Aula 5 do curso de extensão “Letramento literário na formação docente” ocorreu em 22 de agosto, no campus IFSP-PEP
O curso de extensão, vinculado à pesquisa financiada pelo CNPq, realizou estudos sobre a Sequência Expandida no Letramento Literário através da Literatura Marginal brasileira.
![Cursistas interagindo com o Prof. Dr. Fernando Teixeira Luiz imagem sem descrição.](/images/IMAGENS/2024/08/Imagem1.jpg)
No dia 22 de junho, das 8h às 17h, ocorreu no campus Presidente Epitácio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) o quinto encontro do curso de extensão "Letramento literário na formação docente". Essa iniciativa faz parte das atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política, Educação e Sociedade (Geppes), sob a coordenação das professoras Dras. Gislene Aparecida da Silva Barbosa e Tamara de Lima. O curso integra a pesquisa “Formação Continuada de Professores da Sala de Leitura: práticas de letramento literário na escola”, financiada pelo CNPq e coordenada pela professora Gislene.
O tema abordado no encontro foi "A Sequência Expandida: diálogos com a literatura marginal". Durante a atividade, os participantes participaram de uma oficina literária com textos de Literatura Marginal, incluindo o romance “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior, e “O avesso da pele”, de Jéferson Tenório. Os cursistas também exploraram as sete etapas da Sequência Básica, conforme o livro "Letramento Literário: Teoria e Prática", de Rildo Cosson.
As atividades foram conduzidas pela Profa. Jéssica Kurak Ponciano, doutora em Educação, e pelo Prof. Fernando Teixeira Luiz, doutor em Literatura e Vida Social, juntamente com as alunas do curso de Letras do Instituto Federal, Agatha Oliveira Prieto França, Janaina do Nascimento da Silva e Renata Gomes Pereira.
Os participantes destacaram que a aula proporcionou um contato enriquecedor com a literatura marginal e uma reflexão aprofundada sobre a diversidade temática presente na literatura nacional. O próximo encontro do curso está programado para setembro, quando será discutida a estratégia de leitura cumulativa, também proposta por Cosson.
Aplicação da Sequência Expandida
Reflexões sobre Literatura Contemporânea Marginal
Redes Sociais