassam várias disciplinas. Sexualidade, condição da mulher, saúde e multiculturalismo foram alguns temas debatidos coletivamente pelos licenciandos. As reflexões feitas por eles enfatizam a lição do mestre Antonio Cândido de que a literatura, de fato, humaniza.
Angela, Lucas e Jhennifer, alunos do quarto termo com objetos da aula
![]() Mesa com objetos |
![]() Alunos do sexto termo montando “Feliz Natal” |
Da esquerda para a direita, a professora Maria Alzira e os alunos do sexto termo
Redes Sociais