Alunos do curso de Letras realizam atividades de Práticas do Componente Curricular com metodologias diversas
A disciplina Literatura Portuguesa: do Trovadorismo ao Romantismo leva os estudantes a estabelecerem intertextos entre obras do passado e produtos culturais do presente
Os trabalhos propostos para as Práticas do Componente Curricular (PCC) na disciplina de Literatura Portuguesa: do Trovadorismo ao Romantismo do curso de Letras tiveram por objetivo levar os estudantes a pensarem em atividades que poderiam ser aplicadas em sala de aula com a finalidade de aproximar a literatura ao cotidiano de seus futuros alunos. Para tanto, foi solicitado aos licenciandos que pesquisassem e relacionassem produtos culturais atuais os quais pudessem dialogar com os movimentos literários, obras e autores estudados.
A primeira tarefa foi buscar letras de músicas atuais que correspondessem, sobretudo em sua temática, às Cantigas do Trovadorismo. Extrapolando o espaço tradicional da sala de aula, a apresentação dos trabalhos ocorreu no pátio de convivência dos alunos.
Para a discussão dos temas do Humanismo, foram organizados grupos e cada um deles comparou a peça de teatro O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, a filmes e séries atuais que também realizam crítica social pelo viés do humor.
Para esclarecer de forma objetiva, porém lúdica e interessante, a dualidade que perpassa a estética do Barroco, os alunos prepararam diversas “performances”, entre elas: músicas com karaokê, poemas por meio de animação, apresentação visual com desenhos e com outros tipos de imagens.
A professora Maria Alzira, responsável pelo componente curricular, destaca a importância de os estudantes poderem compartilhar ideias criativas explorando aspectos artísticos e culturais.
Atividade com as Cantigas do Trovadorismo, apresentada no pátio de convivência
Apresentação com recursos diversos de som e imagem de atividade sobre o Barroco
Apresentação com música/karokê em atividade sobre o Barroco
Apresentação de uma animação em atividade sobre o Barroco
Jogo de luzes, som e movimentos em apresentação sobre o Barroco
Poemas do Barroco: performance, som, imagens e apresentação com desenhos ilustrativos
Análises comparativas de filmes e séries atuais com a obra Auto da Barca do Inferno
Redes Sociais