Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Técnicos Concomitantes / Subsequentes > Administração > Últimas notícias > Gamificação para aprender e ensinar Língua Portuguesa: estudantes do curso de Letras elaboram e vivenciam aula com jogos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Gamificação para aprender e ensinar Língua Portuguesa: estudantes do curso de Letras elaboram e vivenciam aula com jogos

Prática do Componente Curricular “Língua Portuguesa: estudos da oração” começa em maio com estudos linguísticos articulados ao uso de metodologias ativas.

  • Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 17h30
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 17h31
imagem sem descrição.

No componente curricular “Língua Portuguesa: estudos da oração” do 2º semestre do curso de Letras, a Prática do Componente Curricular (PCC) acontece por meio de atividade em grupo para elaboração de planos de aula e realização de seminários formativos. O conteúdo volta-se aos aspectos morfológicos e sintáticos da Língua Portuguesa, com aplicação de metodologias ativas para a construção da aprendizagem e formação inicial de professores para ensino da língua materna. Trata-se de um momento rico de aprendizagem em que os alunos planejam e ministram aulas para seus pares, vinculam teoria e prática, preparam-se para as atividades do estágio obrigatório.

O primeiro seminário formativo aconteceu no dia 2 de maio. As estudantes Andréia de Oliveira Lima, Danielle Aparecida Costa, Natali Santos Braga Andrade e Patrícia Godoy oportunizaram aos colegas estudos sobre a ortografia da Língua Portuguesa com uso da Gamificação: metodologia ativa que se vale dos jogos para favorecer as situações de aprendizagem, num contexto de tomada de decisão e aplicação de saberes. Elas elaboraram um plano de aula com sondagem, construção do conceito, aplicação prática e recapitulação da aprendizagem. Em todo processo de ensino, as alunas utilizaram estratégias e metodologias para favorecer a aprendizagem, sempre com diálogo, interação, espaço para perguntas e um game híbrido (construído por elas com uso de um aplicativo tecnológico disponível na internet e com plaquinhas numeradas para engajar a participação presencial dos grupos). 

De acordo com a professora Gislene Barbosa, docente responsável pela disciplina, os alunos da turma vivenciaram um rico momento de revisão e construção de conhecimento; além disso, as alunas responsáveis pelo seminário formativo alargaram a capacidade de atuar na condição docente. 

Esse procedimento de aplicação dos estudos por meio da PCC faz parte dos currículos de formação de professores no Brasil, sendo um destaque no Projeto Pedagógico do Curso de Letras do IFSP PEP. Ainda neste semestre, outros seminários formativos acontecerão no mesmo componente curricular, sendo que além da Gamificação, haverá também a Sala de Aula Invertida e a Rotação por Estações

A seguir, fotos do seminário formativo sobre ortografia:

 

Antes do jogo, um momento para revisão e construção de saberes

 

Momento da Gamificação sobre a ortografia da Língua Portuguesa

 

Grupos de alunos conversam sobre as perguntas e tomam decisões a respeito da resposta certa para o jogo

 

Alunos do 2º semestre do curso de Letras após o jogo: aprendizagem construída, colaboração fortalecida e muitas doçuras com as lembrancinhas dadas pelas alunas responsáveis pelo seminário formativo da PCC

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página