Grupo de Pesquisa GEPPES realiza 3 encontros simultâneos das linhas de pesquisa em 26 de abril
Estudos sobre leitura, racismo e convivência ética na escola marcaram as reuniões das linhas de pesquisa.
No último 26 de abril aconteceram três reuniões simultâneas do grupo de pesquisa GEPPES – IFSP: Política, educação e sociedade.
Cada linha de pesquisa reuniu seus membros para debater questões fundamentais no processo de pensar e construir uma educação de qualidade com justiça social e respeito às diferenças.
A linha de pesquisa Ensino, leitura, literatura e sociedade promoveu estudos sobre processos cognitivos de leitura, com destaque para a compreensão de mecanismos linguísticos que materializam e evidenciam a posição do autor do texto. Para isso, os membros da linha leram um texto de apoio, socializaram saberes acerca do processo de compreensão textual e compartilharam experiências docentes capazes de exemplificar a temática em pauta. Um dos membros da linha, o estudante do Curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio, Luís Fernando Regolino dos Anjos Júnior, gostou muito do encontro e explicitou: “está sendo uma nova experiência para mim, uma oportunidade de ampliar conhecimento e aprender coisas novas. Sem dúvidas é algo muito importante para minha carreira acadêmica”.
Já a linha de pesquisa Identidades, diferenças e lutas sociais realizou, a partir da leitura de um artigo, uma roda de conversa acerca do mal-estar colonial, com ênfase em questões sobre racismo e sofrimento psíquico no Brasil. Com a intenção de compreender cada vez mais os processos de opressão para sustentar e promover a crítica e uma educação libertária, os membros do grupo expuseram vivências, articularam leituras e saberes. Houve intensa participação dos docentes e alunos. Nas palavras do estudante de Pedagogia do IFSP PEP, João Vitor Mello Neves: “participar do grupo de pesquisa é uma experiência muito boa, tenho contato com textos e autores que geralmente não vejo em sala de aula. Os momentos de reflexão são ricos com a troca de experiência dos professores que fazem parte do grupo.”
A linha Práticas educativas e formação docente contou com a intensa atuação da professora Juliana Aparecida Matias Zechi e de sua orientanda, Isabela Siqueira Fernandes (aluna do curso de Pedagogia do IFSP PEP), pois elas desencadearam reflexões com base na leitura de um texto que trata de convivência ética e desenvolvimento moral e com base na exibição de um vídeo sobre ataques violentos às escolas e possíveis práticas pedagógicas para melhorar a convivência. Juliana, integrante do GEPPES, é especialista em temáticas voltadas à violência e indisciplina no contexto escolar, assim propõe significativos debates ao grupo de pesquisa. Para a aluna Isabela: “participar do GEPPES é uma experiência enriquecedora que me permite interagir com colegas e professores sobre questões significativas que contribuem para a minha formação como docente.”
O próximo encontro de cada linha de pesquisa para dar prosseguimento aos estudos que sustentarão os projetos está agendado para 24 de maio.
Membros da linha de pesquisa Ensino, leitura, literatura e sociedade tematizam o processo de compreensão leitora
Membros da linha de pesquisa Identidades, diferenças e lutas sociais compartilham saberes acerca do racismo e sofrimento psíquico no Brasil
Membros da linha de pesquisa Práticas educativas e formação docente estudam sobre convivência ética e desenvolvimento moral – dos ataques realizados contra escolas ao estabelecimento de práticas pedagógicas para melhoria das relações
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